Como cobrar consulta médica online? 

Como cobrar consulta médica online? 

Saber como cobrar uma consulta médica online é uma das principais dúvidas dos profissionais de saúde. Apesar da telemedicina já ter se consolidado há alguns anos, seu funcionamento e os melhores meios de se implementar ainda gera incerteza. 

Porém, não aproveitar as oportunidades que a modalidade proporciona pode ser prejudicial principalmente pela perda de pacientes. Segundo o relatório Distrito Healthtechs Report, a telemedicina é uma das maiores oportunidades no setor, com projeções globais alcançando US$ 857,2 bilhões até 2030, um crescimento anual de 18,8%. 

Para acompanhar a ascensão da teleconsulta e ajudar do faturamento da sua clínica médica, siga com a leitura para saber como cobrar pelos serviços oferecidos por meio do digital. Confira!  

Telemedicina

Por que cobrar pela consulta online? 

A resposta para essa pergunta parece bastante óbvia para muitos, mas ainda existem aqueles que inferiorizam a consulta online e sua devida importância para o setor da saúde. O contato presencial tem seu valor, mas a telemedicina apresenta vantagens que devem ser observadas principalmente na hora da precificação da teleconsulta. 

Para os pacientes, a cobrança pode ser justificada pelo acesso conveniente e rápido aos serviços de saúde, eliminando a necessidade de deslocamento até a clínica e reduzindo o tempo de espera. Além disso, a consulta online pode proporcionar maior privacidade e conforto para discussões sensíveis. 

Já para os profissionais de saúde, cobrar por consultas online reconhece e valoriza seu tempo e expertise, incentivando a adoção e o investimento em tecnologias de telemedicina. Ainda que se reduza custos com consultas presenciais, como espaço físico e materiais de escritório, a modalidade traz benefícios para pacientes e exige investimentos, por isso deve ser cobrada de forma justa. 

Desafios na cobrança de consulta médica online 

Apesar do crescimento de profissionais e pacientes que aderiram a telemedicina, alguns fatores influenciam aqueles que estão pouco familiarizados, dificultando saber como cobrar uma consulta médica online. 

Muitos ainda têm o pé atrás quanto a aspectos de segurança, por exemplo. O médico precisa garantir a integridade e a confiabilidade das informações fornecidas pelo paciente, esse aspecto pode deixar tanto o paciente quando o profissional de saúde receosos.  

A segurança envolve também os meios de pagamento. Pacientes mais novos, nativos do digital, têm mais familiaridade com pagamentos online. É preciso que todos estejam confortáveis com os tipos de pagamento, o que requer métodos de confiança e transparência por parta da clínica. 

Outro desafio está ligado a qualidade do atendimento. Pacientes mais tradicionais tendem a acreditar que uma teleconsulta não vai entregar a mesma qualidade que a presencial, desvalorizando o valor a ser cobrado.  

É importante considerar todos estes aspectos ao pensar em como cobrar uma consulta médica online, para lidar com as objeções, garantir qualidade no teleatendimento e buscar ferramentas que dão o suporte necessário. 

fluxo de caixa para clínica

Como calcular o valor da consulta online 

Para determinar o valor da consulta é preciso pensar de forma justa e estratégica a partir dos seguintes pontos: 

1 – Despesas e margem de lucro 

O primeiro passo é realizar uma análise detalhada das despesas associadas a teleconsulta. Isso inclui custos fixos e despesas operacionais, além de custos variáveis. Após identificar todas as despesas, é necessário estabelecer uma margem de lucro desejada que permita a sustentabilidade financeira da clínica ou consultório e possíveis investimentos futuros. 

2 – Média de preço da concorrência 

Em seguida, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado para entender a média de preços praticados pela concorrência. Comparando entres as demais clínicas é possível estabelecer a precificação da consulta online de forma competitiva. 

3 – Métodos transparentes de pagamento 

Por fim, é essencial estabelecer formas de pagamento seguras para garantir a confiança dos pacientes e proteger suas informações financeiras. Considerem a implementação de sistemas de pagamento online seguros, a aceitação de diferentes métodos de pagamento, como cartões de crédito e débito, e a garantia de conformidade com regulamentações de segurança de dados. 

Como cobrar o valor da consulta 

Agora que você entende os desafios por trás da precificação, os motivos para realizar uma cobrança justa e a o que considerar para determinar o valor, vem a parte prática. Como essa cobrança pode ser feita? 

A utilização de software médico especializados como o Clínica nas Nuvens vai facilitar todo o processo. Tudo começa na agenda online disponível 24 horas por dia, com lembrete automático de consultas que impacta diretamente na experiência do paciente.  

Depois você conta com uma plataforma de telemedicina intuitiva e muito funcional, em que é possível enviar por e-mail ou WhatsApp o link de acesso com antecedência.  

Por fim, o pagamento pela consulta em si, que você pode cobrar valor antes da consulta ou depois utilizando os sistemas de cobrança do Clínica nas Nuvens. Automatizando o pagamento além de simplificar o dia a dia, reduz consideravelmente possíveis erros humanos, como cobranças duplicadas ou incorretas. 

E o seu paciente tem opções, comodidade e segurança para efetuar o valor cobrado pelo seu serviço. Encontre tudo que você precisa para uma teleconsulta de qualidade no Clínica nas Nuvens! Peça sua demonstração gratuita. 

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se