4 dicas infalíveis para melhorar o marketing da sua clínica

4 dicas infalíveis para melhorar o marketing da sua clínica

O marketing médico para clínicas, quando feito com qualidade, pode ajudar a escalar o seu negócio. Seja para captar novos clientes ou para fidelizar os atuais, toda clínica e consultório precisa pensar em quais estratégias de marketing usar e como fazer isso da forma correta. Para ajudar você a selecionar ideias para implementar no seu negócio, separamos aqui algumas dicas de marketing focadas em relacionamento com o cliente. Boa leitura!

1. Utilizar o marketing em mídias sociais

As mídias sociais são cada vez mais importantes e frequentes no dia a dia do consumidor e, com um custo baixo, podem ser uma poderosa ferramenta de marketing médico. Para que sua clínica use-as de forma adequada, é preciso primeiro saber qual é a melhor rede social para se conectar aos clientes. Por isso. preste atenção em qual rede eles estão presentes e como eles atuam nesses espaços.

Uma vez que isso for definido, é hora de marcar presença e interagir, mas não basta criar um perfil e sair publicando qualquer coisa. É preciso pensar em temáticas que podem interessar aos pacientes de sua clínica e, assim, estabelecer um cronograma de postagens e não se esquecer de respondê-los quando necessário. Se bem feito, isso vai criar uma relação de confiança na clínica e melhorar muito o relacionamento entre você e seus pacientes.

Outra dica importante é sempre tomar cuidado para não adotar um tom de vendas nas mensagens, algo que não é adequado à publicidade de empresas da área da saúde. Ao invés disso, opte por mensagens informativas, tomando sempre cuidado para evitar o sensacionalismo ou informações errôneas. Além disso, preze por conteúdos de qualidade, que apontem informações confiáveis e relevantes.

Uma sugestão é trazer dados aos conteúdos. Por exemplo, no caso de clínicas especializadas em oncologia, é interessante mostrar informações reais sobre o câncer, como o número de pessoas afetadas por determinada doença no Brasil e, com isso, falar sobre a importância de acompanhamento médico para a prevenção e o tratamento.

Esse tipo de conteúdo é necessário, pois aborda questões de saúde importantes e, quando se utiliza dados reais, se torna ainda mais útil.

marketing médico para clínica

2. Conheça bem as necessidades dos pacientes da sua clínica

Você pode identificar as necessidades dos pacientes de várias formas. Durante as consultas, é importante prestar atenção ao que o paciente diz e anotar as informações que forem mais importantes. Outra maneira é criar uma pesquisa de satisfação, o que estimulará que os clientes demonstrem o que acharam da ida à clínica. Estabeleça critérios para que ele avalie a consulta, o exame e o atendimento recebido e peça sugestões de melhorias.

Isso possibilita identificar quais reclamações ou elogios são mais recorrentes e, a partir daí, realizar melhorias que vão aumentar o índice de satisfação dos pacientes. Outra forma de conhecer os clientes é observar o feedback que eles passam pelas mídias sociais, por meio de comentários em publicações, mensagens enviadas ou avaliações deixadas nas páginas.

Por isso, mantenha esses espaços sempre abertos e nunca se esqueça de responder às críticas deixadas nos meios digitais, sejam elas positivas ou negativas. Mensagens sem respostas podem passar a impressão de que a clínica não está atenta ou preocupada com as opiniões dos clientes.

3. Inscreva os médicos da clínica em eventos

Procure oportunidades de mostrar ao público os conhecimentos da sua equipe. Descubra quando e onde acontecerão eventos que reunirão pacientes em potencial e inscreva os médicos da clínica na programação. Eles podem participar de congressos, palestras, eventos com moradores locais, entre outras oportunidades.

Além de levar o nome da clínica ao conhecimento dos participantes do evento, isso ajudará a criar confiança nos médicos que ali trabalham, algo que, com certeza, é algo muito levado em consideração na hora dos pacientes escolherem uma clínica.

4. Não se esqueça de oferecer uma experiência de qualidade

Na visita à clínica, diversos fatores vão contribuir para agradar ou desagradar os clientes. É importante pensar neles e garantir que a ida para uma consulta ou exame não se transforme em uma atividade desagradável.

Ter um ambiente bem organizado e limpo é o primeiro passo. Tratar o paciente com cordialidade e manter uma agenda organizada, que vá garantir um atendimento rápido e no horário agendado, também são essenciais.

Outros pequenos agrados podem ser acrescentados para tornar agradável o tempo de espera pela consulta, como oferecer café e água, disponibilizar acesso à internet, ter música ou televisão, revistas, dentre muitos outros diferenciais.

Isso, com certeza, fará o cliente voltar e, muito provavelmente, indicar para outras pessoas.

agenda médica online

Essas são apenas algumas dicas das muitas medidas de marketing que podem ser tomadas para divulgar sua clínica e fidelizar seus pacientes.

Lembre-se, inclusive, que a forma como sua empresa é vista presencialmente pode afetar no meio digital. Por isso, mantenha a atenção em todos os aspectos.

Não esqueça que clientes satisfeitos e fidelizados vão ter muito mais chances de falar bem da clínica para seus amigos e parentes, colaborando para atrair novos pacientes. Agora é com você: deixe nos comentários o que você pensa sobre o assunto!

E se gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas fiquem sabendo dessas dicas.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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