Para melhorar a gestão do seu consultório, é preciso buscar informações relevantes. Essa informações podem ser encontradas inclusive em livros para melhorar a gestão do consultório. Com essas leituras, é possível conhecer novas técnicas e ferramentas eficazes, que facilitarão na hora de administrar o seu negócio de maneira satisfatória.
Até porque, além do conhecimento prático do dia a dia, um gestor precisa de uma boa base teórica para se apoiar. Isso dará mais segurança para suas decisões, que muitas vezes são um pouco mais complexas que o normal e, sendo assim, demandam embasamento e boas referências.
Por isso, a leitura de bons livros é indispensável para melhorar sua compreensão sobre os negócios e ampliar o conhecimento para tomar as decisões certas na clínica ou no consultório, mantendo o foco na prestação de um serviço de excelência.
Pensando nisso, separamos aqui neste conteúdo quatro livros que podem auxiliar a melhorar a gestão do seu consultório. Saiba quais são eles!
1. Inteligência Emocional | David Goleman
Antes de tudo, para gerenciar qualquer tipo de negócio, é preciso ter inteligência emocional.
Neste livro, publicado pela primeira vez em 1995, Goleman mostra que a falta dessa condição pode atrapalhar carreiras promissoras e, até mesmo, destruí-las. Inteligência emocional, segundo o autor, é o poder de lidar com as próprias emoções. Ele “separa” a inteligência racional da emocional, colocando a segunda como mais importante do que a razão.
O ponto central nesse livro é que somos seres sensíveis e tomamos muitas decisões por impulso, com base na emoção, e que precisamos saber controlar isso por meio de treinamento comportamental. Dentre as características que englobam a inteligência emocional, é possível destacar a persistência, o autocontrole e a motivação.
Visto que o objetivo primordial de qualquer consultório e clínica é levar bem-estar e saúde para os pacientes, é preciso se perguntar se os profissionais e a gestão estão preparados emocionalmente para lidar com toda a complexidade de um negócio como esse.
Mesmo que tenha sido publicado há mais de uma década, o livro de David Goleman ainda é essencial e tido como referência quando o assunto é inteligência emocional. Essa leitura ajuda a refletir e tomar decisões mais assertivas, não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal.
2. Gestão de Clínicas Médicas ou Consultórios | Antônio Ribeiro
Aqui você encontra uma obra que tem como meta fazer de você um gestor preparado para administrar sua clínica ou consultório.
Com uma visão mais específica para o contexto médico e clínico, esse livro pode ser um grande aliado em todos os momentos, pois mostra como criar um plano de negócios, a fim de aumentar a lucratividade da clínica.
Com dicas, estudos de caso, gráficos, tabelas e até passo a passo, o autor aborda os principais assuntos envolvidos com a rotina de clínicas e consultórios, debatendo cenários e tendências. Alguns desses assuntos são:
- instalações em espaços de saúde.
- atendimento, recepção e administração de pessoal.
- arquivística.
- tecnologia aplicada.
- comunicação.
- satisfação e fidelização de pacientes.
3. Gerenciando o Lado Humano da Empresa | Douglas McGregor
Um dos principais desafios em negócios é gerenciar de forma eficiente sem negligenciar o aspecto humano.
O clássico de Douglas McGregor, um dos principais teóricos da administração, prova que o aspecto humano no trabalho é o principal fator envolvido no sucesso.
Nessa obra, o autor foca no sujeito dentro da empresa e nos conflitos decorrentes da relação entre todos os profissionais envolvidos.
Com exemplos e estudos de casos, também traz ideias filosóficas, como de Ítalo Calvino, que prega a leveza, agilidade, precisão e a consistência como aspectos indispensáveis para o indivíduo. E tudo isso com uma linguagem fácil de assimilar e direta, sem enrolações.
Esse olhar vai de encontro com muitas das visões clássicas de gestão de pessoas que encontra no capital humano um problema a ser resolvido, mas também, um potencial a ser explorado.
Esse também é um livro antigo, publicado pela primeira vez em 1960, porém muito útil para os dias de hoje. Uma leitura que vale muito a pena ser feita.
4. Perspectivas da Relação Médico Paciente | Cyro Martins
Cyro Martins, um conceituado psicanalista, aborda nesse livro as diferentes concepções filosóficas e humanísticas da relação estabelecida no atendimento ao paciente.
Indicado para todos os profissionais de saúde, o autor apresenta técnicas modernas de abordagem ao paciente em diferentes situações, das mais simples às mais conflituosas.
Com essas leituras, o olhar para o seu consultório não será mais o mesmo, o que vai ajudar a desmistificar muitos dos desafios encontrados e, dessa forma, melhorar a gestão constantemente.
Muitas vezes, o que falta para um gestor é a leitura certa para esclarecer questões intrínsecas da prática clínica.
O que achou dessas indicações de livros para melhorar a gestão do consultório? Gostou das nossas dicas? Esperamos que sejam úteis. Caso haja outra obra com foco em gestão, compartilhe com a gente nos comentários. E não deixe de continuar nos acompanhando para ficar por dentro dos assuntos mais importantes na área da saúde.