Como aumentar o número de pacientes durante o período de férias

Como aumentar o número de pacientes durante o período de férias

Final e início de ano costumam ser períodos tranquilos para muitas empresas como indústrias, comércios e até consultórios médicos. São nos meses, dezembro e janeiro, que as famílias tendem a cortar alguns gastos, como em saúde, para poder investir em viagens e presentes. Portanto, para evitar que a clínica fique vazia, é importante pensar em estratégias para o aumento de pacientes no período de férias.

A seguir, confira algumas dicas que vão te ajudar a ter um aumento de pacientes no período de férias. Confira!

Fique de olho na concorrência

Mesmo que o número de pacientes diminua em certas épocas do ano, o cuidado com a saúde continua sendo importante. Então, o melhor é trabalhar o marketing e as oportunidades, a fim de atrair novos pacientes para o seu negócio, independente do momento em questão.

Além disso, é importante estar sempre de olho em como a concorrência reage nesses períodos mais difíceis, como divulgam seus produtos ou serviços, como trabalham com as redes sociais, como definem seus horários, como seus profissionais atuam, etc.

Observar o comportamento dos colegas de profissão, principalmente os que estão tendo mais visibilidade do que você, não é feio nem plágio, e também não é sinal de fraqueza, mas de inteligência. Buscar melhorar através do bom exemplo dos outros é o que todo mundo deveria fazer. Lembre-se sempre da frase de Newton “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes”.

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Disponibilize preços e horários diferenciados

Uma ideia é oferecer preços diferenciados para dezembro e janeiro. Visite a lista de cadastros de seus pacientes mais regulares e veja de que forma poderia ajudá-los. Entre em contato e ofereça uma consulta para esses meses com um valor mais atrativo.

Além dos pacientes já cadastrados, é importante ficar atento a novas oportunidades de negócio. Por isso, vale a pena entrar em contato com pessoas que em algum momento anterior demonstraram interesse nos serviços que a clínica oferece, seja por meio de uma ligação, para pedir orçamento ou por uma mensagem enviada nas redes sociais, para saber mais sobre os serviços oferecidos.

Essas pessoas, mesmo que não tenham se tornado pacientes naquele primeiro contato, podem apenas estar esperando por uma oportunidade vantajosa para contratar a sua clínica. Assim, vale a pena sempre guardar o contato dessas pessoas para momentos como esses.

E mais do que oferecer um bom preço nesse período de férias, proporcione um horário de atendimento mais acessível aos seus pacientes. Atender depois das 18h, logo no começo da manhã ou até mesmo durante o horário do meio-dia, pode ser um diferencial.

Muitas vezes, é necessário ceder em alguns aspectos para ganhar em outros. Coloque-se à disposição para se adaptar à realidade do seu paciente. Ele vai se sentir importante e valorizado. Ponto positivo para você.

Estabeleça parcerias com outros profissionais

A medicina possui diversas áreas, mas muitas se complementam. Que tal, então, estabelecer uma parceria com outro profissional da saúde? Um pediatra pode conciliar o atendimento nessa época com um obstetra, por exemplo.

Dessa forma, o mesmo paciente (se for o caso) será atendido por dois médicos. Seja no mesmo consultório ou em endereços diferentes, essa estratégia pode se tornar uma importante aliada até mesmo para seu networking.

Por isso, é importância, sempre que possível, levar sua empresa para outros espaços, como feiras, palestras, cursos, etc. Isso ajuda a clínica a se tornar mais conhecida por outras pessoas. Além disso, trocar informações com outros profissionais sobre o mundo da medicina é outro fator que beneficia a sua rede de contatos. Saiba mais sobre isso no conteúdo: A importância da troca de informações entre profissionais da área médica.

Invista em marketing médico

Tanto para as ações descritas acima, como para outras estratégias, investir em marketing médico é fundamental. Ele pode te ajudar a enfrentar e a superar épocas difíceis. Além disso, é a melhor maneira de saber como melhorar o desempenho de seu consultório e ter um aumento de pacientes no período de férias.

O marketing médico, que engloba o marketing de relacionamento ou marketing digital, com certeza trará um novo ponto de vista para que sua clínica não apenas se mantenha bem durante os meses de férias, mas também consiga se manter rentável durante todo o ano.

Com o marketing médico é possível, por exemplo, criar campanhas divulgando promoções e alguns diferenciais que sua clínica oferecerá durante os meses de dezembro e janeiro. Essas campanhas podem ser veiculadas tanto em canais digitais, como redes sociais e no Google, como em TV, rádio ou jornal. Tudo dependerá de como o seu público consome informações.

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Para definir isso com precisão, o marketing médico será utilizado para estudar o perfil das pessoas que mais procuram pelos serviços da sua clínica, e para criar conteúdos que chamem a atenção desses possíveis pacientes, de modo que eles entrem em contato para terem mais informações, podendo fechar negócio.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o poder que o marketing médico pode oferecer para sua empresa, acesse o conteúdo: Marketing médico: como fazer e quais as limitações legais?

Conclusão

Como você viu, com pequenas ações, focadas no período de férias, seu consultório ou clínica pode ter um grande ganho durante esse meses, além de se destacar e tornar-se a primeira escolha dos pacientes. O importante é manter-se focado e atento às necessidades do mercado.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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