Há algum tempo o mundo da computação e o universo digital deixaram de ser um algo passível de dúvidas, no sentido de “invisto nisso ou não?”. Hoje tudo isso é uma questão de necessidade, principalmente na área da saúde, que sente a cada dia a necessidade de contar com um software de gestão.
É sobre isso que vamos falar aqui, trazendo alguns pontos para você avaliar o custo-benefício de contar com um software de gestão para clínicas.
Sua rotina de trabalho vai mudar para melhor
O acesso às ferramentas digitais foi facilitado e aprimorado com o passar dos anos, tornando-se vital para o funcionamento de qualquer empresa. Na área da saúde não é diferente, contar com um software para clínica passou a ser algo muito interessante, a fim de melhorar o funcionamento do dia a dia de trabalho.
Essa tecnologia busca, de maneira geral, atingir dois objetivos principais junto aos adeptos: facilitar rotinas e otimizar o tempo em clínicas ou consultórios. Locais em que a demanda de trabalho costuma ser grande e a rotina agitada.
Por isso, informatizar o ambiente de trabalho com o uso de um software para a clínica, garante inúmeras vantagens, não apenas para o médico, mas também para secretárias, pacientes e qualquer pessoa que esteja diretamente ligada ao funcionamento do estabelecimento. Todos são beneficiados com as funcionalidades tecnológicas oferecidas.
Avalie o custo x benefício
O acesso à evolução tecnológica foi facilitado principalmente pela redução de custos. Computadores, celulares e sistemas, que já chegaram a valer uma fortuna, sendo privilégio de poucas pessoas, hoje podem ser encontrados a preços acessíveis.
Por isso, contar com um bom aparato tecnológico em sua clínica é fundamental. Se você acha que esse é um gasto desnecessário, precisa levar em consideração o custo x benefício. Com toda certeza, a execução de tarefas e as práticas diárias serão facilitadas.
Mas, não basta apenas disponibilizar um computador e uma impressora para sua secretária e achar que todos os problemas serão resolvidos. Por mais eficiente que ela possa ser, dar conta de todas as tarefas de uma clínica, muitas vezes conciliando o relacionamento com pacientes, não é algo simples.
Imagine responder várias mensagens de clientes no WhatsApp, ao mesmo tempo que atende o telefone e organiza a agenda com os atendimentos agendados para a semana. Para realizar tudo isso, é necessário concentração. Um erro pode ocasionar confusões nos horários dos pacientes, esquecimentos na hora de remarcar uma consulta e até mesmo elevar o estresse da secretária, que acaba reduzindo sua produtividade
Por conta disso, investir em um software para clínica se torna algo necessário para um dia a dia mais funcional. Com essa tecnologia, é possível fazer tudo de forma digital e com mais assertividade, como o envio automático de mensagens para os pacientes lembrarem das consultas agendadas e atualizações automáticas da agenda, após a confirmação do paciente.
Todas essas funcionalidade tornam a rotina da empresa mais dinâmica, evitando horas perdidas em uma única atividade ou o descontentamento de clientes, problemas que acabam refletindo no bolso.
Fique atento às ofertas de mercado
Mas antes de sair adquirindo um software qualquer, é importante ter certeza que está escolhendo um sistema de qualidade, que realmente oferece o que promete aos clientes.
O mercado possui várias opções de softwares para gestão de clínicas e consultórios médicos, mas é preciso ficar atento. A grande maioria dos sistemas apresenta diversos recursos como agenda, interação com pacientes, prontuário eletrônico, entre outros, mas o acesso é limitado.
O que isso significa? Que por um determinado valor, você tem direito a apenas algumas funcionalidades do sistema. Assim, para obter mais funções e melhorar o desempenho do seu consultório você precisará desembolsar uma quantia maior, o que nem sempre é viável.
Aposte em um software completo
Na hora de adquirir um software para clínica, observe se ele possui mais do que simples funcionalidades. Observe se ele permite centralizar a gestão da sua clínica em um só lugar, com acesso fácil, rápido e prático a todos os dados importantes para realização do seu trabalho, como agenda médica, prontuário e controle financeiro.
Além disso, ele deve permitir que os dados e registros históricos de seus pacientes sejam centralizados no software. Dessa forma, todos aqueles arquivos, pastas e papéis com informações dos pacientes deixam de ser necessários, podendo, ao invés disso, serem facilmente acessado, através de poucos cliques.
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