Clínica na prática: como aumentar o número de pacientes e crescer mais

Clínica na prática: como aumentar o número de pacientes e crescer mais

Ter a própria clínica ou consultório é com certeza é o sonho de muitos médicos recém-formados! Atender seu público, ter um negócio carregando seu nome, aumentar o número de paciente e crescer mais, tudo isso é de grande valor para qualquer um, porém, tornar-se referência em meio a esse mercado cada vez mais concorrido é um enorme desafio.

Tendo isso em vista, separamos algumas dicas interessantes de como aumentar o número de pacientes no consultório ou clínica e garantir um crescimento constante. Continue a leitura para aprender um pouco mais!

Conheça o seu mercado

Com alguns contatos e explorando as alternativas locais, muitos médicos começam a todo vapor o próprio estabelecimento, no entanto, depois dos primeiros meses é normal as coisas estabilizarem e aquele crescimento inicial desacelerar. Mas é aí que mora o perigo! Se acomodar em meio a um negócio estabilizado é o primeiro passo para descer a ladeira.

O mercado é muito concorrido e é preciso conhecer, saber onde se está pisando, ter contatos e entender como seus concorrentes estão atuando. Além disso, é preciso seguir inovando, investindo em tecnologias, aparelhos, cursos, contratação de bons profissionais para auxiliar no ambiente de trabalho e ter um pensamento focado no progresso do seu negócio.

É aquela frase “ninguém disse que seria fácil”, e realmente não é. Os desafios são grandes, mas com empenho e disciplina é possível evoluir constantemente e subir degraus com um trabalho correto, honesto e competente.

Quando o profissional não conhece muito bem a cidade, o ambiente, as clínicas, os colega de profissão, os especialistas, enfim, todo o entorno, fica mais difícil se relacionar e, consequentemente, se projetar conquistando espaços e tendo cada vez mais sucesso. Contato e bons relacionamentos são muito importantes para qualquer negócio. Na área da saúde não é diferente. Por isso, conheça o seu mercado de atuação, seu público e tenha estratégias definidas para crescer na profissão.

Tenha o melhor atendimento da cidade

O primeiro passo para fazer o nome da sua clínica ou consultório é atender da melhor maneira possível!

Todo paciente espera ser bem atendido, desde o primeiro contato com a secretária, na recepção, no tempo de espera, na hora da consulta e, eventualmente, no caso de necessitar de algum procedimento.

O atendimento vai desde a ligação do paciente para marcar a consulta ou sua chegada na clínica, até o pós-consulta. Tudo merece total  atenção do profissional da saúde, para que a pessoa sinta-se confortável e bem atendida e possa comentar com seus amigos, vizinhos, conhecidos sobre o ótimo atendimento que sua clínica promove.

Clientes satisfeitos são a primeira parte do processo, afinal, é extremamente comum as pessoas falarem de suas boas experiências para os mais próximos. O famoso boca a boca toma proporções inimagináveis e é um grande decisor para a maioria do seu público-alvo.

Nunca menospreze o que um “bom dia”, um “muito obrigado”, um sorriso largo e outras atitudes que demonstrem carisma e simpatia, podem fazer por estabelecimento no mundo dos negócios. As pessoas tomam decisões, na maior parte das vezes, baseadas na emoção, e é gerando boas sentimentos no coração de seus pacientes que você pode construir fidelização e prosperar.

Por isso, tenha o melhor atendimento possível e perceba, aos poucos, os resultados dessa simples atitude na chegada de novos pacientes e, consequentemente, na melhora dos seus rendimentos.

Sistema para clínica

Pergunte a opinião dos seus pacientes

Uma pesquisa de satisfação é sempre uma boa opção para medir a temperatura do seu negócio!

Na maior parte do tempo o médico estará focado em desempenhar bem o que estudou durante anos, por isso, pode não estar atento a todos os espectros da clínica ou consultório e muitas coisas podem passar desapercebidas. Então, porque não saber dos próprios clientes o que está bom e o que pode melhorar?

Uma rápida pesquisa por e-mail ou telefone pode lhe trazer muitos insights sobre melhorias que devem ser feitas ou novos serviços a serem oferecidos. Leia e escute com atenção, filtre com sabedoria e explore os caminhos para fortalecer sua imagem e tornar-se cada vez mais atraente, do ponto de vista estrutural e profissional, para seus pacientes atuais e os novos que irão chegar.

Divulgue seu trabalho

A melhor maneira de chegar a quem ainda não ouviu falar do seu trabalho é divulgá-lo! Uma estratégia de marketing médico bem elaborada é a chave para mais pacientes, afinal, uma boa parte do seu público-alvo pode não saber da sua presença e da qualidade do seu serviço.

Investir em uma comunicação clara, objetiva e amigável nas mídias certas fará seu estabelecimento abocanhar aquela fatia do mercado de pessoas que ainda não tem um médico de preferência, e que estão abertas ao profissional que melhor se comunicar com elas.

Levando em conta essas dicas e aplicando com foco e objetividade o que detalhamos, o fluxo de pacientes aumentará e sua clínica ou consultório poderá seguir em constante crescimento, em todos os aspectos do negócio!

Curtiu nosso conteúdo? Então compartilhe, comente e siga a gente nas redes sociais. Você também pode assinar nossa newsletter para ter informações quentinhas sobre novos artigos no blog.

marketing para clínicas

E claro, se você precisa de um software médico criado especialmente para gerir e integrar todos os setores da sua clínica ou consultório, peça uma demonstração e conheça o Clínica nas Nuvens.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se