Como estruturar um bom departamento comercial em sua clínica

Como estruturar um bom departamento comercial em sua clínica

As vendas são a principal fonte de renda para qualquer negócio. Para otimizar os resultados, é preciso contar com um bom departamento comercial na clínica. Como seu espaço de trabalho  não tem clientes ou consumidores, mas sim pacientes, é preciso ter uma atuação humanizada e direcionada para conseguir um melhor desempenho no mercado.

Seguindo essa premissa, estabelecemos algumas práticas que devem ser adotadas para que você tenha um departamento comercial de primeira. Confira nossas dicas e melhore seu rendimento na clínica ou consultório médico.

Conte com uma equipe capacitada

Primeiramente, é preciso contar com pessoas realmente qualificadas para cuidar dessa etapa. Ter profissionais com boas habilidades de venda é fundamental, mesmo que o processo seja diferente nesse tipo de negócio.

Leia também: Como contar com uma ótima equipe médica na sua clínica.

Pense, por exemplo, em vendedores que devem entrar em contato para oferecer um novo serviço, como especialidade ou exame para quem já demonstrou interesse. É preciso ter uma abordagem persuasiva e, ao mesmo tempo, humanizada. A intenção é que os pacientes entendam a necessidade de cuidar da saúde e marquem uma consulta ou procedimento.

Quanto mais qualificados forem os profissionais, melhores serão os resultados e menos esforço é necessário para obter uma nova marcação.

Segmente o departamento comercial em núcleos específicos

Ainda que o nome indique a abordagem para a captação de novos clientes, o setor não é voltado apenas para essa atividade. Na verdade, há outras possibilidades que devem ser exploradas — e é por isso que vale segmentar o departamento.

A área de captação de clientes, por exemplo, envolve a prospecção ativa — ou seja, a abordagem até com quem ainda não manifestou interesse. Já o setor de contatos internos inclui a comunicação com oportunidades geradas pelo marketing, como quem conhece os serviços por meio das redes sociais.

O segmento de pós-vendas é essencial para garantir a satisfação e acompanhar a experiência dos pacientes. Assim, há como obter um posicionamento melhor e garantir a fidelização das pessoas.

Trabalhe com metas e ciclos

Além de organizar e estruturar o departamento comercial, é preciso fazer com que ele gere o maior volume possível de resultados. Para trabalhar a motivação e conseguir o desempenho esperado, o ideal é utilizar metas e ciclos.

As metas podem ser coletivas e/ou individuais, como número de contatos feitos, total de consultas marcadas e índice de satisfação do paciente. Elaborar objetivos desafiadores (mas viáveis) é um ótimo jeito de manter todos engajados.

Além disso, convém criar ciclos para acompanhar os resultados. Estabelecer metas mensais, por exemplo, deixa tudo mais dinâmico se comparado a um monitoramento anual. Em todos os ambientes comerciais onde metas são definidas e seguidas com disciplina, os resultados tendem a aparecer.

Utilize a tecnologia para ajudar

Para tornar o setor ainda mais robusto, a tecnologia é fundamental. Ao adotar um bom software de gestão, os vendedores podem realizar os processos de forma otimizada.

Com apenas alguns cliques, eles conseguem ter acesso aos dados dos pacientes e fazer um contato personalizado, por exemplo. Também é possível formular orçamentos completos, emitir recibos e utilizar as notas fiscais. Isso ajuda a organização e favorece outras etapas, como de contabilidade.

Além disso, o recurso pode ser usado na parte de atendimento, o que garante uma melhor experiência. Elaborar e estruturar o departamento comercial de uma clínica é essencial para o sucesso. Com essas dicas, é fácil consolidar os resultados esperados.

Use o Clínica nas Nuvens e suba de nível

De fato, a tecnologia precisa ser utilizada para dar um UP nos seus negócios, mas é sempre bom saber qual a tecnologia mais indicada. Nesse caso, é claro que o Clínica nas Nuvens é exatamente o que você precisa para ter uma gestão eficiente na sua clínica ou consultório.

Com o Clínica nas Nuvens você tem um leque de recursos que vão otimizar todos os processos no seu espaço de trabalho, agilizar o trabalho dos profissionais, melhorar o rendimento da equipe e gerar mais lucro para você.

Utilizando mecanismos como a telemedicina, o prontuário eletrônico, a agência médica online; o marketing médico para criar campanhas; o controle financeiro e outros, você vai facilitar a vida dos profissionais e dos seus pacientes com um sistema para clínicas seguro e dinâmico.

Conte com o Clínica nas Nuvens, o software médico ideal para transformar seu ambiente profissional em todos os aspectos. Uma gestão eficaz, sólida e competente vai fazer toda diferença na sua clínica ou consultório.

sistema para clínica

Fique por dentro das novidades

Semanalmente postamos conteúdos sobre a área da saúde, a fim de que nossos assuntos possam ajudar as pessoas a melhorar sua performance nas clínicas ou consultórios. Estamos sempre evoluindo e queremos que você também evolua.

Acompanhe nossos canais e fique por dentro dos materiais postados. Estamos no Facebook, no Instagram, no Linkedin, no Youtube e atualizamos também nosso blog com frequência. Siga-nos nas redes sociais e leia nossas postagens no blog.

Você também pode assinar nossa newsletter no site e receber notificações no seu E-mail sempre que postarmos conteúdos novos. Um exemplo é o texto que criamos sobre ações para melhorar suas vendas, então, confira as melhores práticas para a gestão de vendas na clínica!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se