Gerenciar uma clínica é uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Novas questões surgem para médicos e administradores de empreendimentos de saúde, com a contínua entrada das tecnologias na rotina de pacientes e profissionais.
Muitos gestores de estabelecimentos temem se atualizar e não sabem o que fazer diante da postura recente de muitos usuários de já chegarem nas consultas com informações obtidas na internet. O que fazer diante desse novo cenário? A solução está em acompanhar essa dinâmica. Os benefícios da tecnologia na saúde são muitos e sua clínica não pode ficar para trás.
Neste conteúdo especial, vamos mostrar as potencialidades, novidades e oportunidades viabilizadas pelo uso dos recursos tecnológicos no empreendimento de saúde. Você vai poder aprender sobre uma série de tecnologias recentes implementadas na medicina, além de conhecer a forma como esses recursos favorecem as clínicas em geral.
Vamos mostrar também o impacto dessas inovações na área médica, destacando como pacientes e profissionais da saúde são afetados. Aproveite para conhecer os efeitos da informatização na burocracia em saúde, nos prontuários e na logística hospitalar.
Mostraremos o quanto o fluxo de processos em clínicas pode ser potencializado com o apoio das soluções tecnológicas. Ficou interessado? Venha com a gente e aprenda mais sobre o tema!
1. A transformação digital no setor de saúde
A transformação digital tem gerado inúmeras modificações na sociedade. A saúde também foi afetada por esse importante processo. Empresas de grande renome em tecnologia têm investido em diversos recursos para potencializar o oferecimento de cuidado e facilitar procedimentos da saúde.
Recursos inovadores podem ajudar a realizar diagnósticos precoces e precisos e promover tratamentos de maneira ágil e eficaz. A proposta é criar um cenário de prevenção e promoção da saúde baseado em soluções informatizadas para maximizar o potencial da atuação médica.
A inserção das tecnologias nessa área acontece de forma gradual, mas também acelerada. Já há diversas possibilidades de incremento do parque tecnológico de estabelecimentos de saúde.
É fundamental acompanhar a modernização, para manter a clínica atualizada e com um bom diferencial no mercado. São diversas tendências sendo lançadas e progressivas pesquisas para otimizar clínicas, ampliar redes de atendimento e melhorar a qualidade dos processos nas instituições de cuidado.
2. Importância de acompanhar as tendências tecnológicas na saúde
A sociedade se transforma continuamente e a saúde também é afetada nesse contexto. As doenças se modificam, novos quadros aparecem, diferentes acometimentos atingem a população com o passar dos anos. Criar tratamentos e estratégias preventivas é essencial para promover qualidade de vida e oferecer melhores condições de vida para as pessoas.
Os avanços tecnológicos representam um papel essencial nesse processo. Eles facilitam a gestão de clínicas, favorecem a realização de diagnósticos e promovem as melhores alternativas para prevenção, intervenção e tratamento.
Esses recursos auxiliam na detecção precoce de problemas, em um gerenciamento de procedimentos mais efetivo, na superação de barreiras como distância, na otimização de processos e geração diversos outros benefícios para profissionais e pacientes.
3. Tendências tecnológicas para a saúde
Há várias tecnologias emergindo na área da saúde. Veja mais sobre o tema a seguir!
3.1. Internet das Coisas
Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things) é uma tecnologia de integração de objetos do dia a dia com a internet, criando uma rede de itens que transmite, recebe e agrega dados. Os relógios inteligentes se baseiam na IoT, podendo coletar dados vitais como pressão, glicemia e número de passos dados em um período. As informações podem ser enviadas para plataformas médicas, para a análise de quadros, diagnósticos e encaminhamento para tratamento em caso de problema.
Outra funcionalidade importante é que a Internet das Coisas permite gerar conexão entre aparelhos e plataformas, para que o envio de exames seja realizado de forma direta, sem a necessidade de digitação ou upload manual. Um outro exemplo são os marcapassos cardíacos com sensores IoT. Eles transmitem dados sobre o estado do coração para uma central e permitem a identificação de anomalias e intervenção rápida.
