Sistema online completo
para clínicas e consultórios
Como motivar os funcionários e melhorar os resultados da sua clínica?

Como motivar os funcionários e melhorar os resultados da sua clínica?

Um colaborador motivado é mais produtivo. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Right Management, com 30 mil entrevistados em 15 países, incluindo o Brasil, que apontou que profissionais motivados têm um rendimento de produtividade até 50% maior que os que estão desmotivados.

E produtividade significa melhores chances de competitividade no mercado. Por isso, para qualquer empresa que deseja alcançar a excelência, criar um ambiente estimulante é imprescindível. Isso se aplica igualmente às clínicas médicas, psicológicas e de todas as áreas da saúde.

As causas da desmotivação de um profissional podem ser inúmeras, desde questões pessoas até a estrutura da clínica. Falta de perspectiva de crescimento na carreira, ambiente de trabalho ruim, falta de encorajamento na execução do serviço, estagnação, dentre outros, podem influenciar negativamente na motivação.

Por isso, apresentamos a seguir 5 dicas de como motivar os funcionários da sua clínica para criar um ambiente de trabalho mais produtivo. Confira!

Transparência e sinceridade na admissão

Muitas vezes o incentivo se perde na decepção entre a expectativa que o colaborador tinha ao entrar na clínica e a realidade que encontrou. Essa é a causa mais comum dos pedidos de demissão no primeiro ano, pois o colaborador se sente enganado ao perceber que o trabalho não é o que tinha sido prometido.

Por isso, é importante deixar bem claras as questões relativas à clínica, inclusive aquelas delicadas, que poderiam pesar na decisão quanto a aceitar a contratação. Lembre-se de que a atual geração que ingressa no mercado de trabalho não hesita em trocar de emprego por oportunidades melhores, especialmente quando se sente enganada.

Então, desde a admissão, motive o futuro colaborador, contando as facilidades e as dificuldades do trabalho que ele deverá desempenhar.

Líderes capazes e inspiradores

Ser um líder é algo necessário para se gerir qualquer empreendimento, inclusive clínicas. A liderança que se quer é aquela colaborativa, que incentiva e inspira os demais. Acreditar que o tempo de casa e a experiência podem construir um líder pode ser um erro grande, que acaba por gerar uma equipe desmotivada.

Você pode investir na contratação e formação de pessoas com perfil de liderança como uma excelente forma de propiciar um ambiente de trabalho estimulante ou procurar se tornar o líder que irá motivar seus colaboradores.

Plano de carreira e de incentivos

Um dos maiores fatores de desmotivação é a falta de perspectiva do colaborador ou a falta de estimulo para se ir além das obrigações. Isso se dá pela ausência de um plano de carreira e de incentivos, ou pela existência de um plano de carreira turvo, subjetivo e que não deixe claro o que é necessário para se crescer.

Isso é particularmente comum na área médica e pode ser um diferencial para sua clínica. Um plano de carreira gera perspectivas a longo prazo e um plano de incentivos é uma ótima maneira de como motivar os funcionários.

Estímulo à participação e envolvimento

Todos gostam de sentir que são parte de algo e estão crescendo em algum sentido. Por isso, estimular eventos sociais e oferecer cursos de aprimoramento é uma boa forma de gerar motivação. Além disso, os cursos de aprimoramento são também um investimento no capital humano.

Relações e ambiente de trabalho saudáveis

Outro fator muito importante é gerar um ambiente de trabalho que prime por relações de respeito, colaboração e solidariedade. A ideia da competição interna é um conceito já superado, pois a competição deve se dar com os concorrentes. Um ambiente sem assédio, violência verbal ou psicológica e que comporte relações profissionais saudáveis é muito mais estimulante para a produtividade. Então: invista na ideia da colaboração interna.

Aplicando nossas dicas de como motivar os funcionários, você pode criar um ambiente de trabalho saudável e mais produtivo. E para saber se está tendo resultados, confira nosso post sobre como avaliar a produtividade do seu consultório médico!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *