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5 recursos essenciais para consultórios

5 recursos essenciais para consultórios

Ter um consultório médico é um desafio para todo profissional que investe nessa ideia. Isso porque, além de atender pacientes diariamente, é necessário realizar a gestão de todo o negócio, desde a parte da equipe de colaboradores, passando pela manutenção do espaço, até a administração financeira. 

Felizmente, hoje existem ferramentas para auxiliar em toda a parte burocrática e complexa da gestão do consultório, permitindo ao profissional da saúde focar no que realmente importa: a qualidade do atendimento aos pacientes. 

Mas, afinal, quais são essas soluções que facilitam o dia a dia de todo consultório e a vida de seus profissionais? Continue lendo o conteúdo e descubra. 

Agenda médica online

Perder horas organizando a agenda da semana, cuidando para não coincidir horários de um paciente com o outro é uma função e tanto. Essa é uma atividade que exige tempo, concentração para evitar erros e, ao mesmo tempo, rapidez para dar conta das outras demandas que o consultório possui. 

Com o uso de uma agenda médica online tudo isso deixa de ser um problema. Entre os benefícios desse recurso, está a possibilidade de organizar dias e horários com muito mais facilidade.

Imagine, por exemplo, que surgiu um imprevisto e será necessário alterar todos os agendamentos da próxima semana. Ao invés de mudar paciente por paciente, basta filtrar um grupo de pessoas por data, sala ou profissional e alterar simultaneamente as informações desejadas. O que antes gastava-se horas fazendo, pode ser feito em poucos minutos, com ajuda de uma agenda médica online. 

Quer saber mais sobre as funcionalidades que uma agenda online oferece? Confira o conteúdo Afinal, é vantajoso utilizar uma agenda médica online? Entenda. 

Agenda médica online

Ferramentas de cobrança

Oferecer formas facilitadas de pagamento aos pacientes e que, ao mesmo tempo, sejam benéficas ao consultório. Esse também é outro desafio diário para todo profissional que administra o próprio negócio. 

Atualmente, o cartão de crédito é um dos meios mais utilizados como pagamento. Esse método, além de facilidade, oferece aos envolvidos maior controle financeiro e garante ao consultório a certeza de que receberá pelos serviços prestados. Também é importante considerar o fato de que o cartão de crédito permite o parcelamento, algo que para muitas pessoas é uma vantagem. 

Por mais que as máquinas de cartão exijam uma cobrança de taxa aos estabelecimentos que a utilizam, é importante levar em conta a praticidade que esse meio de pagamento oferece aos pacientes. Algo que muitas vezes influencia na escolha de um consultório. 

Outra forma de pagamento que vem ganhando força e cada vez mais adeptos é o PIX. Estabelecimentos que disponibilizam essa opção facilitam a vida dos clientes que não costumam andar com dinheiro em mãos. 

Mas e como administrar todos os pagamentos feitos por cartão de crédito e PIX? Uma opção simples de fazer isso é integrar essas formas de pagamento a um único sistema de gestão e tornar o atendimento e a organização financeira mais facilitada. 

Prontuário eletrônico

O tempo de arquivar as informações de pacientes em pilhas de papel ou pastas em gavetas deixou de existir. Hoje em dia, esse processo deve ser feito de forma eletrônica. 

Isso porque, prontuários de papel estão suscetíveis a danos causados pelo tempo ou por mau armazenamento. Além disso, informações podem ser perdidas, prejudicando a qualidade do atendimento ao cliente . 

Imagine, por exemplo, estar atendendo um paciente e para encontrar alguma informação específica ter de perder minutos folheando vários documentos até encontrar o que procura. Isso demanda mais tempo no atendimento e, em muitos casos, pode passar a impressão de desleixo com as informações do paciente. 

No caso de utilizar um prontuário eletrônico, todos os dados dos pacientes passam a ser armazenados na nuvem, com total segurança e fácil acesso. Além disso, com essa ferramenta é possível personalizar todos os campos de preenchimento, fazendo alterações conforme a maneira de atender os pacientes. 

E o melhor de tudo é que o prontuário eletrônico pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, exigindo apenas conexão com a internet. 

Sistema para atendimento ao paciente

Outra grande dificuldade que muitos consultórios enfrentam são as faltas em consultas, normalmente causadas por esquecimento dos pacientes. Isso, bagunça a agenda e prejudica o lucro do negócio.

Com auxílio de um sistema de atendimento ao paciente, é possível diminuir em até 50% o número de faltas. 

Como? Graças à possibilidade de enviar, automaticamente, mensagens lembrando sobre os horários agendados. 

E caso o paciente retorne dizendo que realmente não poderá comparecer, ainda dará tempo de agendar outra pessoa para aquele horário, evitando espaços em branco na agenda. 

Evite prejuízos com glosas

Gestão do consultório

Bom, você já percebeu que fazer uma boa gestão do consultório é vital para o sucesso do negócio. Falhar nisso é algo gravíssimo, que pode comprometer toda a empresa.

Contar com um software de gestão é uma excelente maneira de facilitar esse processo, otimizando tempo, reduzindo custos e melhorando resultados. 

Na prática, um sistema médico possibilita acompanhar agendamentos, controlar o fluxo de caixa, utilizar o marketing médico para criar campanhas e promoções, entre outras funcionalidades. 

Sabe aquela dúvida de quanto o consultório irá faturar nos próximos meses? Ou quanto deixou de faturar nos meses anteriores? Com um software para consultório é possível controlar isso e muito mais. Tudo com facilidade e segurança. 

O Clínica nas Nuvens, é um software para consultório que oferece todas essas vantagens e muito mais. Quer saber mais? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita. 

Software médico
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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.