Acrescentamos também que a Internet das Coisas pode ser associada ao Big Data, que é um sistema com possibilidade de análise de grandes massas de dados. Essas duas tecnologias em interação são a principal frente da saúde 4.0, que é o verdadeiro futuro da medicina.
3.2. Prontuário Eletrônico do Paciente
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta valiosa para as clínicas, porque ele apresenta uma série de funcionalidades que otimizam a rotina e geram produtividade. O PEP permite o cruzamento de dados e análises epidemiológicas mais precisas. Ele disponibiliza mais recursos para a gestão do hospital, facilitando o acompanhamento estatístico e epidemiológico e minimizando as glosas.
O prontuário eletrônico facilita a integração de equipes multidisciplinares, ao permitir o acesso remoto e simultâneo. Ele conta com filtros e ferramentas de busca interna a partir de dados de documentação. Além disso, o sistema minimiza falhas de transcrição e ilegibilidade e viabiliza a armazenagem dos registros por tempo indeterminado.
É necessário utilizar um sistema seguro, estável e de boa confiabilidade. Com o PEP, a clínica vai ter mais facilidade no dia a dia, pois o prontuário eletrônico é mais ágil, sustentável e com logística otimizada.
3.3. Software de gestão
O software de gestão para clínicas é uma ferramenta programada para auxiliar no planejamento, organização, gerenciamento e controle nos processos do estabelecimento de saúde. A plataforma conta com interface intuitiva e tecnologia avançada, com o objetivo de otimizar e maximizar a qualidade dos processos.
Sistemas como o Clínica nas Nuvens contam com soluções para otimizar a agenda. O software para clínica médica se integra ao site da empresa, de forma que o paciente possa marcar a consulta online. O recurso permite organizar agendas de múltiplos profissionais, evitando buracos no expediente e considerando as escalas de cada um.
Além disso, o programa envia mensagens aos pacientes para lembrete da consulta e confirmação de presença. Assim, você evita prejuízos e pode fazer encaixes a tempo caso alguém avise que não vá comparecer.
O Clínica nas Nuvens conta também com prontuário eletrônico e módulo para controle financeiro, incluindo a gestão de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, controle de estoque, repasses e comissões, conciliação bancária, nota fiscal e gestão de contratos e descontos.
Há no software também um módulo para gestão da clínica, que envolve relatórios estratégicos (agendamento, financeiro, atenção aos pacientes) DRE. Ele também realiza integração com RD Station, para realização de marketing médico.
Ferramentas como essa promovem padronização de processos, integração dos setores, redução de custos, aumento do faturamento e diminuição do retrabalho. Os procedimentos vão ser gerenciados de maneira ágil e precisa.
3.4. Telemedicina
A telemedicina é o uso de recursos modernos de telecomunicações para a prestação de atenção médica à distância, sendo um importante auxiliar da medicina tradicional. Ela envolve o monitoramento de pacientes, análise de resultados de exames e troca de informações entre profissionais.
Um exame pode ser realizado em estabelecimentos de saúde de qualquer cidade e laudado por um especialista que acessa os dados pela internet. Isso é bastante útil para pessoas que vivem em localidades muito distantes.
Outro recurso vantajoso da telemedicina é a teleconsulta, em que um médico busca o apoio de um especialista por vias virtuais para o acompanhamento do caso. A telemedicina permite reduzir custos com transporte e deslocamentos e maximizar a qualidade da assistência médica oferecida.
3.5. Novos tratamentos
A inteligência artificial permite trazer novas possibilidades de tratamentos. O Watson, sistema desenvolvido pela IBM, é uma plataforma de computação cognitiva. Ele é capaz de investigar dados da ciência médica mundial para estudo e proposição de tratamentos para casos mais difíceis.
