Em um movimento de destaque que promete transformar a rotina médica, o Clínica nas Nuvens lançou a nova funcionalidade de Inteligência Artificial (IA) no Prontuário Eletrônico, oferecendo uma tecnologia acessível e eficiente para clínicas de diversos portes e especialidades.
O webinar de lançamento, realizado na sede em Xanxerê/SC, reuniu espectadores entre profissionais de saúde e gestores de clínicas, que puderam conhecer em primeira mão as inovações deste lançamento.
O evento contou com apresentações de André Forchesatto, diretor de unidade e Vitor Zachi, diretor produto. Eles destacaram como a IA no Prontuário traz benefícios para clínicas ao permitir que o acesso à tecnologia ultrapasse as barreiras dos grandes centros hospitalares e chegue aos consultórios de todo o país.
Em seguida foram apresentadas as funcionalidades já existentes e amplamente utilizadas no prontuário do software médico, como a possibilidade de personalizar campos, modelos prontos e até mesmo recursos mais direcionados como o odontograma, o gráfico de acompanhamento pediátrico e ferramentas para a área de estética.
Com essa ampla gama de recursos, o Clínica nas Nuvens reforça seu compromisso com inovações que atendam a uma diversidade de especialidades e práticas.
Como funciona a IA no Prontuário
A grande novidade da IA foi então apresentada: a solução que torna o Prontuário do Clínica nas Nuvens ainda mais inovador.
Agora, basta ao profissional de saúde conduzir sua consulta normalmente, enquanto a IA grava, transcreve e organiza automaticamente as informações no histórico clínico, eliminando a necessidade de digitação.
Além disso, a IA oferece direcionamentos para possíveis diagnósticos, o que dá agilidade ao processo e aprimora a precisão das consultas. Após a apresentação, Vitor Zachi ressaltou:
“A chegada da Inteligência Artificial ao prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens, é um marco que redefine o que é possível em termos de agilidade e precisão no atendimento médico.”
André Forchesatto explicou ainda que esta IA foi desenvolvida exclusivamente para o ambiente clínico, buscando a máxima qualidade nas interações entre médicos e pacientes.
“Não se trata de uma IA generalista, ela foi projetada para atender às especificidades da área médica e auxiliar cada consulta com segurança e eficácia”, afirmou.
Outro aspecto relevante abordado durante o evento foi a segurança dos dados dos pacientes. Com criptografia aplicada e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Prontuário Eletrônico da Clínica nas Nuvens agora adota os seis princípios da OMS para o uso de IA em saúde: autonomia humana, bem-estar, transparência, inclusão, responsabilidade e sustentabilidade.
Estes princípios garantem a proteção e privacidade dos dados dos pacientes e respeita os mais altos padrões internacionais.
Ao final da apresentação, Forchesatto compartilhou sua perspectiva com a nova tecnologia:
“O lançamento da IA no Prontuário Eletrônico da Clínica nas Nuvens reafirma a missão em inovar e transformar a gestão em saúde. A tecnologia veio para ficar, e o Clínica nas Nuvens está iniciando o caminho para uma nova era de gestão médica.”
Quer saber mais sobre a IA no Prontuário do Clínica nas Nuvens? Solicite uma demonstração para conhecer na prática.