O Certificado Digital é uma tecnologia muito utilizada por empresas e tribunais no Brasil, porém, ainda não tem o mesmo prestígio no ambiente da saúde, sendo pouco aproveitado em clínicas ou consultórios.
Entenda o que é o certificado digital médico e qual sua importância para o dia a dia da clínica. Veja também quais os tipos de Certificado Digital existem e qual o melhor para o seu negócio. Boa leitura!
Entenda o que é o certificado digital
Para saber o que é um certificado digital de médico, utilizado nas clínicas e consultórios, antes precisamos compreender o que é o certificado digital.
O certificado digital é como uma identidade eletrônica criada tanto para pessoas jurídicas (e-CNPJ), quanto para pessoas físicas (e-CPF). Nesse sentido, essa certificação tem equivalência a uma versão digital de todos os documentos da pessoa ou empresa.
É por intermédio deste certificado que se pode obter a assinatura digital, que é considerada como uma impressão digital no ambiente virtual. Desta forma, o certificado digital exerce a função do CNPJ ou do CPF, porém, conectados a uma assinatura, seja do gestor da empresa, seja de pessoa física.
Sendo assim, por intermédio do certificado digital, pode-se ter garantia da veracidade de uma pessoa, uma empresa, instituição ou documento, sem que haja a necessidade de uma assinatura física, dessas que precisam ser reconhecidas em cartório. Além disso, a segurança do processo é muito alta, pois conta com criptografia.
A importância do certificado digital para a clínica
Em um mercado tão competitivo, o certificado digital médico pode simplificar e agilizar a vida dos profissionais no seu ambiente de trabalho.
O uso de um certificação digital médico traz muito mais segurança para todos os procedimentos dentro da sua clínica médica, pois ele faz uso da segurança criptografada. Desta maneira, os dados e informações dos pacientes e da clínica estarão mais acessíveis e protegidos.
O seu empreendimento na área da saúde precisa ter um software para gestão de clínicas que consiga integrar-se e interagir com o certificado digital médico.
No caso do nosso software para gestão de clínicas, ocorre uma inter-relação direta entre certificação digital e prontuário médico eletrônico. Assim, utilizando o prontuário médico eletrônico do nosso sistema, você já recebe uma funcionalidade que tem certificado e assinatura digital.
A segurança é fundamental para sua clínica
Sabe qual o vínculo entre certificação digital e laudo médico? Bem, segurança é tudo e, na sua clínica, com certeza você não vai querer os laudos clonados, adulterados ou violados.
E não apenas laudos, pois o uso de certificado digital para atestado médico, prescrição e outros documentos, é fundamental. Então, com certificado digital você tem a garantia de que esses documentos estarão sempre preservados, com o cuidado que merecem para a manutenção de sua integridade.
Quais os tipos de certificados digitais
Os tipos mais conhecidos e comuns de certificados digitais são os certificados A1 e o A3 que, entre eles, possuem atributos distintos, com vantagens e desvantagens em suas funções. Conheça agora as diferenças entre estes dois tipos de Certificados Digitais.
Conheça o certificado digital A1
O certificado digital A1 é um tipo de certificado que tem, geralmente, um custo mais baixo para ser implantado. Porém, sua validade é de até um ano. Depois que passar esse período, você precisa de uma renovação de certificação, pagando de novo e também fazendo a instalação do mesmo novamente.
Ele é instalado diretamente no computador da clínica, ou seja, é necessário que um profissional vá até a clínica e instale o software na máquina. Além disso, para emitir NFC (Nota Fiscal de Compra) e NFS (Nota Fiscal de Serviço), é obrigatório que você utilize o A1.
Conheça o certificado digital A3
O certificado digital A3 se difere do A1 na instalação, pois para instalar o A3 é necessário o uso de um hardware, token USB ou mesmo um cartão com leitor especial, de acordo com a infraestrutura de chaves públicas ICP-Brasil.
Em relação a validade, o A3 tem essa vantagem, pois dura até 3 anos, conforme a mídia utilizada. No mais, uma questão que deve ser avaliada, é que ele só emite uma nota fiscal por vez, visto que é preciso conectar o certificado ao computador.
O melhor tipo de certificado digital para sua clínica
Em relação a qual o melhor certificado digital para clínicas médicas, bom, tanto o certificado A1 quanto o A3, ambos fornecem níveis equiparáveis de confiança e segurança.
Podemos dizer que, se há uma diferença principal entre eles, é quanto a questão da violabilidade. O certificado A3 é completamente inviolável. Isso se dá pelo fato de que ele está dentro de um token, totalmente elaborado para a segurança da informação e para executar tarefas mais complexas.
Porém, por outro lado, o A1 tem uma vantagem muito interessante que é a escala de resposta. Nesse ponto, caso a sua clínica necessite de um grande número de notas fiscais, com o A1 você não precisa da conexão de token de uma máquina para outra, pois a instalação do certificado se dá diretamente no computador.
Sendo assim, se você, como gestor de clínica, tem alguma predileção pelo quesito mobilidade, então, para o seu Certificado Digital Médico, é mais indicada a utilização do Certificado A3.