Compartilhar Inscreva-se

Agenda para consultórios: como escolher a certa

Agenda para consultórios: como escolher a certa

Contar com uma agenda para consultórios é essencial para manter organização nos agendamentos de consultas. Quando a agenda é online, a gestão fica ainda melhor, pois o processo de marcar pacientes e alterar horários torna-se automatizado e rápido. 

Além disso, uma agenda médica online permite acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, facilitando ainda mais a vida do médico. Por isso, escolher esse tipo de modelo faz toda a diferença. 

Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre os benefícios de contar com uma agenda médica online no seu consultório e como escolher o modelo ideal, entre tantas opções no mercado. Continue a leitura e confira!

Faça uma lista com as necessidades da agenda para consultórios

Antes de escolher a melhor agenda médica online para o seu consultório, é importante avaliar quais as necessidades da empresa e como a ferramenta poderá auxiliar nas tarefas diárias. 

Por exemplo, se a necessidade do consultório for gerenciar a agenda de vários profissionais, então é essencial que o sistema possua uma funcionalidade de múltiplas agendas, em que seja possível administrar de um único lugar os horários e pacientes de cada profissional.

Mas se a dificuldade é fazer alteração nos horários já agendados, então é bacana investir em um sistema que permita realizar alterações em massa. Ou seja, imagine que surgiu um imprevisto e seja preciso alterar os agendamentos dos próximos dez dias. 

Com um sistema que permite alteração em massa, basta apenas filtrar um grupo de pacientes por data, sala ou profissional e alterar simultaneamente as informações que desejar. Assim, o que antes levava tempo, pode ser resolvido em poucos cliques.

Portanto, ao ir identificando as necessidades da empresa, vá anotando e crie uma lista com funcionalidades que a agenda do consultório deve possuir para atender às demandas do negócio e dos colaboradores que lidam com a organização dos agendamentos. 

Solicite uma demonstração de sistema para clínicas e consultórios

Gestão completa da rotina do consultório

Durante a pesquisa da melhor opção de agenda para consultórios, identifique como ela pode beneficiar a gestão da rotina do negócio. Assim, confira quais funcionalidades ela oferece que vão além de incluir o nome do paciente na agenda do dia. 

Por exemplo, é importante que a agenda para consultórios ofereça possibilidades de lembrar os pacientes sobre os horários agendados, com o envio de mensagem e link para confirmação. Assim, o tempo que a secretária levaria ligando de paciente para paciente, ou escrevendo mensagem por mensagem é reduzido.

Além de otimizar o tempo do profissional responsável pela agenda, essa funcionalidade também é uma maneira de melhorar o marketing médico da empresa, pois aproxima os pacientes e torna a relação com eles mais humanizada e fidelizada. 

Outro ponto que vale a pena destacar é o fato de que a agenda médica online permite o armazenamento de informações na nuvem. Ou seja, não é necessário que os arquivos sejam salvos em pastas no computador. Tudo fica armazenado em um espaço ilimitado, com acesso fácil e seguro. 

Por isso, é essencial escolher uma agenda para consultórios que ofereça segurança dos dados, com criptografia e certificado digital, além, é claro, do controle de acessos dos usuários. 

Assim, todos que utilizarem o sistema médico devem ter uma senha de acesso e login exclusivos, para garantir a auditoria e segurança das informações arquivadas. Portanto, na hora de escolher uma agenda médica online, certifique-se que ela possua tudo isso. 

Controle da disponibilidade da agenda do consultório

Controle eficiente da disponibilidade da agenda

Sabe aqueles dias em que a agenda está cheia de buracos? Com períodos do dia com quase nenhum atendimento, ao mesmo tempo que outros estão cheios de mais?

Pois é, esse tipo de má organização causa muitos incômodos, podendo sobrecarregar a rotina dos profissionais do consultório e também prejudicar os pacientes.

Porém, ao utilizar uma agenda para consultórios eficiente, esse tipo de problema deixa de acontecer, pois a pessoa responsável por essa organização acaba tendo uma visão geral dos horários disponíveis e pode contar com vários filtros que ajudarão a organizar melhor o dia.

Por exemplo, é possível selecionar um profissional em específico, o dia de atendimento e observar com mais detalhes quais horários ainda estão disponíveis na agenda dele. 

Tendo esse controle eficiente da disponibilidade de horários, a gestão da agenda acaba ficando muito mais agilizada, ao mesmo tempo que o atendimento ao paciente não é comprometido. Portanto, na hora de escolher uma agenda para consultórios, verifique se ela possui essa facilidade, pois é um dos recursos essenciais.

Extra: como lotar a agenda do consultório

Como você viu até aqui, algumas questões devem ser observadas para manter a agenda médica sempre cheia, garantindo a vida saudável do financeiro da empresa. Mas, é importante entender que para esse fluxo de ações e a gestão da agenda ocorrer de forma correta e alcançando os resultados esperados, é preciso contar com auxílio da tecnologia.

Hoje, o uso de um software médico é essencial para isso. O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um sistema completo que possibilita uma organização eficiente da agenda do consultório, permitindo automatização de tarefas e otimização do trabalho da secretária.

Com a agenda médica do Clínica nas Nuvens, seus pacientes agendam, confirmam, pagam e cancelam as consultas de forma online. É simples e eficaz, assim como todos os outros recursos do software médico.

Quer saber mais? Então clique aqui e conheça os benefícios do Clínica nas Nuvens para o seu consultório. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.