Primeiro negócio: dicas de como abrir consultório médico 

Primeiro negócio: dicas de como abrir consultório médico 

O fim de ano é o momento de elencar as principais metas para o período seguinte. Um dos objetivos de muitos profissionais da área da saúde é empreender no próprio negócio. Para ajudar, desenvolvemos este conteúdo com dicas importantes sobre como abrir consultório médico

Aqui, vamos responder às dúvidas dos profissionais recém-formados ou com anos de carreira, que desejam empreender. Continue a leitura e confira!

Passo a passo para montar um consultório médico

Abrir um consultório médico exige atenção a alguns pontos, garantindo que bons resultados sejam alcançados. Em um mercado competitivo como o da saúde, é preciso planejar de forma clara e criar estratégias inteligentes. A seguir, confira os principais elementos a serem colocados em prática na hora de empreender. 

Escolha do melhor local 

Escolher um bom local para abrir o consultório é algo muito importante. Claro que tudo vai depender da verba disponível para tal investimento. Porém, quanto melhor for a localização, maior será o retorno financeiro. 

Portanto, para escolher uma boa localização, é importante analisar a região: o público da clínica está presente? Há outras empresas ao redor que possam ser parceiras? A concorrência está próxima? De que forma isso pode ser prejudicial? 

Uma dica é analisar mais de uma opção antes de investir em um espaço para montar o consultório médico. Para alugar, comprar ou construir, esse ponto é decisivo para garantir o sucesso dos próximos anos da empresa. 

Atenção às exigências legais

Saber como montar um consultório médico também exige entender as exigências legais desse tipo de empreendimento. Empresas da área da saúde possuem como obrigação a destinação correta dos materiais utilizados, seguindo as normas da Anvisa. 

Um consultório médico deve seguir outras normas e leis estabelecidas pelos órgãos competentes. Por isso, antes de abrir o negócio, é essencial se atentar e estar ciente disso. 

guia gestão financeira para médicos

Conhecimento sobre o público-alvo

Outro ponto importante sobre como abrir consultório médico diz respeito ao público-alvo. Ou seja, é importante que a empresa entenda o tipo de paciente que deseja atender com base nos serviços que irá oferecer. 

O público será majoritariamente feminino, masculino ou composto por homens e mulheres? Atenderá crianças, adultos ou idosos? A maioria das pessoas pertence à classe alta, média ou baixa? É importante entender quem será o foco da clínica. Definir isso ajuda em outros pontos importantes, como  marketing e escolha da localização. 

Investimento em bons equipamentos 

Consultórios que oferecem serviços de qualidade possuem bons equipamentos para a realização dos procedimentos. Mais uma vez, tudo vai depender do valor disponível para investimento. 

Em muitos casos, os empreendedores preferem começar com equipamentos mais baratos e renovar conforme a renda for aumentando. Em outros casos, o consultório já é inaugurado com equipamentos da maior qualidade do mercado.  

Independentemente da verba disponível, é importante que os equipamentos entreguem qualidade e garantam durabilidade para o consultório mantê-los por um bastante tempo. Por isso, é essencial observar se os itens possuem selos do Inmetro e da Anvisa na hora da compra. 

Contratação de excelentes profissionais

Consultórios de sucesso possuem uma equipe de profissionais altamente capacitada para entregar excelência nos procedimentos realizados. Claro que o número de colaboradores vai depender do tamanho do consultório. 

Há negócios que contam com apenas um profissional da área da saúde, que, muitas vezes, é o próprio gestor, além da secretária e da pessoa responsável pela limpeza, por exemplo. 

Independentemente disso, é importante que a clínica monte uma equipe comprometida em alcançar resultados e entregar o melhor aos pacientes, desde o atendimento, passando pela limpeza do ambiente até o tratamento médico. 

atrair, captar e fidelizar pacientes

Investimento em divulgação 

Como abrir consultório médico sem investir em divulgação? Isso é possível, mas o caminho se torna muito mais longo. Ao investir em marketing e divulgar a empresa nos canais certos, você atrai mais pessoas, torna a marca reconhecida na área e aumenta a rentabilidade.

Para isso, é importante analisar os meios de comunicação mais eficientes com base no público-alvo. Com isso, entenda quais tipos de conteúdos são mais relevantes para a divulgação do negócio. 

Vale conferir algumas dicas de marketing para consultórios, acessando o material gratuito que preparamos: 9 Dicas De Como Melhorar O Marketing Da Sua Clínica Ou Do Seu Consultório

Plano de negócios

O plano de negócios é a cereja do bolo de todo novo empreendimento. Para tudo sair do papel e acontecer da maneira esperada, é essencial que o gestor organize todas as ideias, metas e desafios em um planejamento detalhado. 

Dessa forma, além de definir todos os itens listados no decorrer deste conteúdo, outros pontos importantes não podem ser esquecidos, como qual regime tributário escolher, quais fornecedores contratar, qual será o prazo para abertura, qual será o valor total de investimento, se será necessário contar com financiamento, etc. 

As informações contempladas no plano de negócios dependem da forma como o gestor visualiza a própria empresa. Porém, quanto mais detalhado, mais fácil para auxiliar em como abrir consultório médico. 

Acompanhe outras dicas para abrir seu próprio negócio

O que você achou deste conteúdo sobre como abrir consultório médico? Se gostou, não esqueça de acompanhar outros materiais publicados no nosso blog. Muitos deles podem ajudar com informações importantes sobre como abrir um negócio na área da saúde. 

Que tal conferir outro conteúdo voltado para esse tema? Então, acesse o texto 4 Fatores Para Ter Sucesso Ao Abrir Um Consultório e fique ainda mais preparado para focar no seu empreendimento.

Sistema de controle financeiro para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se