Compartilhar Inscreva-se

CNES: o que é, como e por quê fazer o cadastro?

CNES: o que é, como e por quê fazer o cadastro?

Você sabe o que é CNES? O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, ao lado do Alvará de Funcionamento, é responsável por regulamentar a existência de qualquer estabelecimento de saúde, seja ele público ou privado.

O Clínica nas Nuvens preparou um conteúdo bem completo para te explicar todos os detalhes desse cuidado, desde o que é o CNES até como conseguir o seu. Confira!

CNES o que é?

CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e representa um registro para as instituições privadas e públicas que prestam serviços de saúde. 

Esse registro foi normatizado pela Portaria do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde MS/SAS número 511 de 29 de dezembro de 2000.

O cadastro tem o objetivo de auxiliar no mapeamento da rede assistencial do país. É uma ferramenta que contribui para que os gestores de saúde possam tomar decisões com mais facilidade. 

Ele disponibiliza informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação como o Serviço Nacional de Saúde (SUS), além de ser fonte de pesquisa para o planejamento estratégico, o monitoramento e o controle das instituições de saúde.

Outras finalidades importantes do CNES são automação de processos, embasamento do planejamento e realização da integração da rede assistencial do país. 

Além disso, o cadastro também fornece informações valiosas para pacientes, que podem conferir a regularidade das instituições que frequentam, assim como a existência e disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde e territórios.

Por exemplo, por meio do cadastro, uma pessoa pode ter a certeza de que uma clínica de cirurgia plástica é isenta de problemas. Isso é fundamental para dar mais segurança aos pacientes e, claro, fideliza-los. 

Aliás, parafraseando César Mors, especialista em atendimento e palestrante: “conquiste clientes e eles conquistarão mais clientes para você.” 

Qual a importância do CNES?

Agora que você já sabe o que é CNES, vamos ver detalhes sobre a importância do cadastro a seguir.

Fazer o CNES profissional é muito importante para manter a regularidade do estabelecimento. O registro é obrigatório, sendo necessário para a instituição ser legalizada. 

Ele é exigido para a realização de parcerias e contratos, ou seja, para receber repasses e pagamentos do SUS (Sistema Único de Saúde) e dos planos de saúde, o número gerado no registro é demandado na assinatura do contrato.

É importante lembrar que é preciso atualizar sempre o cadastro. 

No CNES, você coloca informações do corpo de profissionais que trabalham no local e indica, também, os tipos de serviços prestados, as instalações e os equipamentos disponíveis. 

É realmente um registro bem detalhado sobre a empresa de saúde. Outro ponto importante é que qualquer modificação na empresa deve ser notificada para as autoridades por meio do sistema informatizado.

Quem precisa ter cadastro no CNES?

Além de saber o que é CNES, vale entender quem precisa da regulamentação. 

O cadastramento no CNES é exigido nos seguintes locais: 

  • clínicas; 
  • consultórios; 
  • policlínicas; 
  • hospitais; 
  • ambulatórios; 
  • serviços de fisioterapia; 
  • ambulatórios que ficam dentro de empresas.
como descobrir CNES

Como descobrir meu CNES?

Descobrir os seus dados de cadastro é simples. Basta acessar a página oficial do CNES. Em seguida, informar o estado, município e CPF.

Muito fácil mesmo, não é verdade? 

Como obter um CNES? Veja o passo a passo completo! 

Para realizar o cadastro, é necessário procurar o órgão gestor de saúde municipal ou estadual, como a secretaria de saúde da cidade. 

A entrada no pedido demanda que a instituição esteja regularizada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com o Alvará de Funcionamento emitido pela prefeitura.

O CNES profissional deve ser completado e entregue em duas vias. Ele contém 15 fichas para serem preenchidas. Após conseguir as autorizações, você deve realizar o cadastro no site do CNES.

Como consultar o CNES de um estabelecimento de saúde?

Assim como a consulta do profissional, a do estabelecimento de saúde também deve ser feita no Datasus, site oficial do CNES

Para isso, é só preencher o seu estado, a sua cidade e ver a lista de estabelecimentos cadastrados. 

Muito simples também!

software médico

Quais informações estão disponíveis no CNES?

Desde informações mais básicas como nome, endereço, telefone, até dados de estrutura como equipamentos e recursos físicos e os serviços oferecidos. Enfim, todas as informações relevantes sobre o estabelecimento constam no CNES, ficando disponíveis para todos que desejarem saber mais.

Outro dado interessante disponibilizado no CNES é sobre os profissionais que atuam no estabelecimento, como o  registro na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e a carga horária que o profissional cumpre no estabelecimento de saúde. 

Quem atualiza o CNES?

É responsabilidade do estabelecimento de saúde manter os dados do sistema atualizados. 

Veja o que diz a portaria Nº 1.646, do Ministério da Saúde

Art. 4º O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são obrigatórios para que todo e qualquer estabelecimento de saúde possa funcionar em território nacional, devendo preceder aos licenciamentos necessários ao exercício de suas atividades, bem como às suas renovações.

Outras dicas para fazer uma gestão de clínica ou consultório eficiente

É claro que não basta saber o que é CNES e aplicá-lo para ter uma clínica ou consultório de sucesso. O dia a dia profissional também envolve gestão de recursos e pessoas, contato eficiente com os pacientes, controle financeiro e muito mais. 

As tarefas e responsabilidades realmente são inúmeras, mas, apesar disso, você não precisa ter problemas. Com um software para gestão de clínica ou consultório, tudo fica mais fácil. 

A ferramenta oferece armazenamento na nuvem, agenda online para consultas e exames de pacientes, sistema para o atendimento por telemedicina e muito mais. Ou seja, é um “braço direito” para a sua rotina de trabalho. 

Quem já utiliza esse recurso percebe a redução de 50% da falta de pacientes, economia de 40% do tempo das secretárias e aumento de 5% da receita por meio dos agendamentos online. 

Excelente, não é mesmo? O Clínica nas Nuvens possui essa ferramenta para o seu negócio! 

cnes como cadastrar

O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde é uma importante ferramenta para gestores e pacientes. Saber o que é CNES e estar com tudo correto é essencial para a legalização da empresa de saúde, fornecendo dados para o planejamento e o desenvolvimento de soluções na área. 

Lembrando que o CNES permite mapear a rede e estruturar políticas para o atendimento adequado da população. Com ele, sua empresa de saúde fica regulamentada e pode prosseguir nas atividades com sucesso. Isso facilitará as operações junto a planos de saúde e gerará efeitos positivos a longo prazo

Gostou deste conteúdo sobre o que é CNES? 

Então, continue aqui no blog do Clínica nas Nuvens e descubra mais  informações e estratégias importantes para o seu consultório ou clínica de saúde!

sistema para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.