5 aplicativos que ajudam a monitorar a saúde do seu paciente

5 aplicativos que ajudam a monitorar a saúde do seu paciente

É claro que o médico é a autoridade máxima quando se trata de diagnosticar e receitar. O profissional estudou assiduamente por anos e busca constantemente se aperfeiçoar para garantir o sucesso nos tratamentos de seus pacientes. No entanto, com a evolução da tecnologia, surgiram muitos aplicativos que ajudam a monitorar a saúde.

Tendo em vista que é muito comum que os próprios pacientes procurem a solução de suas dúvidas e dores na internet, muitos desses aplicativos foram criados e disponibilizados gratuitamente, com o intuito de facilitar às pessoas o controle da própria saúde, mas sem deixar de lado, é claro, as orientações de um profissional.

Com isso, o que, a princípio, pode parecer um problema para alguns, na verdade acaba sendo um auxílio muito interessante, inclusive, aos próprios profissionais de saúde. Assim, os médicos podem indicar aos pacientes alguns bons aplicativos para manter os cuidados, a prevenção de doenças, a manutenção de um estilo de vida que preze pelo bem-estar, além de outros que tenham relação direta com o diagnóstico específico do paciente.

Por exemplo: se o paciente é diabético, ele pode ter um aplicativo que traga conteúdos relevantes sobre os cuidados com a doença, que notifique ele para tomar os medicamentos no horário certo, etc. Ou, no caso de nutricionistas, o profissional pode indicar aplicativos que lembrem o paciente de tomar água durante o dia.

Tendo tudo isso em vista, resolvemos selecionar 5 aplicativos mais gerais, mas que certamente vão ajudar as pessoas e, além disso, que o médico pode, sem nenhuma contra indicação, indicar aos seus pacientes. Confira o conteúdo e boa leitura!

agenda médica online

1. Socorro

Esse aplicativo, inicialmente disponível apenas para o sistema operacional iOS, é um programa de muito sucesso, que figurou já entre os softwares com mais downloads na Apple Online e também na Itunes App Store.

A proposta deste aplicativo é muito simples: ele pode salvar vidas. Basta inserir e ele armazenar as principais informações referentes a sua saúde. Dados como alergias, vacinas, medicamentos e doenças crônicas, por exemplo, podem ser registrados no app. O principal uso está no caso da pessoa sofrer algum acidente e precisar ser socorrida.

No momento em que a equipe de emergência for chamada, todas as informações sobre o paciente são acessadas e tudo pode ser feito com mais agilidade e segurança.

Além disso, o aplicativo possui um botão central que ajuda a entrar em contato rapidamente com serviços públicos, como SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Bombeiros, Polícia ou contatos cadastrados. Também é possível enviar uma mensagem de socorro pré-definida via Twitter para os seguidores.

2. Cardiograph

O Cardiograph é um aplicativo que mede a frequência cardíaca através da câmera de celular. Através de um sensor, ele consegue avaliar o ritmo do seu coração e assim você pode saber se está dentro do normal ou se está  muito acelerado e então entrar em contato com seu médico, caso seja necessário.

Outro recurso interessante é que os dados do app são armazenados para que o paciente possa mostrar ao seu médico em uma consulta futura, por exemplo.

Lembrando que o Cardiograph está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

3. Calendário Menstrual

Toda mulher vai considerar utilizar este aplicativo. O Calendário Menstrual é direcionado para o público feminino. Sua função é, principalmente, ajudar a lembrar sobre seu período menstrual.

Com ele, é possível saber quando será o próximo período menstrual, ter notificações sobre os dias férteis, sobre a ovulação e até mesmo sobre o que envolve os “riscos” de gravidez.

Além disso, a mulher também pode adicionar lembretes sobre as pílulas anticoncepcionais, dias e horários para tomar e demais cuidados.

Ele tem muitas funções interessantes, como backup de dados que podem ser compartilhados por e-mail e divididos com seu médico, controle de IMC, informações sobre seu peso, temperatura e outras ferramentas.

O Calendário Menstrual acaba sendo uma espécie de diário, em que é possível inserir informações e cruzar dados para que o médico tenha mais subsídios na hora da sua consulta. O aplicativo também está disponível para Android e iOS.

4. Dieta e Saúde

Conhecido pelos amantes da alimentação saudável, esse app auxilia no controle diário da alimentação a partir de recomendações profissionais, proporcionando controle alimentar, cuidados com a saúde e reeducação alimentar, sem que seja necessário recorrer a dietas difíceis de serem continuadas.

As dicas e instruções do Dieta e Saúde, levam em consideração estudos sérios, com a proposta de auxiliar na redução de peso e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Vale a pena conferir!

sistema para clínicas

5. Hora do Medicamento

Se tem uma coisa que as pessoas esquecem, é de tomar os remédios na hora certa. Por isso, foi desenvolvido esse aplicativo, para que não haja mais problemas nesse sentido.

Inclusive, alguns medicamentos, se não tomados no momento correto, além do fato de não ajudarem no tratamento, podem gerar efeitos colaterais muito desconfortáveis. Tendo isso em vista, surge a necessidade de um aplicativo que lembre a pessoa com precisão.

O Hora do Medicamento permite cadastrar os horários para tomar os remédios com as opções do usuário marcar “tomar” ou “adiar”. Assim, a preocupação de esquecer de tomar o remédio na hora correta é deixada de lado.

Mas e você, quais aplicativos recomenda para seus pacientes? Compartilhe com a gente nos comentários!

E  se gostou deste conteúdo, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais. Estamos sempre trazendo novidades.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se