Outra ferramenta é o Oncofoco, criado pela Fleury e IBM. O programa realiza análise de DNA para identificação de mutações genéticas associadas a tumores. Isso é essencial para pacientes que não apresentam uma boa resposta aos tratamentos usualmente utilizados. Assim, a tecnologia pode ser um excelente suporte para o diagnóstico e para a tomada de decisões na área médica.
3.6. Cirurgias robóticas
As cirurgias robóticas são uma excelente alternativa, por serem menos invasivas e envolverem cortes minimizados. Elas apresentam poucos sangramentos, diminuídas dores e risco reduzido de infecção, além de proporcionarem uma recuperação mais rápida e internações curtas.
O robô é uma ferramenta de apoio para o cirurgião. Cada movimento executado pela máquina é efetivado, primeiramente, pelo médico. Assim, o procedimento tem precisão, qualidade e eficácia.
4. Benefícios da tecnologia na saúde
A tecnologia na saúde traz vários benefícios para profissionais e pacientes. Veja quais são essas vantagens a seguir!
4.1. Promoção de cultura de prevenção
Na área da saúde, é sempre enfatizado o quanto é importante trabalhar com políticas de prevenção. Exames regulares com tecnologias avançadas podem notificar anomalias de forma rápida, viabilizando intervenções mais eficazes.
A mamografia é um exemplo desse cenário. Quando o exame é realizado com a periodicidade indicada, qualquer formação anômala na região do seio pode ser identificada no início. Isso possibilita a aplicação ágil de estratégias para eliminar o foco de doença e tratar o acometimento. Assim, a chance de recuperação é muito maior. Uma detecção de tumor tardia poderia aumentar a chance de óbito e minimizar as possibilidades de recuperação.
Com tecnologias cada vez mais avançadas, é possível criar uma cultura de prevenção e promoção da saúde. Isso favorece a longevidade da população, minimiza custos e potencializa o papel da medicina na proteção da qualidade de vida.
4.2. Facilitação da rotina de profissionais e pacientes
Profissionais e pacientes são favorecidos pelos recursos informatizados. Conforme mencionamos, o agendamento online, o acesso remoto de resultados de exames, a telemedicina e o contato por soluções tecnológicas facilitam o dia a dia de profissionais das clínicas e também dos pacientes.
A inserção de tecnologias promove otimização, agilidade e eficiência operacional. Assim, a equipe pode se preocupar no direcionamento dos conhecimentos adquiridos com a graduação e a experiência de trabalho para o fornecimento de cuidado integral para o paciente.
4.3. Melhoria dos cuidados de saúde nas regiões distantes das capitais
As áreas rurais sofrem com o déficit de médicos e a falta de recursos para atendimento especializado. Alguns tratamentos demandam grandes deslocamentos do interior para as áreas urbanas, o que representa elevados custos para a população.
Esse cenário pode ser melhorado com o apoio da telemedicina. A prestação de atenção médica à distância pode facilitar o acesso à saúde, com a avaliação de exames, emissão de laudos e consulta a especialistas por vias informatizadas. Assim, os deslocamentos de pacientes vão ser realizados somente quando estritamente necessário. A telemedicina permite fortalecer a rede de atendimento, estimulando a promoção de qualidade de vida.
4.4. Atendimento humanizado
Muitas pessoas pensam que as tecnologias vão substituir a mão de obra humana na realização de atendimentos de saúde. Porém, essa é uma ideia equivocada. O contato humano nunca vai ser dispensado na medicina. O movimento agora é em direção a humanizar mais. Médicos frios e que não acolhem adequadamente os pacientes revelam, na verdade, uma grande carência na formação.
As tecnologias vieram para favorecer o processo de humanização do atendimento. Isso porque elas permitem otimizar processos operacionais, facilitar atividades, reduzir burocracias e maximizar a qualidade e a velocidade dos procedimentos. O resultado desse cenário é que sobra mais tempo para o médico efetuar um atendimento integral, com escuta qualificada e acolhimento adequado do paciente.
