Compartilhar Inscreva-se

5 dicas para manter a mesa organizada em seu consultório

5 dicas para manter a mesa organizada em seu consultório

A mesa de escritório é o centro de qualquer consultório médico ou odontológico. Ela é o cenário do início e do fim das consultas, o espaço em que a maior parte da comunicação e relacionamento com o paciente são desenvolvidos. Dessa forma, uma mesa limpa, em ordem e bem decorada é um atrativo simples e eficiente que demonstra profissionalismo e interesse pelo bem-estar dos usuários de um serviço de saúde. Mas, afinal, como manter a mesa de trabalho do consultório organizada?

A rotina agitada dos profissionais dessa área pode fazer com que esse local de trabalho se transforme num verdadeiro caos, com papéis e objetos diversos espalhados por todo canto, o que pode dar uma péssima impressão ao cliente sobre a qualidade dos serviços prestados. Além disso, um ambiente desorganizado prejudica a dinâmica de trabalho e pode atrasar desnecessariamente a rotina da clínica ou consultório.

Por isso, separamos cinco dicas fáceis para deixar a mesa organizada em qualquer tipo de clínica. Elas podem ser seguidas sem problemas por qualquer médico ou odontologista. Confira!

Manter apenas o essencial

O primeiro passo para uma mesa de trabalho limpa e organizada é definir quais são as ferramentas principais que serão utilizadas no dia a dia da clínica. O computador e seus periféricos (como mouses e teclados) ou, em alguns casos, o tablet, devem tomar o centro da mesa por serem necessários nos principais procedimentos da rotina de serviço da clínica.

Lápis e canetas devem ficar em um único local, de preferência em um organizador bonito e simples. Outros objetos, como agendas e calendários, devem ser colocados na mesa apenas se forem realmente utilizados com frequência. O profissional não deve ter medo de jogar quaisquer objetos completamente desnecessários no lixo.

Um dica importante e que ajuda muito na hora de manter a mesa de trabalho do consultório organizada, é utilizar um software médico. Assim, é possível abandonar a necessidade de agendas e prontuários de papel na mesa, pois tudo se mantém arquivado de forma digital.

evite fraudes na clínica

Organizar os papéis

Uma clínica médica ou odontológica lida diariamente com vários tipos de papéis: receitas, pedidos de exames, folhas de encaminhamento, formulários de procedimentos, prontuários de pacientes e muitos outros. Por isso, é essencial colocar esses documentos em um único local, de fácil acesso, para otimizar a rotina de trabalho e evitar a perda de minutos preciosos da consulta em sua procura.

O ideal é colocar todos os papéis em uma pasta etiquetada, dividindo os documentos por tipo e frequência de uso. Isso evita que eles se espalhem pelo ambiente e fiquem acumulados na mesa do profissional.

Aqui, cabe ressaltar mais uma vez, a utilidade de um software para clínicas. Pois, além de permitir o arquivamento de dados e informações na nuvem, possibilita uma melhor experiência de atendimento, já que todo o histórico do paciente fica facilmente acessível ao profissional que atendê-lo, sem a necessidade de folhear vários papeis para encontrar determinadas informações. Bastam apenas alguns cliques.

Escolher bem a decoração

Uma mesa bem decorada deixa o ambiente mais confortável e convidativo, mas o excesso desses objetos invariavelmente leva à bagunça. Por isso, deve-se selecionar apenas um ou dois para ocupar a mesa, não mais que isso.

Dê preferência a objetos compactos e simples. Uma foto e um modelo anatômico (muito utilizado no setor de saúde), por exemplo, já bastam para dar uma boa impressão.

Outra dica interessante é seguir temáticas de datas simbólicas para o setor da saúde. Por exemplo, Outubro Rosa ou Novembro Azul. Nesses casos, vale a pena incluir uma decoração que siga a temática da data. Natal e Ano-Novo também pedem uma decoração diferente. Porém, nunca com exageros.

Manter um filtro constante

Devido à alta rotatividade das clínicas de saúde, objetos como cartões de visita e papéis publicitários têm a tendência perversa de acumularem-se e obstruírem completamente a mesa de trabalho. Os que são realmente úteis devem ser selecionados e posicionados em um único local na mesa, já os demais só tomam espaço e devem ser deixados de lado.

Atualizar ferramentas digitais

Aproveitar as tecnologias modernas é um ótimo passo para limpar de vez o ambiente de trabalho, como citado acima. A agenda de consultas, o calendário e o arquivo de prontuários podem todos serem substituídos por versões virtuais mais ágeis e funcionais, agregadas em um único lugar: o computador, o tablet ou o smartphone. Até aquela calculadora grande e pesada torna-se inútil e desnecessária em cima da mesa.

Dessa forma, é possível agilizar os processos internos da clínica e simultaneamente desobstruir a mesa de trabalho, deixando o foco para o que é realmente insubstituível: a boa comunicação entre o profissional e o paciente.

Gostou das nossas dicas para manter a mesa de trabalho do consultório organizada? Deixe seu comentário, conte para a gente como você arruma a sua e entenda como tornar o seu consultório médico mais rentável com nosso eBook exclusivo – COMO TORNAR SEU CONSULTÓRIO MÉDICO MAIS RENTÁVEL.

sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.