Dicas de como atender pacientes por telemedicina

Dicas de como atender pacientes por telemedicina

Nos últimos anos, a telemedicina tornou-se uma importante ferramenta de comunicação na área da saúde, proporcionando mais praticidade, conforto e agilidade. Mas muitos profissionais ainda possuem dúvidas em como atender pacientes por telemedicina, o que é normal tendo em vista que a prática é nova.

Para ajudar a entender como a telemedicina funciona, desenvolvemos este conteúdo com dicas e informações relevantes sobre essa ferramenta. Continue a leitura e confira. 

O que é telemedicina?

A pergunta sobre o que é telemedicina ainda é bastante comum. E a resposta é simples: a telemedicina refere-se ao atendimento médico feito a distância, por meio da utilização de recursos tecnológicos, como internet, computador, celular ou outro dispositivo que possua câmera e tenha acesso à internet. 

No Brasil, a prática da telemedicina vem ganhando mais notoriedade desde de 2020, por conta da pandemia de Covid-19, que tornou os atendimentos presenciais recomendados apenas para casos graves. 

Por meio da telemedicina, é possível oferecer um atendimento com a mesma qualidade que o presencial, possibilitando, inclusive, o envio de receita digital para o paciente, por meio de um link. Além disso, quando o médico realiza um atendimento online, também é possível disponibilizar forma de pagamento online ao paciente. 

Para utilizar uma plataforma de telemedicina basta abrir o aplicativo no qual será feita a chamada de vídeo, ajustar a câmera e o áudio, enviar o link ao paciente e aguardar ele entrar. É totalmente rápido, fácil e seguro. 

Telemedicina

Vantagens da telemedicina

Em maio deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a telemedicina no Brasil, por meio da Resolução n° 2134/2022. Até então, a modalidade estava autorizada apenas para uso emergencial de Covid-19. 

Com essa regulamentação em vigor, a perspectiva é que a utilização desse método de atendimento aumente ainda mais, por conta dos benefícios que oferece aos médicos e pacientes. Entre os principais, podemos destacar:

  • Atendimento aos pacientes que se encontram afastados dos centros urbanos sem que esses precisem se deslocar para longas distâncias.
  • Melhoria na qualidade dos laudos emitidos e resultados mais rápidos.
  • Atendimentos mais rápidos e com menores custos para o profissional.
  • Aumento da produtividade nas clínicas e consultórios e a oportunidade desses de oferecerem mais especialidades médicas aos pacientes.
  • Maior troca de conhecimentos entre médicos, possibilitando aperfeiçoamento.

Em resumo, a telemedicina é uma prática barata, rápida, segura e que possibilita o acesso de mais pessoas à saúde, independente da localização geográfica em que se encontra. 

Para ter uma ideia de como essa ferramenta é importante, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina, entre 2020 e 2021, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital. E esse número tende a crescer. 

Como prestar um atendimento de qualidade por meio da telemedicina

Como prestar um atendimento de qualidade por meio da telemedicina

Mas, afinal, como atender pacientes por telemedicina de maneira eficaz? Quais posturas adotar para garantir que a comunicação entre médico e paciente mantenha a mesma qualidade que um atendimento presencial? Para ajudar nisso, separamos algumas dicas importantes. Confira a seguir. 

1. Converse com o paciente

Não é porque o atendimento acontece de forma digital, que a conversa não pode fluir naturalmente. É justamente por ser um meio de comunicação online, que o profissional da saúde deve aumentar o foco em como atender pacientes por telemedicina de forma humanizada, assim como faria se o contato fosse presencial. 

Assim, é essencial demonstrar simpatia, preocupação e atenção para ouvir tudo que o paciente tem a dizer em relação a sua saúde. Mesmo a distância, a dedicação do profissional pode ser percebida pelo paciente. 

E quando a qualidade do atendimento se mantém, o paciente com certeza não sentirá diferença em relação a forma como ele acontece, pois irá se sentir bem de qualquer forma. 

2. Explique sobre a telemedicina 

Alguns pacientes possuem pouco entendimento sobre como a telemedicina funciona. Em alguns casos, pode ser que eles nunca tenham sido atendidos dessa forma. Por isso, é normal que dúvidas surjam e é importante responder a todas elas. 

Assim, antes do atendimento, certifique-se que o paciente aceitou consultar dessa forma e comece a conversa explicando, caso ele não saiba, que a telemedicina é uma prática regulamentada e que as informações trocadas ali estarão seguras. Se necessário, dê exemplos de telemedicina praticados em outros atendimentos. 

E lembre-se de enfatizar que ele pode se sentir à vontade para falar e interromper sempre que desejar, da mesma forma que faria caso o atendimento fosse presencial. 

Prontuário eletrônico

3. Aposte na tecnologia durante o atendimento

Contar com a tecnologia, vai muito além de como atender pacientes por telemedicina. Além dessa ferramenta, é importante contar com o suporte de outras soluções, para garantir que a qualidade da consulta se mantenha. 

O prontuário eletrônico, por exemplo, é uma ferramenta que agrega qualidade tanto para atendimentos presenciais quanto atendimentos feitos de forma digital. Isso porque, sem sair do próprio computador, o médico consegue acessar todas as informações sobre o paciente com apenas alguns cliques. 

Os laudos à distância, chamados de prescrições médicas digitais, também é uma importante ferramenta tecnológica e mais um dos benefícios da telemedicina. Com ela, o médico tem a possibilidade de criar a receita digital, sem que o paciente precise sair de casa.

Garantindo assim, que a atenção ao paciente não seja perdida e o acesso aos dados importantes para a consulta seja feito de forma imediata, no mesmo instante em que o paciente conversa com o profissional. 

4. Após a consulta, mantenha contato

O contato com o paciente não deve ser mantido apenas durante o atendimento médico, seja ele feito de forma online ou presencial, é importante que a relação com o paciente seja mantida, inclusive, após as consultas feitas. 

Assim, após encerrar a conversa e a chamada de vídeo for desligada, é interessante, conforme o tratamento do paciente, enviar e-mail, mensagens de WhatsApp ou SMS com certa periodicidade. 

Seja para relembrar sobre o retorno médico online ou presencial, para enviar felicitações de aniversário ou, até mesmo, enviar conteúdos com informações e dicas relevantes para o tratamento do paciente. Independente disso, o importante é manter o contato em dia. 

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Conheça a telemedicina do Clínica nas Nuvens

Durante este conteúdo você viu como atender pacientes por telemedicina é algo que pode beneficiar todos os envolvidos. Mas, para que isso seja feito com excelência, a principal dica é contar com um software de telemedicina, que ofereça todo o suporte necessário. 

O Clínica nas Nuvens é um ótimo exemplo de software para clínicas que conta com telemedicina e muitas outras funcionalidades que ajudam a melhorar ainda mais a maneira de atender os pacientes e, como consequência, fazer a empresa crescer sempre mais. 

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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