4.5. Possibilidades para pessoas com deficiência, que sofreram amputações ou com agenesia
A tecnologia de impressão 3D permite criar próteses para pessoas que tiveram perda ou má formação de algum membro. A medida permite fornecer qualidade de vida e esperança para a população, ajudando na promoção da saúde.
A tecnologia 3D também pode ser utilizada para as simulações cirúrgicas realizadas nas capacitações de médicos. Dessa forma, os especialistas ficam mais preparados para a realização dos procedimentos.
4.6. Melhoria contínua do atendimento e dos serviços prestados
Atualmente, o público é cada vez mais exigente com os serviços médicos. Os usuários demandam um atendimento que associe atenção clínica de qualidade à prestação de serviços administrativos feita com objetividade, eficiência e agilidade.
As tecnologias permitem gerar mais produtividade, melhorar a eficácia dos procedimentos e dinamizar os processos comunicativos. Muitos custos são reduzidos com a potencialização do arsenal tecnológico da clínica. O aumento da eficiência e da qualidade das atividades promove melhoria da imagem do estabelecimento e crescimento.
4.7. Facilitação das pesquisas
As pesquisas em medicina são fundamentais para o desenvolvimento de novas alternativas de tratamentos e para a criação de estratégias de promoção à saúde. Realizar investigações em qualquer área é um processo complexo, trabalhoso e que demanda estudos teóricos e estatísticos.
Com a tecnologia, grande parte dos procedimentos de pesquisa podem ser otimizados. Há softwares para análise estatística que facilitam a realização de cálculos e o cruzamento de dados. Além disso, as investigações são agilizadas e uma série de processos podem ser mecanizados.
4.8. Redução de custos e otimização dos investimentos
As tecnologias na clínica possibilitam reduzir custos com diversos fatores, como deslocamento, transporte e viagens dos profissionais para a consulta a especialistas. A telemedicina fortalece a rede de atenção e permite a utilização de meios de comunicação baratos, como WhatsApp, Skype e outros aplicativos. Envios de imagem podem ser executados com facilidade, o que fortalece a rede de atendimento e possibilita a aplicação de ações mais precisas.
Algumas tecnologias representam custos importantes para o orçamento. Porém, eles são um verdadeiro investimento. É possível que, no início, haja algumas despesas a mais com a aquisição de equipamentos e instalação do sistema. O retorno do investimento é obtido a longo prazo, revelando-se na maior agilidade, qualidade, eficiência e otimização de processos.
5. Como decidir quais tecnologias aplicar na clínica?
Como você pôde ver, a diversidade de tecnologias para estabelecimentos de saúde é muito grande. Para escolher quais vão ser os recursos utilizados na sua clínica, é fundamental realizar um diagnóstico dos problemas que essa categoria de empresa enfrenta. Para isso, dialogue com as equipes, escute os profissionais e investigue os processos da instituição.
A partir dessas informações, pesquise tecnologias viáveis para solucionar as dificuldades encontradas. Busque fornecedores de qualidade, realizando orçamentos e verificando quais opções apresentam uma melhor relação custo-benefício. Isso é importante porque a tecnologia é um investimento e os frutos coletados no futuro dependem de uma boa escolha.
Faça contatos com os candidatos a fornecedores do seu estabelecimento e busque informações sobre os recursos oferecidos por ele. Observe se há alinhamento das suas expectativas com as possibilidades que a empresa fornece. Verifique se há atenciosidade no atendimento, observe quais são os prazos e regras estabelecidas para as negociações.
É necessário avaliar, juntamente, se o fornecedor oferece suporte e se ele se mostra disponível para esclarecimento de dúvidas. Dessa forma, fazer uma pesquisa sólida é muito importante para formar uma parceria de sucesso.
