10 dicas de decoração para sua clínica ou consultório médico

10 dicas de decoração para sua clínica ou consultório médico

Para muita gente, ir ao médico não é, nem de longe, um programa agradável. Imagine, então, quando o ambiente contribui para tornar essa experiência ainda pior. Desorganização, falta de iluminação ou bom senso são alguns dos maus exemplos encontrados por aí. Cuidar da decoração para sua clínica, portanto, é essencial.

É bom ficar atento: um consultório mal decorado pode acabar por afastar seus pacientes. Por isso, esse é um item que precisa ser levado em consideração, tanto por quem planeja abrir uma clínica quanto por quem está há vários anos no mercado.

Muito mais que um bom atendimento, é preciso oferecer um ambiente aconchegante, agradável e equilibrado aos seus pacientes. Além de cumprir as normas de higiene e limpeza, você tem que se preocupar com a decoração de consultório médico e a personalização do local.

Tem dúvidas de como fazer isso? Então, confira as 10 dicas que selecionamos para você!

1. Acerte nas cores

A dica é optar por cores mais claras para seu consultório. Elas devem transmitir a sensação de tranquilidade, paz e aconchego. Não apenas para seus pacientes, mas também aos familiares, acompanhantes e a todos que transitam pelo local.

Nas paredes, evite tons muito chamativos e que possam provocar agitação nos pacientes. As cores intensas, como o preto e o vermelho, devem ser deixadas para objetos de decoração.

2. Pense na escolha do piso

Para o chão, opte, preferencialmente, por um material frio, como cerâmica ou porcelanato. Eles são modernos, resistentes e fáceis de limpar. Tons claros representam a melhor escolha nesse sentido.

Não use carpete ou tapete como itens de decoração, já que acumulam pó e bactérias. O piso de madeira também não é uma opção considerada higiênica, então, fique atento.

3. Escolha a mobília adequada

Praticidade e funcionalidade devem conduzir a seleção dos móveis da sua clínica ou consultório. Uma boa dica é optar pelos planejados ou feitos sob medida, que se adequam melhor ao espaço.

Quanto às cores, para deixar o ambiente mais aconchegante, utilize balcões ou painéis em madeira, por ser considerada um elemento que oferece calor de forma natural. Assim, a decoração para sua clínica transmite a sensação certa.

4. Invista em itens decorativos

Para decorar o espaço, invista em flores naturais e vasos diferenciados, em cristal ou cerâmica. Além de deixarem o ambiente mais bonito, as peças ainda transmitem um ar autêntico e vivo.

Na sala de consulta, você pode expor em quadros os certificados da graduação, de residência médica e de cursos feitos no exterior, por exemplo. Outra dica é utilizar fotos da família, sem exageros, para humanizar o contato.

sistema para clínica

5. Não se esqueça da iluminação

Não menos importante é a iluminação, que deve ser pensada com cuidado. Apostar em uma possibilidade indireta, com lustres ou abajures, é uma boa ideia. Também é interessante contar com spots de luz, espalhados em pontos estratégicos.

Se o orçamento for menor, escolha luminárias produzidas em papel ou em tecidos, como o linho, que deixam o lugar mais acolhedor e transmitem o sentimento de cuidado aos pacientes.

6. Monte um lugar para crianças

Muitos pacientes vão com crianças para a clínica, mesmo quando os pequenos não serão atendidos. Como eles precisam de distração e entretenimento enquanto esperam, vale pensar em um espaço kids.

Uma área com brinquedos para crianças ou com atividades, como desenhos para colorir, torna a experiência melhor para todos. Na hora de compor a decoração, escolha peças que combinem com o restante da proposta. Assim, é possível obter uma unidade visual.

7. Tenha cuidado com a disposição de itens

Além de decidir o que será usado, é essencial pensar em como tudo será apresentado. Um dos pontos-chave de qualquer decoração é a distribuição de móveis e objetos, então, isso tem que ser considerado.

Para aproveitar e valorizar ao máximo o espaço, planeje onde cada item deve ser posicionado. Não se esqueça de criar “corredores” confortáveis de passagem, já que as pessoas vão circular pelo ambiente. Deixar um vão adequado entre as peças evita acidentes e otimiza a utilização da área.

8. Favoreça a organização

A bagunça não tem nada a ver com uma decoração de sucesso. Se os itens estiverem todos fora do lugar, o resultado é confuso e pouco atraente. Então, o melhor a fazer é cuidar da organização — e, inclusive, ter a colaboração dos pacientes.

Um jeito de favorecer esse aspecto é contando com itens de apoio e que criam pontos específicos de arrumação. Ter um porta-revista, por exemplo, evita que elas fiquem jogadas pela recepção. Deixar os brinquedos infantis em caixas também impede que sejam espalhados. Então, vale usar esse truque para que cada coisa tenha o seu local certo.

9. Sempre pense na identidade da marca

Ao fazer as escolhas sobre a decoração para sua clínica, é normal se deparar com muitas texturas, cores e materiais. Então, surge a dúvida: como decidir? Para solucionar essa questão, o melhor é pensar na identidade visual da marca.

Considere o logotipo e a mensagem a ser transmitida. Se a ideia é criar um ambiente refinado, a qualidade dos itens deve transparecer. Já se quiser compor algo moderno, peças diferentes são bem-vindas. Isso ajuda a estabelecer uma experiência consistente com a fachada e que fortalece o negócio.

10. Não se esqueça da higiene

A decoração para sua clínica não pode considerar apenas a estética. Por mais que esse seja um fator essencial, a higiene deve ser priorizada do mesmo modo. Afinal, o recinto deve atender a normas mínimas e garantir a segurança de todos.

Evite cortinas que acumulem ácaros ou pisos que criem o ambiente perfeito para bactérias. Também opte por móveis fáceis de limpar e por uma disposição que facilite a circulação de ar. Desse jeito, é possível obter um espaço limpo e preparado para receber a todos.

A decoração de consultório médico é muito importante. Mais que apenas estética, tem função útil e de consolidação da sua marca. Então, vale a pena ficar de olho nessas dicas para chegar aos melhores resultados.

Se quiser outras dicas para cuidar do seu negócio, siga nossas redes sociais e fique por dentro. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se