5 razões para tornar sua clínica médica mais digital

5 razões para tornar sua clínica médica mais digital

O uso da tecnologia em clínicas e consultórios já é realidade no mercado da saúde e vem se tornando cada vez mais comum.

Além de facilitar muito o trabalho e otimizar o tempo, informatizar e transformar o ambiente em um espaço digital, também proporciona uma relação médico x paciente mais proativa e eficiente, reduzindo distâncias e acelerando processos.

Sabendo da importância de aperfeiçoar sua clínica ou consultório, vamos listar algumas razões para que você torne seu campo profissional um lugar informatizado e digital. Confira:

1. É um investimento que só traz benefícios

Quando falamos em ambiente digital, estamos considerando um sistema em rede, que exige máquinas funcionando coletivamente, informações integradas entre diferentes setores e uma internet de alto desempenho, rápida e sem queda de rendimento.

Hoje em dia, é fácil encontrar computadores e sistemas com boa capacidade de processamento, de modo que é possível implementar essa tecnologia com um investimento relativamente baixo.

O que você deve priorizar na hora de investir, além de boas máquinas, é a qualidade do software para clínicas que vai gerir todos esses dados na sua clínica e a capacidade do mesmo para administrar múltiplas funções.

Estar totalmente conectado é elementar nos dias de hoje. Se você ainda não tem uma clínica ou um consultório com computadores navegando na internet e com softwares para clínicas para administrar suas tarefas e projetos, você já ficou pra trás.

sistema para clínica

2. Organização de dados

O registro correto e prático dos dados de seus pacientes é uma grande vantagem. Por isso, a importância de inserir as informações na nuvem, assim você consegue armazenar cadastros como agendamento de consultas e mesmo as patologias dos pacientes em um banco de dados eficiente e padronizado.

Além de economizar espaço físico (já que você não vai precisar trabalhar uma sala cheia de arquivos, com fichas de papel, e ter que ficar procurando a mão os documentos pretendidos), fica tudo muito mais fácil buscar e encontrar as informações dos pacientes quando elas estão organizadas digitalmente.

Quem ainda não trabalha dessa maneira, está fadado ao fracasso, pois, além de todos os benefícios que o ambiente digital proporciona, pode ter certeza de que a concorrência já está “voando alto” no universo digital.

3. Gestão centralizada

As responsabilidades assumidas por um médico que possui uma clínica vão além de simplesmente realizar seu ofício. O profissional também precisa dar conta de uma série de outras questões, desde tarefas como buscar fornecedores de remédios e organizar a agenda médica, até atividades mais específicas, como pesquisas, estudos de casos, etc.

Trabalhando com um sistema digital, todos os dados relevantes ficam centralizados no sistema e o médico gestor fica ciente, sem maiores esforços, de tudo que acontece ao seu redor.

Além disso, um bom software para clínicas possibilita a integração de todos os setores da clínica ou consultório. Assim, a troca de informações entre os profissionais e os arquivos criados é rápida, dinâmica, muito mais segura e assertiva.

agenda médica online

4. Redução da burocracia

Esse é um grande atrativo tanto para quem oferece o serviço ou produto quanto para quem procura.

Estar online significa reduzir investimento em tempo e dinheiro. O uso de plataformas rápidas, de softwares para clínicas que auxiliam no trabalho e que são simples de serem usados, agilizam os processos e permitem acessar informações importantes com apenas alguns cliques.

O que antes era demorado e burocrático, fica muito mais prático quando se trabalha com sistemas para clínicas, plataformas, programas e armazenamento de arquivos na nuvem.

Hoje em dia, com alguns cliques é possível resolver problemas que antes demandavam muitos maços de papel, processos lentos no transporte dos documentos, imprevistos e erros.

5. Otimização do espaço físico

Conforto e bem-estar são palavras-chave quando lidamos com consultas médicas. Esse é um atrativo fundamental para os pacientes, além de tornar o trabalho do médico bem mais agradável.

Como já foi rapidamente mencionado, um computador capaz de armazenar uma grande quantidade de dados pode dispensar armários, gavetas, pastas e arquivos, e abrir espaço para um sofá, uma máquina de café e outros itens que podem tornar seu ambiente mais agradável.

Todo esse método de informatização e digitalização do ambiente, é ideal para cortar custos e otimizar o tempo em vários processos, além de ajudar a melhorar seu atendimento e, por consequência, seu relacionamento com os pacientes.

Para saber mais sobre como organizar seu consultório, confira o nosso ebook e peça uma demonstração gratuita do nosso software médico de gestão Clínica nas Nuvens, uma plataforma  completa para gerenciamento da sua clínica e consultório!

Gostou do post? Acompanhe o blog para conferir mais dicas, comente e compartilhe!

evite fraudes na clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se