5 dicas para um plantão médico mais tranquilo e produtivo

5 dicas para um plantão médico mais tranquilo e produtivo

Conciliar a rotina de atendimentos no consultório com longos plantões médicos é a realidade de muitos profissionais. Quem já trabalha há mais tempo com essa rotina, pode até estar acostumado, mas quem está iniciando na profissão tende a encontrar certa dificuldade para ter um plantão médico mais tranquilo e produtivo.

Manter o sono afastado ou arranjar tempo para a alimentação parecem coisas impossíveis quando o assunto é praticamente 24 horas de trabalho direto. Muitos médicos acabam deixando de lado até recomendações simples, fornecidas diariamente a pacientes.

E não adianta falar em saúde o tempo todo sem aplicar isso na prática. Por mais corrido e estressante que seja o trabalho, é preciso “respirar” e aliviar a tensão, para que o próprio ambiente não se torne tóxico e insuportável.

Por isso, preparamos algumas dicas práticas que podem ajudar você a ter um plantão mais tranquilo e produtivo. Certamente algumas dessas sugestões farão muita diferença no seu dia a dia. Confira!

evite glosas

Mantenha seu corpo hidratado

Questão básica, não é mesmo? Mas, de fato, na rotina acelerada, por vezes, essa simples necessidade biológica passa batida.

É importante considerar que a hidratação faz toda a diferença na produtividade. Sem água, os nutrientes param de circular e seu cérebro pode perder, e muito, a capacidade de desempenho. O ideal, portanto, é manter-se sempre bem hidratado e não esperar a sede chegar.

Ninguém melhor do que o próprio médico para saber que devemos tomar no mínimo 2 litros de água por dia. Então, crie o hábito de carregar uma garrafinha com água, afinal, ela ajuda a repor as energias e não tem contraindicações como é o caso de energéticos ou cafés.

Estar bem alimentado faz toda a diferença

Passar o plantão inteiro sem consumir nenhum alimento é uma prática que deve ficar longe da sua rotina. Assim como a hidratação é importante, estar bem alimentado também faz toda a diferença para encarar horas de trabalho duro.

Sendo assim, destine um tempo para se alimentar e prefira alimentos ricos em fibras, como frutas – goiaba, maçã, pera e abacate – e proteínas – leite de vaca, amêndoa e carne vermelha. Esses alimentos ajudam na produtividade e mantém sua saúde lá no alto.

Reserve 5 minutos para espairecer

O que importa aqui é dar um tempo, tomar um ar, socializar com outros profissionais que estejam em outros setores, tomar um café, ler alguma coisa. Renovar-se constantemente para retornar sempre focado e comprometido com o novo desafio que virá.

Ficar do início ao fim do plantão, fechado na mesma sala, atendendo pacientes, acaba gerando muito desgaste. Então reserve pelo menos 5 minutos entre uma hora e outra para sair do lugar e espairecer. Isso ajuda a aliviar a mente e afastar o estresse.

Se puder, caminhe do lado de fora do ambiente de trabalho. Essa mudança de ambiente possibilita que você volte ao trabalho com mais disposição e entregue uma experiência muito melhor para o paciente.

Sistema para clínica

Selecione um momento para navegar na internet

Nem sempre as coisas estão “pegando fogo” no ambiente de trabalho. Tendo um tempinho para relaxar, uma boa ideia é dar aquela navegada, se informar, ver uns vídeos que te alegrem, botar o fone e curtir uma música nos aplicativos do celular, entre outras possibilidades. Seja para ler notícias ou atualizar as redes sociais, navegar na internet pode ser um passatempo bem interessante.

Outra possibilidade é trocar umas palavras com amigos, familiares ou conhecidos. As dificuldades encontradas em plantões podem ser bastante desgastantes no aspecto físico e mental. Assim, a tecnologia pode ser uma grande aliada em momentos difíceis, quando bate saudade de alguém ou quando precisamos ouvir a voz de quem amamos, depois de um evento complicado.

Sempre reforçando que isso precisa ser feito durante uma pausa no trabalho e da forma correta, sem ficar um longo tempo conectado, deixando trabalho esperando.

Encontre tempo e espaço para um cochilo

Como diz a expressão popular: ninguém é de ferro. Todo mundo precisa descansar um pouco, nem que seja dando aquela sonequinha rápida e revigorante.

Portanto, assim que possível e dentro do bom senso, arranje um tempo para um cochilo de 20 minutos em um local mais sossegado. Muitas vezes pode ser bem pior manter-se acordado, brigando contra o organismo, destilando mau humor pelos corredores e aumentando as chances de errar em algumas decisões. Lutar contra o sono é uma batalha já perdida e você certamente quer sempre entregar o melhor atendimento para seus pacientes.

Se você acredita que essa técnica não funciona, faça um teste. As chances de retomar as atividades de forma leve e com mais atenção são grandes.

E aí, como você costuma encarar os plantões? Tem outras táticas? Compartilhe com a gente nos comentários!

E lembre-se, o Clínica nas Nuvens, software de gestão para clínicas médicas, pode revolucionar a administração no seu ambiente de trabalho. Com as funcionalidades do Clínica nas Nuves você vai ter muito mais tranquilidade, equilíbrio, e mais tempo para poder cuidar de quem mais importa, seu paciente.

O Clínica nas Nuvens conta com inúmeras ferramentas como agenda médica online, prontuários eletrônicos e telemedicina, além de muitos outros recursos que vão transformar seu dia a dia. Se for do seu interesse, peça uma demonstração gratuita e compreenda todos os benefícios disponibilizados para a área médica.

evite fraudes na clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se