Clínica-escola: como a tecnologia auxilia alunos e pacientes

Clínica-escola: como a tecnologia auxilia alunos e pacientes

Colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula e, ainda, oferecer à comunidade um atendimento de qualidade e valor acessível. Assim é a experiência proporcionada no dia a dia de uma clínica-escola. Um modelo benéfico para todos os envolvidos, tornando a formação do profissional ainda mais promissora.

Mas como tornar a rotina de uma clínica-escola eficiente, garantindo que todos os serviços sejam prestados com excelência, o aprendizado dos estudantes seja sempre de qualidade e a gestão de tudo isso aconteça de maneira assertiva? Com ajuda da tecnologia! Leia o conteúdo e entenda. 

Tecnologia como aliada de clínicas-escolas

Organizar o dia a dia de uma clínica-escola é uma tarefa complicada. São muitos alunos para coordenar e pacientes para atender. Por mais que seja um ambiente de aprendizagem e formação profissional, a clínica-escola não se diferencia de uma clínica normal. 

Por esse motivo, é essencial que todos os processos sejam realizados com o auxílio de ferramentas tecnológicas, que facilitem o trabalho dos professores e coordenadores, melhorem a experiência dos estudantes, agilizem o atendimento à comunidade e garantam que tudo aconteça de forma positiva. 

Portanto, a melhor atitude a ser tomada é a implementação de um software médico nesses ambientes, tornando os processos automatizados e garantindo que os estudantes aprendam desde cedo como gerir uma clínica de forma eficiente. 

A seguir, confira os principais benefícios que um software para clínicas oferece para as universidades, cursos de saúde, acadêmicos, coordenadores e a comunidade de forma geral. 

clínica-escola

Controle dos pacientes atendidos

O número de pessoas que são atendidas diariamente em uma clínica-escola é grande. Fazer a gestão de todas as pessoas que chegam para receber atendimento ou que entram em contato para solicitar um orçamento não é tarefa simples. 

Felizmente, com a utilização da tecnologia essas atividades se tornam mais fáceis. Com um software médico, os estudantes têm acesso à agenda online, que permite ao estudante ter um ambiente muito mais organizado, controlando com eficiência os pacientes atendidos.

Essa funcionalidade permite, por exemplo, montar listas de espera, priorizando as pessoas que não conseguiram um agendamento na clínica. Dessa forma, ao invés de anotar nomes em um caderno físico, essa gestão pode ser realizada em um ambiente digital, com muito mais controle e facilidade.

Além disso, com uma agenda médica online, é possível fazer a gestão da agenda de todos os estudantes de um único lugar, sem a necessidade de abrir diversas abas no computador e evitando enganos na hora de agendar pacientes para determinado estudante. É tudo muito simples. 

Chatbot para WhatsApp

Acompanhamento e monitoramento facilitado para os professores

Para os professores que acompanham a rotina dos estudantes em uma clínica-escola, é essencial contar com a união da tecnologia e educação. Isso porque, acompanhar e avaliar o trabalho individual de cada estudante requer tempo, atenção e agilidade.

Imagine, por exemplo, um curso que tenha mais de 30 estudantes de Medicina para serem acompanhados semanalmente na clínica da universidade. Sem a utilização de ferramentas eficientes, isso se tornaria praticamente impossível. 

Para isso, a utilização de um software médico torna-se imprescindível, pois por meio dessa ferramenta, os professores e o coordenador do curso conseguem:

  • Realizar o acompanhamento e monitoramento dos atendimentos;
  • Atribuir professores e coordenadores específicos para cada grupo de estudantes;
  • Realizar o processo de validação de prontuário pelo professor responsável;
  • Disponibilizar assinatura digital do coordenador do curso para validar juridicamente os atendimentos;
  • Entre outras funções.

Tudo isso, de um único lugar, de forma digital, imediata e sem complicações. Basta apenas os professores realizarem o acesso individual no sistema e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos estudantes. 

Segurança para estudantes, professores e pacientes

Assim como qualquer clínica, a clínica-escola também deve priorizar a segurança dos dados dos pacientes, assim como da própria instituição, professores e estudantes. 

É nesse sentido que, mais uma vez, a tecnologia se torna aliada da educação, principalmente quando se utiliza um software médico na nuvem, que possibilita o arquivamento de todas as informações de forma online. 

Dessa forma, evita-se que pessoas não autorizadas tenham acesso a dados sigilosos sobre a saúde dos pacientes, por exemplo. Além disso, um software para clínicas, permite que cada usuário possua um acesso e logins exclusivos. Ou seja, cada aluno terá seu próprio acesso. 

Assim, toda atividade realizada no sistema, como inclusão, alteração ou exclusão de informações, acaba sendo registrada com a hora, usuário e data da operação. Isso evita fraudes e facilita a correção de possíveis inconsistências. 

Outro ponto que torna-se importante na rotina clínica universitária, é o salvamento dos dados. Ou seja, é essencial utilizar um sistema que realize backups automatizados e frequentes, garantindo que nenhum registro seja perdido. Quando se fala em clínica-escola esse tipo de ação é fundamental. 

Sistema para clínica

Módulo escola do Clínica nas Nuvens

E quando o assunto é software para clínica-escola, o Clínica nas Nuvens se destaca no mercado. Isso porque, o sistema oferece funcionalidades exclusivas para cursos da saúde, beneficiando instituições de ensino, professores e estudantes de Odontologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, entre outras muitas especialidades. 

Quer saber mais sobre o módulo escola do Clínicas nas Nuvens? Então acesse o site, confira todas as funcionalidades que o software oferece e conheça as instituições que já utilizam. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se