6. Processos que podem ser otimizados com a ajuda de novas tecnologias
Há uma série de processos em clínicas que podem ser otimizados com o apoio da tecnologia. Já mencionamos os agendamentos online, as pesquisas, exames e prestação de atenção médica à distância. Vamos citar também outros procedimentos que podem ter sua eficiência maximizada. Veja quais são eles!
6.1. Comunicação
A comunicação interna na clínica pode ter um desempenho melhor com o apoio dos recursos tecnológicos. Um exemplo é a tecnologia PABX (Private Automatic Branch Exchange, em português Troca Automática de Ramais Privados).
Essa tecnologia é uma central que interliga os telefones do estabelecimento em ramais, sem necessidade de uma operadora, o que diminui custos. Esse sistema pode ser associado à tecnologia VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet) para as chamadas de vídeo e videoconferências.
Assim, o manejo da informação, que inclui o envio, compartilhamento e armazenagem de dados, pode ser otimizado, favorecendo o fluxo de trabalho. O resultado é ganho de agilidade, confidencialidade quando necessário e redução dos ruídos comunicativos.
6.2. Armazenagem dos documentos
Com a tecnologia, a armazenagem de documentos no hospital se torna mais simples e eficiente. Os arquivos digitalizados são de mais fácil manuseio e não ocupam espaço físico no estabelecimento. Gerenciar prontuários, contabilizar processos e consultar esses registros para análises estatísticas se tornam procedimentos ágeis e simples.
Além disso, é mais sustentável utilizar arquivos digitais. O uso de papel é reduzido e o volume de informação administrado pode ser maximizado sem dificuldades. Assim, a clínica fortalece o seu potencial de atendimento e mantém um fluxo de trabalho eficiente.
6.3. Capacitação de profissionais
A transmissão de conhecimentos para os profissionais da saúde é facilitada com o apoio da tecnologia. Cartilhas e cursos podem ser mais facilmente transmitidos para os colaboradores com o apoio das soluções informatizadas. Videoaulas e textos instrutivos são divulgados com facilidade com apoio da internet, o que facilita a capacitação contínua da equipe.
Esses fatores ajudam na promoção de uma cultura de reciclagem de conhecimentos e de aperfeiçoamento contínuo. Assim a equipe fica mais capacitada para lidar com os desafios do dia a dia.
6.4. Procedimentos burocráticos
Os procedimentos burocráticos são importantes para a segurança, qualidade e bom desempenho dos processos nos hospitais. Muitos deles derivam de normativas essenciais estabelecidas pelas instituições governamentais. Porém, muitos desses protocolos podem ser agilizados com o apoio das soluções informatizadas. A tecnologia pode otimizar essas atividades, integrando sistemas para agilizar a burocracia.
A tecnologia aplicada a clínicas oferece uma série de vantagens para o estabelecimento. Ela maximiza a qualidade dos processos e confere mais praticidade e agilidade para o dia a dia de pacientes e colaboradores.
Com as soluções tecnológicas, é possível reduzir as burocracias e contar com uma estrutura robusta para o atendimento. Os prontuários eletrônicos são um exemplo disso. Além de terem manuseio simples, são mais bem gerenciados pelos médicos e facilitam a realização de estudos epidemiológicos.
Muitos recursos inovadores, como a impressão 3D, podem oferecer grandes possibilidades, melhorando treinamentos de cirurgiões e oferecendo novas perspectivas para pessoas que sofreram amputações.
A tecnologia proporciona condições para melhorar a sustentabilidade da clínica e para maximizar o potencial de atendimento do estabelecimento. A implementação exige algumas adaptações, capacitação e fornecimento das informações necessárias para os colaboradores se adaptarem com sucesso.
Os benefícios em termos de fluxo de trabalho e otimização se manifestam rapidamente. Assim, a clínica pode maximizar seu potencial terapêutico. E então? Gostou de aprender sobre os benefícios da tecnologia a saúde? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos relevantes sobre gestão de clínicas em seu e-mail!