Com a chegada da velhice, cuidar da saúde torna-se ainda mais importante, garantindo bem-estar e qualidade de vida. É por isso, que a presença de idosos em clínicas e consultórios é algo que faz parte da rotina. Mas para criar um vínculo com esses pacientes e fidelizá-los é necessário que as clínicas e consultórios ofereçam um atendimento diferenciado, considerando as limitações e necessidades desse público.
É preciso ter consciência de que estabelecer um relacionamento com pessoas idosas requer paciência e compreensão, principalmente em ambientes como clínicas e consultórios, onde naturalmente desenvolve-se estresse por conta da preocupação com a saúde.
Para ajudar nisso, neste blog post separamos 4 dicas para atender os idosos com mais qualidade. Acompanhe o conteúdo e confira. Boa leitura!
Ouvir
Com tantos anos e experiências vividas, é normal que eles tenham muito para contar. Assim, adotar uma postura de ouvinte, interessando-se por seus relatos, principalmente no que tange ao diagnóstico, é uma atitude positiva.
Até porque não há nada mais desconfortável do que procurar por um atendimento médico e ter a impressão de que o profissional não está interessado em realmente saber como você se sente. Quem já passou por esse tipo de situação, sabe o quão incômoda é.
Portanto, manter um diálogo aberto e frequente faz com que o paciente crie uma relação de proximidade com você, enquanto profissional, e isso permite que a consulta seja feita de forma mais pessoal, melhorando a confiança entre médico e paciente.
Assim, não só a visita vai se tornar mais agradável e amigável para ambas as partes, mas também as chances de ter um diagnóstico mais assertivo aumentam, já que o paciente estará mais propenso a falar sobre suas dores ou problemas de saúde.
Dialogar
Além de ouvir, é importante interagir com o idoso, reforçando seu interesse pelo que está sendo dito. Para isso, elevar o tom de voz com aqueles que têm dificuldade de audição é um quesito que precisa ser considerado, prestando atenção para não parecer grosseiro.
Além disso, procure acompanhar a linguagem do paciente, usando expressões ou assuntos que lhe são familiares, melhorando a interação. É possível entrar no assunto do trabalho, perguntar sobre os netos, o tempo e até sobre futebol, se esse for um assunto de interesse do seu paciente.
Uma boa dica é anotar em algum canto do prontuário, quais assuntos mais interessam ao idoso, nomes de filhos ou netos que ele mencione, para já ter uma brecha para a conversa da próxima consulta. Essa é uma forma de tornar o atendimento sempre leve e confortável para ambos os lados.
Além disso, mostrar que se interesse pelo que ele tem a dizer e que guardou informações sobre o que ele já contou, é uma forma de demonstrar carinho e criar um laço de confiança. Pode ter certeza que mantendo essa postura de ouvinte, você acabará sendo indicado para outras pessoas.
Aconselhar
Com quem já viveu muitas histórias, ser imperativo não é exatamente uma boa prática. Aconselhar os pacientes mais idosos, reiterando a importância dos cuidados, explicando como cada ação impactará positivamente no tratamento, é muito melhor.
Muitos pacientes têm um longo histórico de dores e mostrar que a medicação ou a aplicação dos cuidados vai ajudar a aliviar, e até extinguir as dores, pode ser uma boa ideia. O idoso precisa ver em você um amigo que, apesar de mais jovem, se preocupa com ele e quer ajudá-lo.
Ainda é possível apelar para o fato de que eles têm muito a contribuir com a família e seguir os cuidados propostos vai ajudá-los a se manterem saudáveis e, assim, poder compartilhar mais anos de vida com os entes queridos.
Manter contato
Consultas espaçadas, com pouca frequência, podem ser um empecilho na construção desse relacionamento com os pacientes idosos. Assim, manter um contato constante, através de ligações, por exemplo, é recomendável. E, é claro, agendar consultas quando possível, é ainda melhor.
Assim, ligue para saber como seus pacientes idosos estão, se a rotina de cuidados está sendo mantida, mas se preocupe também em saber da vida deles. Se fizeram algo diferente, se há alguma novidade. Reafirme que você é um amigo e que se preocupa e zela pelo bem-estar deles.
Outra dica é oferecer formas diferenciadas de atendimento, no caso dos pacientes se mostrarem incapazes de se deslocar até a clínica para realizar a próximos consulta, seja por falta de tempo ou problemas de saúde. Assim, dê a eles a possibilidade de realizar um atendimento online, por meio da telemedicina.
Dessa forma, é possível garantir ainda mais conforto para o paciente. Ainda mais nos dias de hoje em que as ferramentas são facilmente acessáveis por qualquer pessoa. No entanto, tenha em mente que pode ser que alguns pacientes idosos sintam dificuldade de lidar com esse tipo de tecnologia. Nesses casos, entre em contato com os familiares mais próximos, além do paciente, e oriente-os a como usar um canal de atendimento online.
Enfim, atender pacientes com dedicação e tempo é uma maneira simples e bastante eficaz que os profissionais da saúde têm a disposição. Ao fazer isso você cativa não só seu paciente da melhor idade, mas também os familiares que o acompanham nas consultas e que são possíveis futuros clientes.
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