3 dicas simples de como conciliar vida pessoal e profissional

3 dicas simples de como conciliar vida pessoal e profissional

Conciliar vida pessoal e profissional é o desejo de muitos profissionais, principalmente da área da medicina. A busca por essa organização torna-se ainda mais importante quando há relação direta com produtividade, saúde e felicidade. 

Porém, conciliar plantões longos e incansáveis, consultas de última hora e cirurgias de emergência com a rotina da família não é coisa simples, mas nem tão difícil assim, principalmente em um mundo em que a tecnologia está presente em todos os momentos, oferecendo soluções que podem auxiliar, e muito, nesse desafio. E, em meio a tantas soluções, desculpas por falta de organização e planejamento já não são mais eficientes.

Se você está enfrentando dificuldades para conciliar vida pessoal e profissional, continue lendo este conteúdo e confira as dicas que selecionamos. 

Aprenda a dizer não

A primeira etapa para obter sucesso nessa tarefa é aprender a dizer não. Você precisa estar ciente que sua vida não é só trabalho, tampouco apenas lazer. As duas coisas precisam avançar juntas e é você o responsável por determinar e fazer isso acontecer.

Por isso, a programação é tão importante. Ajuste os horários de acordo com as necessidades, por exemplo reserve um período da tarde de atendimentos no consultório para estar presente na reunião dos filhos na escola.

sistema para clínica

Utilize ferramentas que te auxiliem a organizar a agenda, dando prioridade para eventos importantes e organizando melhor os horários, evitando atrasos ou enganos. Outra dica, é não se comprometer com o que é irrelevante para você e os negócios. Foque no que realmente importa e que te agregue coisas boas e úteis. 

Com planejamento você conseguirá realizar todos os compromissos sem precisar bagunçar toda a vida profissional ou deixar de lado a vida pessoal. 

Reveja o seu modo de trabalhar

Se você costuma trabalhar de segunda a segunda, está na hora de rever esse hábito. É preciso reservar um dia especial para curtir com a família ou os amigos. Isso significa mais bem-estar e não apenas horas de trabalho a menos. 

Além disso, determine horários diários e não faça horas extras. Aproveite para desfrutar de momentos em que todos estão reunidos em casa, como o período da noite, se for o caso. Um almoço ou jantar em família pode parecer simples, mas com certeza irá fazer muita diferença nas experiências de vida.

Quando sua mente está relaxa e o corpo descansado, o trabalho acaba se desenvolvendo com mais qualidade, você se sente mais preparado para realizar as demandas do dia a dia. Faça essa mudança e tenha certeza que melhores resultados virão e conciliar vida pessoal e profissional se tornará mais fácil. 

Aproveite os momentos juntos com qualidade

Reservou um dia para a família e programou para estar em casa no horário do jantar? Conte com alarmes ou notificações que te ajudem a lembrar que o horário de expediente acabou e é momento de estar com quem ama, aproveitando da companhia com toda qualidade possível. 

De nada adianta apenas a presença física, sem sentimentos e emoções. Deixe tudo que for relacionado ao trabalho no ambiente de trabalho. Se for necessário, programe mensagens automáticas para seus clientes, caso eles enviem solicitações fora do horário de atendimento. Não curta o filme ao lado da família pensando nas demandas da vida profissional. Isso pode parecer difícil, mas aos poucos será fácil fazer essa separação. 

Lembre-se de aproveitar os momentos da melhor maneira possível. Invente atividades diferenciadas, quebre a rotina de consultório e hospitais com ações inovadoras e lembre-se: é você o responsável por deixar bons exemplos e criar boas lembranças.

Conciliar vida pessoal e profissional é um trabalho diário, que vai sendo construído aos poucos. Que tal começar a dar os primeiros passos hoje? Caso tenha outras sugestões para essa mudança de vida, compartilhe com a gente nos comentários. 

evite fraudes na clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se