O que não pode faltar em um software para clínicas

O que não pode faltar em um software para clínicas

Hoje em dia está cada vez mais comum ter software para clínicas gerindo os negócios na área da saúde. Esses sistemas de gestão trazem uma série de recursos e ferramentas que facilitam o dia a dia dos profissionais e pacientes.

Neste conteúdo vamos trazer informações para que você possa entender melhor o que é um software para clínicas, quais suas principais funcionalidades e como uma tecnologia dessas pode ser útil para o seu ambiente profissional.

Software para gestão da clínica

Antes de mais nada, é preciso que você conheça o Clínica nas Nuvens, software de gestão para clínicas, 100% online, que já conta com mais de 14 mil usuários espalhados por todo o Brasil, 7 milhões de prontuários, 1 bilhão em transações anuais e 10 milhões de agendamentos. 

O Clínica nas Nuvens é um software para clínicas que hoje faz parte da Bionexo (maior plataforma de compras na saúde) e conta com inúmeras funcionalidades para simplificar a vida e otimizar o tempo nos estabelecimentos.

Com esse sistema para clínicas você tem uma série de recursos muito importantes para transformar sua rotina. Como exemplo, você pode acompanhar o contas a pagar e receber, o fluxo de caixa, fazer os agendamentos online e gerar relatórios.

Também é possível criar e controlar múltiplas agendas, caso você tenha mais de uma clínica, tendo uma visão ampla de cada unidade. Além disso, a integração é outro ponto muito importante, pois o sistema se integra com todos os outros setores da clínica.

Os benefícios são muitos, por isso vamos ver, na sequência e mais especificamente, algumas funcionalidades do software, passando por agenda médica online, prontuário eletrônico, telemedicina, gestão de finanças e mostrando algumas áreas ou especialidades que o sistema abrange. 

Software para clínicas

Agenda médica online

A agenda médica online é um recurso do software para clínicas que proporciona organização, controle e simplifica as atividades diárias no ambiente de trabalho.

Com a agenda médica online você gerencia toda a rotina, organizando os horários e procedimentos com muito mais agilidade e otimizando o tempo dos profissionais.

E para facilitar a comunicação com os pacientes, você pode enviar mensagens personalizadas e automatizadas através de e-mail, WhatsApp ou SMS, avisando das consultas e lembrando dos horários agendados.  

Além disso, caso você tenha um site, ele pode ser integrado ao Clínica nas Nuvens e, assim, seus pacientes podem agendar, cancelar e até pagar as consultas através do seu site. Logo que o paciente fizer isso, o sistema é atualizado automaticamente.

Calcula-se que, em média, só com agendamentos online, as clínicas aumentam sua receita em até 20%. É muita coisa, não é mesmo? Por isso, a importância de contar com a agenda médica online na sua clínica.

Chatbot para WhatsApp

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é extremamente útil na clínica, pois com ele você termina com a papelada, os fichários, arquivos físicos e a confusão burocrática recorrente nesses ambientes.

Além do fim do papel, por se tratar de um recurso online, você pode armazenar todos os dados e informações do paciente na nuvem, sem se preocupar com a segurança, pois o sistema utiliza o mesmo padrão de segurança digital das instituições bancárias.

Outra função importante diz respeito aos compartilhamentos e acessos de informações. Primeiro, você pode acessar os dados, alterar e salvar de qualquer lugar, basta ter acesso e internet. 

No mais, a questão dos acessos também é importante, pois é possível conferir autorização de acesso a determinados arquivos apenas para algumas pessoas, bloqueando o acesso para outras. 

Mas esses são apenas alguns recursos do prontuário eletrônico, pois existem muitos outros, como o controle de próteses, criação de modelos de laudos, personalização de anamnese, coleta de informações no pré-atendimento, banco de dados com medicamentos e protocolos, entre outros.

Prontuário eletrônico

Plataforma de telemedicina

A telemedicina é uma tecnologia que tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente depois da pandemia de Covid-19. Inclusive, neste ano, com a Resolução nº 2131/2022, foi regulamentada a telemedicina no país, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Agora, os profissionais devidamente registrados em seus órgãos, podem atuar utilizando a telemedicina para interagir com seus pacientes. Esse é um passo muito importante para o bem-estar de profissionais e da comunidade no geral.

Com a telemedicina é possível fazer consultas à distância, sem que haja necessidade do paciente sair de casa ou do médico se deslocar. Isso é extremamente útil em casos em que há alguma dificuldade de locomoção, por exemplo.

Além disso, por ser totalmente online, é possível compartilhar arquivos, enviar exames, imagens, etc., já que o sistema pode ser integrado ao prontuário eletrônico e, sendo assim, o médico consegue ter todos os dados do paciente em mãos durante a consulta.

Outra questão que pode ser considerada é referente à dispensação digital, em que é possível acessar a receita pela plataforma Memed, integrada ao Clínica nas Nuvens.

Sendo assim, com total segurança e praticidade, o médico cria sua assinatura digital, envia a receita pela Memed, o paciente recebe um link e apresenta na farmácia.

Esses são alguns recursos da telemedicina que podem transformar o trabalho na sua clínica e trazer mais conforto e tranquilidade para seus pacientes. Mas é claro que não são os únicos, pois existem outras ferramentas que também podem facilitar sua vida na clínica. 

Telemedicina

Clínica nas Nuvens: especialidades do software para clínicas 

O Clínica nas Nuvens foi desenvolvido para mudar a rotina de trabalho de várias áreas da saúde. Mesmo que a procura por um software médico seja mais intensa, ou seja, são mais clínicas médicas buscando a nossa tecnologia, isso não significa que ele não seja adaptado para outras áreas.

Pelo contrário, o Clínica nas Nuvens é um sistema projetado para atender mais de 30 especialidades. A utilização como sistema médico é, de fato, preponderante, mas inúmeros outros profissionais de saúde também se beneficiam.

Hoje, podemos dizer que as principais especialidades que buscam soluções de gestão através do nosso software para clínicas são: odontologia, que, inclusive, possui uma funcionalidade específica dentro do software, com recursos totalmente direcionados para essa profissão.

Há também clínicas de cirurgia plástica, centros médicos, centros populares de saúde, consultórios de psicologia e, até mesmo, clínicas-escola, que são centros de estudo na área da saúde, dentro de universidades.

Esse software não é apenas um software para clínicas, é também um software para consultórios, para estudantes, centros de saúde e outros estabelecimentos, dentro do universo da saúde, que necessitem de um sistema completo para gestão. 

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se