Há algum tempo ser estratégico no universo da tecnologia deixou de ser um algo passível de dúvidas para uma questão de necessidade, principalmente na área da gestão em saúde. Em casos assim, questionamentos como “invisto nisso ou não?”, podem ser facilmente solucionados ao entender o custo-benefício de ter um software de gestão para clínicas.
É sobre isso que vamos falar aqui, trazendo alguns pontos para você avaliar e entender o valor real de investir em tecnologia para a gestão da sua clínica. Confira!
A importância do software de gestão para clínicas
O acesso às ferramentas digitais foi facilitado e aprimorado com o passar dos anos, tornando-se vital para o funcionamento de qualquer empresa. Na área da saúde não é diferente, contar com um software para clínica passou a ser algo muito interessante, a fim de melhorar o funcionamento do dia a dia de trabalho.
O que um software médico pode trazer de benefícios para uma clínica?
Mas afinal, o que um software médico pode trazer de benefícios para uma clínica? Uma das principais vantagens é organizar a rotina da clínica e otimizar o tempo em clínicas ou consultórios.
Por isso, informatizar o ambiente de trabalho com o uso de um software para a clínica, garante inúmeras vantagens, não apenas para o médico, mas também para secretárias, pacientes e qualquer pessoa que estejam diretamente ligadas ao funcionamento do estabelecimento.
Todos são beneficiados com as funcionalidades tecnológicas oferecidas, como:
- Automatização de tarefas como agendamento, faturamentos e gestão de prontuários;
- Centralização de informações como acesso rápido e fácil a históricos médicos dos pacientes, possibilitando um atendimento mais informado e personalizado;
- Gestão financeira da clínica, integrando faturamento, controle de pagamentos e gestão de despesas em um único sistema;
- Geração de relatórios detalhados para análises e decisões estratégicas;
- Escalabilidade para que a clínica cresça e adicione novos serviços ou unidades sem complicações;
- Entre outros.
Avalie o custo-benefício de um software de gestão para clínicas
O acesso à evolução tecnológica foi facilitado principalmente pela redução de custos. Computadores e sistemas, que já chegaram a valer uma fortuna, sendo privilégio de poucos, hoje podem ser encontrados a preços acessíveis. Mas, não basta disponibilizar um computador na clínica e achar que todos os problemas serão resolvidos.
Por mais eficiente que sua secretária possa ser, dar conta de todas as tarefas, não é algo simples. Imagine responder várias mensagens de clientes no WhatsApp, ao mesmo tempo que atende o telefone e organiza a agenda com os atendimentos.
Para realizar todas as atividades, é necessário concentração. Um erro pode ocasionar confusões nos horários dos pacientes, esquecimentos na hora de remarcar uma consulta e até mesmo elevar o estresse da secretária, que acaba reduzindo sua produtividade. Por isso é importante entender o custo-benefício de um software de gestão para clínicas.
A redução do tempo gasto em tarefas administrativas, no entanto, aumenta a produtividade, e também reduz a ocorrência de erros humanos, promovendo um ambiente de trabalho mais eficiente e menos propenso a falhas. Por conta disso, investir em um software para clínica se torna algo necessário para um dia a dia mais funcional.
Com essa tecnologia, é possível fazer tudo de forma digital e com mais assertividade, como o envio automático de mensagens para os pacientes lembrarem das consultas agendadas e atualizações automáticas da agenda, após a confirmação do paciente.
Todas essas funcionalidades tornam a rotina da empresa mais dinâmica, evitando horas perdidas em uma única atividade ou o descontentamento de clientes, problemas que acabam refletindo no bolso.
Conhecendo o retorno sobre investimento em software de gestão para clínica
Se mesmo depois de visualizar a mudança positiva que um sistema de gestão pode oferecer, ainda restar dúvidas, você pode (e deve!) optar por analisar o ROI (Return on Investiment ou Retorno sobre Investimento).
Trate-se de uma métrica usada para medir o quanto você ganha ou perde em relação ao dinheiro que você investiu em algo. Imagine que em sua clínica você decide investir em um software de gestão. Para entender se esse investimento foi bom, você quer saber o ROI.
Aqui está um passo a passo simplificado:
Primeiro, você precisa saber quanto dinheiro gastou para adquirir e implementar o software. Depois, você precisa calcular quanto de benefício financeiro o software trouxe. Isso pode incluir aumento de receitas, redução de custos operacionais, menos erros e mais eficiência.
A fórmula básica do ROI é:
ROI = Ganho obtido – Custo do investimento
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Custo do investimento
Para expressar o ROI em porcentagem, você multiplica o resultado por 100.
Essa métrica é importante porque você pode comparar diferentes investimentos e escolher o que oferece o melhor retorno.
Fique atento às ofertas de mercado
Mas antes de sair adquirindo um software médico qualquer, é importante ter certeza que está escolhendo um sistema de qualidade, que realmente oferece o que promete aos clientes.
O mercado possui várias opções de softwares para gestão de clínicas e consultórios médicos, mas é preciso ficar atento. A grande maioria dos sistemas apresenta diversos recursos como agenda, interação com pacientes, prontuário eletrônico, entre outros, mas o acesso é limitado.
O que isso significa? Que por um determinado valor, você tem direito a apenas algumas funcionalidades do sistema. Assim, para obter mais funções e melhorar o desempenho do seu consultório você precisará desembolsar uma quantia maior, o que nem sempre aponta o verdadeiro custo-benefício de ter um software de gestão para clínicas.
Aposte em um software completo
Na hora de adquirir um software para clínica, observe se ele possui mais do que simples funcionalidades. Observe se ele permite centralizar a gestão da sua clínica em um só lugar, com acesso fácil, rápido e prático a todos os dados importantes para realização do seu trabalho, como agenda médica, prontuário e controle financeiro.
Além disso, ele deve permitir que os dados e registros históricos de seus pacientes sejam centralizados no software. Dessa forma, todos aqueles arquivos, pastas e papéis com informações dos pacientes deixam de ser necessários, podendo, ao invés disso, serem facilmente acessado, através de poucos cliques.
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