O uso da tecnologia na área da saúde vem sendo cada mais recorrente e benéfico. Ela tem sido uma importante aliada no trabalho de médicos em hospitais, clínicas e consultórios.
Em diversos desses locais, no entanto, o uso da tecnologia ainda é restrito a apenas alguns recursos gerais disponíveis na web. Contudo, em muitos outros, as inovações tecnológicas têm sido utilizadas como ferramenta de trabalho, aumentando a produtividade e reduzindo custos.
Além de softwares e sistemas médicos voltados para a gestão e o controle de estabelecimentos como esses, outros mecanismos têm ganhado destaque nessa área da saúde: os aplicativos.
Disponíveis nos mais diversos formatos e modelos e com as mais variadas funcionalidades, os apps têm não apenas ampliado o conhecimento dos profissionais, mas, também, estimulado a troca de informações entre eles, diminuindo os erros em procedimentos e diagnósticos.
A tecnologia a serviço da ortopedia
Eles são utilizados em diversas áreas da medicina, porém, uma têm ganhado destaque especial: a ortopedia. Por si só, esse já é um campo de estudo que tem a tecnologia a seu serviço.
A cada dia, novas descobertas, métodos e produtos ortopédicos, como próteses em 3D, surgem no mercado, revolucionando o trabalho dos profissionais e a vida de muitos pacientes.
Dessa forma, acompanhar as evoluções é fundamental. Pensando nisso, selecionamos 4 dicas de aplicativos para médicos ortopedistas aprimorarem seu trabalho e se manterem atualizados.
1. AO Surgery Reference
Disponibiliza aos usuários mais de 7 mil páginas de descrição de lesões ortopédicas, com diagnósticos e métodos de tratamento que auxiliam o profissional na tomada de decisão. O app ainda oferece conteúdo sobre abordagens cirúrgicas e cuidados de pós-operatório.
Em inglês e gratuito, o AO Sugery Reference está disponível para Android e iOS.
2. Core – Exame Clínico Ortopédico
Oferece informações e diagnóstico em doenças músculo-esqueléticas e ortopédicas, disponibilizando ainda aos usuários aproximadamente 250 testes clínicos, demonstrações em vídeo e suporte a referências médicas.
O app, que é pago, está em inglês e disponível também para Android e iOS.
3. iOrtho
Com esse app, o ortopedista tem acesso a testes especiais para tornozelo – como o Teste de Thompson – e ainda conteúdos com indicação, técnica, estatística, interpretação. Oferece ainda fotos ilustrativas e técnicas de mobilização da articulação do joelho.
Possui versão paga e gratuita, ambas em inglês, para iOS e Android.
4. Contusões Extraordinárias
Desenvolvido especialmente para profissionais que prestarão o exame para obter o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), o app disponibiliza materiais sobre avanços tecnológicos e oferece ainda testes, artigos e notícias essenciais para a realização da prova.
Além disso, o usuário cadastrado também recebe por e-mail seus testes comentados, o que ajuda a rever conceitos e conteúdos importantes para a realização do exame. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com seus colegas!