5 canais para investir na divulgação da sua clínica médica

5 canais para investir na divulgação da sua clínica médica

Não há dúvidas de que a saúde é um item prioritário no dia a dia do ser humano, e que todas as pessoas investem recursos para cuidar do seu corpo e da sua mente. No entanto, com o aumento no número de profissionais, os pacientes possuem mais opções de escolha, o que vem obrigando os médicos a pensar em maneiras mais sofisticadas para fidelizar seu público, como em novos canais para invister na divulgação de sua clínica médica.

Antigamente, essa não era uma preocupação enfrentada pelos profissionais da saúde. A família tinha o seu médico “de preferência” e ele acabava por solucionar grande parte das dúvidas e casos que surgiam. A concorrência era bem menor e não havia necessidade de se autopromover para conseguir um bom número de pacientes fidelizados. Mas, atualmente, essa realidade mudou e as pessoas hoje optam por ambientes que somem, tecnologia, bom atendimento, preços amigáveis e agilidade desde a marcação da consulta até o entrega do laudo.

Assim, temos hoje a necessidade de criar um relacionamento com os “potenciais pacientes” com o objetivo de fidelizá-los. A evolução tecnológica vem contribuindo significativamente nessa tarefa, oferecendo canais de divulgação bastante eficazes.

Se você vem pensando em investir na divulgação de sua clínica ou consultório, nós selecionamos 5 ferramentas que podem ser bastante úteis se utilizadas corretamente. Confira!

marketing para clínicas

1. Redes sociais

Atualmente mais de 150 milhões de brasileiros já utilizam a internet e, desse número, grande parte tem um perfil ativo nas redes sociais como Facebook, Youtube, Twitter, Instagram, LinkedIn, entre outros.

Assim, criar uma página em um desses canais e mantê-la ativa através de publicações relevantes é um investimento em marketing que pode render bons resultados.

É preciso estar sempre em atividade, alimentando seu público com conteúdos, trazendo dicas, informações relevantes, desafios e, quando for pertinente, indicar seu produto ou serviço para solucionar algum problema que as pessoas que seguem seus perfis possam ter.

2. E-mail

O e-mail é uma grande ferramenta de interação e um dos principais instrumentos para estratégia de fidelização de clientes ou paciente, bem como de prospecção de novos interessados.

Muitos softwares e sistemas para gestão de clínicas e consultórios já vem preparados com módulos para cadastro completo de pacientes. Assim, ao inserir suas informações, você também pode criar uma base de e-mails válidos e ativos.

Através do e-mail, você pode enviar dicas, informações e outros conteúdos pertinentes, mantendo um relacionamento pessoal com seus pacientes.

Não deixe de utilizar o e-mail para enviar conteúdos, mandar parabéns em datas especiais, convites, promoções e outras oportunidades de comunicação.

Faça do e-mail seu aliado no relacionamento com seus pacientes!

3. SMS

Os smartphones estão no topo dos dispositivos mais utilizados atualmente. Assim, investir em envio de SMS para confirmar consultas, por exemplo, é bastante útil, porque os pacientes não são “incomodados” com ligações no meio do dia, mas, ainda assim, conseguem verificar a informação e, muitas vezes, dar o retorno esperado.

Mesmo não sendo mais a principal ferramenta para troca de mensagens e envio de conteúdos para as pessoas, o SMS ainda é baste seguro, simples de utilizar, e pode ajudar a complementar uma boa campanha de marketing, sendo mais um canal importante para atingir o público-alvo.

4. Blogs

O blog compõe uma estratégia muito interessante para a divulgação da empresa. A ideia primordial é criar conteúdos para que as pessoas, ao fazerem buscas no Google, encontrem as respostas exatamente no seu blog.

É importante que o blog tenha um visual limpo e que facilite a boa leitura do material. Além disso, como método de atração, é importante escrever parágrafos mais curtos, pois as pessoas tem a tendência de não ler conteúdos muito grandes, onde não há “respiros” no meio dos textos. Além disso, também é válido criar um bom número de subdivisões no conteúdo, com subtítulos, criando blocos de leitura para deixar o leitor mais confortável diante da tela.

Quanto aos conteúdos, bom, esta é a parte mais importante e a sua qualidade fará toda a diferença entre manter alguém fixo, lendo seu blog, ou afastar as pessoas como jogar alho para vampiro.

Através de bons conteúdos, informações relevantes e dicas precisas, você vai educando e criando um público fiel. Mantendo uma constância de publicações, é muito provável que as pessoas voltem a ler seus textos, assinem sua newsletter, aguardem seus e-mails indicando novidades no blog e tornem-se seus seguidores.

5. Website

O site é como uma vitrine virtual da empresa. É o local onde o cliente ou paciente precisam se sentir em casa, confortáveis, navegando pelas páginas com fluidez, com prazer.

O site precisa ser bonito, e aqui entra a questão do design, da estética; ele precisa ser responsivo, e isso significa que precisa se comportar perfeitamente nas mais diversas plataformas e dispositivos, como notebooks, tabletes e smartphones; ele também deve ser uma experiência agradável para o usuário, no modo como se comporta, ser ágil quando carregar as páginas, ter todas as informações sobre serviços ou produtos, apresentar os profissionais da empresa e facilitar o contato com novos visitantes, além de outras questões.

Ter um site agradável e eficiente, é um dos principais atributos de sucesso para qualquer empresa, hoje em dia. Por isso, invista em um grande site e você já estará no caminho para ter grandes resultados.

De modo geral, o importante é estar presente de maneira eficaz e ativa nos mais diversos espaços digitais, para que seu paciente o encontre e vá, aos poucos, sendo conquistado por seus serviços!

O Clínica nas Nuvens

Além do que foi exposto, é importante salientar os inúmeros recursos que o Clínica nas Nuvens possui, nosso software de gestão de clínicas e consultórios. Com ele você integra todos os setores do seu ambiente profissional, acelerando processos, otimizando o dia dia de trabalho, trazendo mais segurança para os dados e informações (pois tudo fica armazenado na nuvem), e facilitando a vida dos seu profissionais e dos clientes.

Vale a pena compreender melhor como funciona o prontuário eletrônico, a agenda médica online, a Telemedicina, as confirmações de consulta por e-mail, SMS ou WhatsApp, as ferramentas do Marketing Médico, e muitos outros recursos.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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