Compartilhar Inscreva-se

Software de gestão para centros médicos: como escolher

Software de gestão para centros médicos: como escolher

Melhorar a gestão de centros médicos exige a utilização de um software inteligente e com funcionalidades que cumpram com o objetivo de organizar os processos internos, melhorar o atendimento ao paciente e otimizar o trabalho de toda a equipe. 

Mas como fazer a escolha certa e encontrar o melhor software para centros médicos do mercado? No conteúdo de hoje vamos explicar as principais funcionalidades que um sistema como esse deve possuir e de que forma ele deve ajudar no dia a dia dos profissionais. Continue a leitura e confira. 

Maior controle com as múltiplas agendas médicas online

Um centro médico é composto por um grande número de profissionais de diferentes especialidades, que atendem diariamente muitos pacientes. Com base nisso, a primeira solução que um software médico deve oferecer é ter múltiplas agendas, pois só assim é possível gerenciar facilmente todos os atendimentos. 

Isso porque, um software médico com múltiplas agendas permite controlar o horário de diversos profissionais em uma mesma clínica, além de possibilitar uma visão geral e em tempo real de tudo que acontece no ambiente. 

Por exemplo, pode-se verificar com mais facilidade quais salas de atendimento estão sendo ocupadas, quais equipamentos podem ser utilizados em determinados horários e quais procedimentos médicos estão sendo realizados.  

Dessa forma, com essa funcionalidade presente em um software de gestão para centros médicos, fica muito mais fácil encaixar os pacientes diariamente, conforme a disponibilidade da agenda médica de cada profissional. 

Software para clínicas

Todos os setores integrados com um Software de gestão para centros médicos

Além da questão de muitos profissionais atuantes, um centro médico possui outra especificidade que é a questão de ser um espaço amplo. Ou seja, são muitas salas e ambientes. Começando na recepção, onde os clientes aguardam serem atendidos, passando pela área de triagem, até o atendimento médico.

Há também um espaço exclusivo para coleta de sangue, que será utilizado na realização de exames. E também o espaço para pagamento, que às vezes não é o mesmo da recepção. 

Enfim, cada centro médico possui sua estrutura e organização, mas independente disso, todos os setores precisam ser integrados, pois o médico precisa saber as informações coletadas na triagem, assim como os resultados dos exames realizados. Tudo isso, apenas acessando um único sistema. 

Da mesma forma, a equipe financeira precisa saber se o atendimento foi realizado para poder fazer a cobrança do paciente e realizar o controle financeiro no centro médico de forma eficiente. E de nada adianta o médico se preparar para o atendimento, se ele não souber qual paciente a secretária incluiu em sua agenda. 

Com base nisso tudo, é importante que o software para centros médicos permita a integração automática de todos os setores, possibilitando que toda a etapa do paciente seja visualizada facilmente, em um único lugar. 

Business Intelligence para clínicas

BI para uma análise completa

Outra solução importante que um software para clínicas e centros médicos deve oferecer é o Business Intelligence (BI), pois com esse método é possível realizar uma análise completa dos resultados gerados pela clínica, sejam eles positivos ou negativos. 

Com uma ferramenta de BI, o gestor tem fontes de dados confiável para tomadas de decisão, onde é possível ter uma visão real e realizar as melhorias necessárias, pensando no futuro da empresa, com base no acompanhamento e integração de dados, proporcionando uma experiência inovadora e benéfica para profissionais e pacientes.

Para saber mais sobre o método Business Intelligence, acesse o conteúdo: Business Intelligence: como fazer um relatório para clínicas.

Controle do cartão de benefícios

Muitos centros médicos oferecem cartão de benefícios aos pacientes, proporcionando valores mais atrativos. Mas, fazer a gestão disso nem sempre é uma tarefa simples. Por esta razão, é essencial que o software para centros médicos ofereça essa facilidade. 

Assim, o sistema deve ajudar na gestão de cobranças e venda dos planos, gerenciamento de beneficiários, geração automática de contratos e boletos, integrando tudo ao setor financeiro.

Além disso, o sistema para centros médicos deve permitir acompanhar todos os índices de fluxo de caixa, verificar os inadimplentes e as demais ferramentas financeiras.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Segurança de dados

Sabendo que um centro médico possui muitos profissionais com acesso ao sistema médico utilizado, é essencial garantir que todos os dados da empresa e dos pacientes se mantenham seguros. Com base nisso, é primordial que o software para clínicas e centros médicos possua esse cuidado. 

Dessa forma, há características que um software deve apresentar. Entre elas, a possibilidade de controlar os níveis de acesso de cada usuário dentro do centro médico. Ou seja, os gestores devem poder determinar quais funcionalidades podem ser acessadas ou não por cada colaborador. 

Por exemplo, a agenda médica poderá ser acessada por quem é responsável pela organização diária, porém dificilmente essa mesma pessoa poderá ter permissão para acessar o controle financeiro da empresa, e isso deve ser definido pelo líder da empresa. 

Além disso, o software médico deve realizar rotinas diárias de backup, garantindo ainda mais segurança para os dados arquivados no sistema. Por fim, é importante confirmar que o software utilize criptografia e possua certificado SSL. Tudo isso, garantirá total sigilo das informações, evitando qualquer tipo de problema. 

Software para centros médicos Clínica nas Nuvens

Software para centros médicos Clínica nas Nuvens

Como você viu até aqui, algumas funcionalidades são essenciais e fazem toda a diferença na hora de escolher um software para centros médicos. O Clínica nas Nuvens é um exemplo de sistema eficiente e que oferece soluções completas para a melhora da gestão de empresas da área da saúde. 

Hoje, já são mais de 14 mil pessoas utilizando o software médico. O próximo pode ser você! Solicite uma demonstração gratuita clicando aqui e experimente na prática todos os benefícios oferecidos pelo software para centros médicos Clínica nas Nuvens. 

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.