Como fazer solicitação de exame através de um software médico

Como fazer solicitação de exame através de um software médico

A solicitação de exame através de um software médico é uma forma mais rápida e precisa de pedir exames para pacientes. Ao invés de preencher formulários manuais, o médico pode fazer a solicitação diretamente no software. 

Mas como exatamente funciona a solicitação de exame médico por meio de um sistema para clínicas? Para entender mais sobre isso e as vantagens oferecidas neste processo, continue acompanhando o texto. 

teste grátis sistema para clínicas

Como funciona a solicitação de exames por software médico

Dentro de um software médico, uma das possibilidades é a realização de solicitação de exames. Esse processo é feito de forma integrada ao prontuário eletrônico, facilitando ainda mais o dia a dia de trabalho.

Por meio da solicitação de exame realizado em um software médico, o profissional não precisa mais preencher manualmente os documentos. O resultado disso é redução no erro de informações, menos retrabalhos e mais produtividade para a equipe. 

Além disso, os exames frequentemente solicitados podem ser otimizados. Ou seja, o médico não precisa realizar tarefas repetitivas, basta apenas fazer a solicitação a partir de um modelo já pré-existente no sistema. 

Por fim, outro ponto importante sobre requisição de exames por meio de um software médico, é a integração com o tabela TUSS. Com isso, é possível incluir as nomenclaturas padronizadas e facilitar o faturamento TISS. 

Os benefícios de usar um software médico para solicitação de exames 

Utilizar um software médico para solicitar exames é uma maneira de proporcionar mais agilidade nos atendimentos e facilidade na rotina profissional, mas as vantagens vão além. Confira a seguir de que forma esse recurso pode beneficiar os profissionais da saúde. 

  • Mais eficiência: o médico pode fazer a solicitação de exame diretamente do software, sem precisar preencher formulários manualmente e gastar muito tempo nessa tarefa. 
  • Maior precisão nas informações: o software médico verifica automaticamente se todos os campos obrigatórios foram preenchidos e se as informações estão corretas.
  • Maior rapidez na comunicação: médicos, laboratórios e pacientes conseguem se comunicar de forma mais ágil, pois a solicitação de exame é feita eletronicamente e a notificação pode ser enviada de forma automática a todos os envolvidos. 
  • Maior segurança das informações: o software médico utiliza criptografia para proteger os dados sensíveis. 
  • Maior organização: todas as solicitações são registradas no software, permitindo ao médico acessar as informações quando precisar.
  • Históricos completos: os softwares médicos geralmente permitem acesso a resultados de exames anteriores, facilitando o acompanhamento de pacientes e auxiliando nos diagnósticos.

Assinatura de solicitação de exames de forma online

Para validar o pedido de exame, é importante que o médico realize a assinatura do documento. Hoje, com a telemedicina, por exemplo, é muito comum que determinados atendimentos médicos aconteçam de forma digital. Dessa forma, nem sempre é possível imprimir a solicitação de exames e entregar ao paciente.

A solução para isso é utilizar a assinatura eletrônica. Ou seja, ao emitir a solicitação de exames por meio de um software médico, o profissional também consegue assinar e enviar ao paciente de forma digital. 

A assinatura eletrônica é uma forma de garantir que um documento eletrônico foi assinado por uma pessoa específica e não sofreu alterações após ser assinado. Isso é feito usando criptografia para garantir a autenticidade e a integridade do documento.

Para assinar uma solicitação de exames online, um médico precisa de um certificado digital emitido por uma autoridade de certificação, como ICP-Brasil. Com isso, ele pode utilizar esse certificado para assinar eletronicamente a solicitação de exames, garantindo autenticidade do documento. 

Hoje, alguns softwares de prontuário eletrônico já possuem essa funcionalidade integrada, facilitando ainda mais o processo. Para entender mais sobre assinatura digital, acesse o conteúdo: Assinatura digital para médicos: suas leis, como funciona e outros detalhes

assinatura digital

Como solicitar exames pelo Clínica nas Nuvens

Com o sistema para clínicas Clínica nas Nuvens, é possível criar modelos de solicitação de exames diretamente da plataforma. Para isso, basta acessar o prontuário e selecionar a opção de modelos de solicitação de exames.

Esses modelos criados podem ser vinculados a um único profissional ou para toda a equipe da clínica. Conforme a preferência aplicada, o arquivo se torna público a todos os usuários ou se mantém acessível apenas a determinado profissional. 

Além disso, é possível incluir ou não a data de atendimento no cabeçalho da solicitação de exames. Essa opção também vai de acordo com as preferências do profissional. 

E caso seja necessário imprimir o documento, também é possível realizar as configurações do formato da folha de impressão pelo próprio sistema. Por fim, há a opção de incluir o código TUSS do exame. 

Feito esses procedimentos, basta salvar o modelo de solicitação de exames criado e utilizá-lo quando necessário. Assim, o profissional não precisa gastar muito tempo nessa atividade durante as próximas consultas que realizar. 

Conte com um software médico na sua clínica

Como você viu ao longo deste conteúdo, um software médico oferece muitas facilidades para clínicas, inclusive na hora de gerar documentos como uma solicitação de exame. 

Por isso, se você ainda não conta com essa tecnologia na sua clínica, esse é o momento. Acesse o site do Clínica nas Nuvens e conheça outras funcionalidades essenciais para facilitar a rotina de uma clínica e de seus profissionais. 

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se