Compartilhar Inscreva-se

Por onde começar a automatização de processos na clínica? Entenda.

Por onde começar a automatização de processos na clínica? Entenda.

Quando o assunto é saúde, a gestão do tempo é um fator determinante. Há muito pouco espaço para erros e atrasos. Por essa razão, investir na automatização de processos na clínica deve ser uma prioridade.

Essa proposta evita ruídos na comunicação entre a equipe e os pacientes, diminui a burocracia e faz com que o tempo e o trabalho dos funcionários renda muito mais. Se você vê a necessidade de dar início a esse processo, mas não sabe por onde começar, veio ao lugar certo.

Observe a seguir algumas dicas de automatização de processos na clínica para melhorar o rendimento do seu negócio e alcançar melhores resultados.

Automatize a marcação de consultas

Quando você investe na automatização de processos na clínica, a vida dos colaboradores fica mais fácil, os erros diminuem, toda a equipe passa a trabalhar de maneira mais produtiva e a chance de fidelizar os pacientes aumenta.

Assim, é possível começar por meio da automatização da gestão de marcações de consultas. Isso economiza bastante tempo na hora de agendar, cancelar e remanejar os pacientes.

Hoje, há sistemas tecnológicos, chamados de softwares médicos, que enviam e-mails e mensagens automáticas de texto aos pacientes, a fim de confirmar as consultas. Dessa forma, quando os pacientes recebem o lembrete e confirmam presença no dia e horário agendados, o sistema atualiza automaticamente a agenda médica, mudando o status da consulta e indicando que ela foi confirmada pelo paciente.

Além disso, um software médico possibilita que os colaboradores tenham acesso rápido aos atendimentos do dia. Dessa maneira, os encarregados reduzem o tempo gasto na busca de informações e podem aplicá-lo de forma bem mais proveitosa em outras atividades.

Mas vai além. Hoje, esses sistemas tecnológicos voltados para a área da saúde permitem também a integração com o site da clínica. Ou seja, é possível disponibilizar para o paciente o agendamento de consultas de forma autônoma, bastando apenas acessar o site e fazer o preenchimento das informações, escolhendo dia, horário e profissional. Após isso, o agendamento é incluído automaticamente na agenda médica do médico responsável.

Registre e acesse os prontuários eletrônicos rapidamente

O aperfeiçoamento dos processos na clínica fica evidente em mais casos, como no registro e acesso aos prontuários eletrônicos dos pacientes, algo que é feito repetida e diariamente. Automatizá-los sem dúvida agiliza o tempo gasto com essa tarefa, além de manter um melhor controle sobre todo o histórico do paciente.

O sistema não só ajuda a otimizar o tempo na procura de prontuários, mas também garante atualização rápida de dados e que informações importantes não sejam perdidas. Com isso, os registros dos pacientes se mantém arquivados em um lugar seguro, sem risco de serem danificados ou de serem acessados por pessoas não autorizadas.

Além disso, o prontuário eletrônico também possui campos personalizáveis, que podem ser adaptados às necessidades do profissional, conforme o método de atendimento que ele utiliza. Assim, o médico não precisa se prender a um padrão pronto de prontuário.

Gerencie melhor suas finanças através da automatização de processos na clínica

O gerenciamento financeiro correto é sempre um assunto delicado. Diariamente, o dinheiro entra e sai por diversas fontes. Saber exatamente as datas dos vencimentos das contas e recebimentos de todos na equipe pode ser bem confuso e estressante.

Quando você investe na automatização desse setor, basta cadastrar as informações de entrada e saída para concentrar todas as informações financeiras da clínica em um único local. Dessa forma, você consegue mensurar melhor o índice de inadimplência e estar sempre atento às datas de repasses das operadoras de saúde e cartão de crédito.

Certamente, fica bem mais simples realizar balanços e auditorias, de forma a sempre estar ciente acerca de quais são os principais gastos, os ralos de dinheiro, as receitas e outras informações fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio.

O Clínica nas Nuvens pode facilitar seu dia a dia. Solicite uma demonstração

Evite desperdícios controlando melhor o estoque

Um estoque bem ajustado evita que produtos essenciais faltem, enquanto outros sejam desperdiçados. É bastante comum que um funcionário pegue um item do estoque e esqueça de dar baixa no sistema de controle. Nessas situações, o gestor pode acreditar que existem itens suficientes no acervo, quando na realidade há produtos em falta.

No caso de medicamentos e insumos importantes, isso pode ser um grande problema. Afinal, nem sempre é possível comprar o que falta com urgência. Sem contar que nesses casos o preço eventualmente fica mais elevado.

Quando o estoque é automatizado você evita gastos inesperados e consegue planejar melhor suas compras. Sem contar que precisa de apenas um funcionário para controlar o sistema.

Se você deseja realizar a automatização de processos na clínica, é importante escolher uma boa empresa. Existem softwares capazes de reduzir o tempo de espera, oferecer suporte ao cliente, integrar com aplicativos de comunicação e muitos outros recursos capazes de aumentar a produtividade dos seus funcionários e o rendimento da sua empresa.

Hoje, o software médico online mais completo para o controle de clínicas e consultórios é o Clínica nas Nuvens. Vale a pena acessar o site e conhecer mais sobre essa ferramenta, que já é essencial na vida de mais de 12 mil usuários.

O que você achou dessas dicas de automatização de processos na clínica? Quer saber mais? Continue navegando em nosso blog e saiba como tornar seu consultório mais rentável.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.