Compartilhar Inscreva-se

Psiquiatra online: saiba porque a teleconsulta é uma opção vantajosa

Psiquiatra online: saiba porque a teleconsulta é uma opção vantajosa

Psiquiatra online! Você sabe o que isso significa? Então, vamos trabalhar aos poucos esse termo mas, já de cara, cabe aqui um exemplo: imagine você, psiquiatra, podendo atender pacientes que estão em estados longínquos ou mesmo em outros países. Pois então, isso já é normal, usual, e faz parte do dia a dia de muitos profissionais. 

Eis um fato: quem não se der conta das possibilidades de crescimento e lucratividade que a teleconsulta para psiquiatras pode trazer, seja especificamente para um profissional ou para a clínica, está ficando para trás no mercado. 

E no que tange a matéria-prima para botar em prática a psiquiatria online, bem, cabe apenas dizer que os recursos tecnológicos para que isso seja efetivado com precisão existem e podem ser encontrados com facilidade. 

Além disso, a demanda está aí! As pessoas querem cada vez mais bem-estar, tranquilidade e segurança. Se for possível ser atendido sem precisar sair de casa, pegar um trânsito desgastante, estar sujeito a despesas com deslocamento, acidentes, assaltos, estresses dos mais variados… bom, a maioria escolherá manter-se no conforto de seu lar e receber um suporte de qualidade através do seu notebook ou smartphone, invariavelmente. 

Dito isso, acompanhe os próximos tópicos e entenda o que é teleconsulta, saiba quais as vantagens de ser um psiquiatra online e conheça um ótimo software para te ajudar nessa transição. 

O que é teleconsulta?

Antes de mais nada, é bom que não haja confusão entre telemedicina e teleconsulta. Esses dois termos, apesar de próximos em significado, não são exatamente sinônimos. 

O que é telemedicina?

A telemedicina é uma prática que remonta a, no mínimo, décadas do século passado. De modo prático e direto, é a realização da atividade médica, à distância, através do uso da tecnologia.

E quando dizemos que não tem nada de tão moderno assim, é porque já no período da guerra fria, os médicos russos e americanos acompanhavam seus astronautas, no que se denominou corrida espacial, monitorando a saúde dos profissionais através de comunicações entre a terra e as estações espaciais.

Telemedicina, de certa maneira, pode ser considerado um termo mais abrangente, guarda-chuva, que engloba outras qualificações como teleorientações, telemonitoramento, teleconsultas, dentre outras. 

Agenda médica online

O que é teleconsulta?

A teleconsulta se configura em uma interação entre um médico e seu paciente, mediado por aparelho e por softwares que conectam as duas partes, com o uso de um computador, tablet ou celular, por exemplo. Esta consulta à distância, tem como principal característica o diálogo e pode ser vista como uma primeira etapa do tratamento médico.   

Por isso mesmo, no caso da psiquiatria, por se tratar de um suporte e acompanhamento dos estágios emocionais e comportamentais do paciente, ela se encaixa melhor dentro da esfera da teleconsulta. 

Porém, não podemos dizer que está de todo errado considerar um tratamento psiquiátrico feito à distância, intermediado pelo uso da tecnologia, com receitas de medicamentos, etc., de telemedicina. 

Tendo em vista o que já foi exposto, telemedicina talvez não seja o termo mais adequado, mas também não é uma denominação absurda, mesmo porque, todo psiquiatra, antes de se especializar no tratamento dos chamados transtornos mentais, é um médico. A própria psiquiatria é uma especialidade médica.

Vantagens de ser um psiquiatra online

A psiquiatria online é uma área de crescimento nesses tempos digitais. A demanda por profissionais capacitados, que possam ajudar a tratar as dores e angústias das pessoas, em uma época que ainda sente muito os efeitos do confinamento e medo, criados pela pandemia, é alta.

Além disso, o desenvolvimento da tecnologia à distância nesses últimos três anos, gerou a necessidade de adaptação por parte de inúmeras áreas profissionais. Nesse cenário todo também se encaixa a medicina e suas especialidades.

Entender, saber utilizar e, claro, ter dúvidas sobre os efeitos e resultados das consultas sem a tradicional proximidade física, não é apenas um desafio para quem procura ajuda, mas também para os profissionais que se colocam a serviço de seus pacientes. 

De um jeito ou de outro, é a realidade, e precisamos todos absorvê-la da melhor maneira possível e olhar com positividade para suas vantagens e seus benefícios. 

Agenda médica online

Como psiquiatra online, você pode dar assistência aos seus pacientes mantendo seus métodos e práticas inabalados.

O avanço dos softwares de videochamadas e as melhorias na qualidade da internet, corroboram para que a consulta seja a mais humanizada possível. Sim, pois mesmo à distância, mesmo usando tecnologias de intermediação, é imprescindível que o atendimento seja humanizado, trazendo um ambiente de tranquilidade para a pessoa, criando uma comunicação amigável e acolhedora, e gerando uma experiência em que o paciente se sinta dentro do seu consultório.

E dentro os fatores que proporcionam vantagens na teleconsulta para psiquiatras, está a já citada possibilidade de atender de qualquer lugar. O paciente se encontra em uma ponta do Brasil, geograficamente falando, e o psiquiatra em outra. Nenhum problema! A consulta pode ser feita com total qualidade e a supervisão, de tempos em tempos, também. 

Um dos problemas encontrados em qualquer clínica médica são as ausências dos pacientes nas consultas. O sujeito marca e não vai ou marca e logo depois desmarca. O deslocamento físico deve ser levado em conta nesses casos. Desde intempéries no dia da consulta, como tempestades, muito calor, frio intenso, até problemas para se locomover, um carro que estraga, o ônibus que atrasa, ou mesmo um mal-estar, a pessoa não se sente bem para sair de casa, por exemplo. 

Estas são algumas condições adversas que a teleconsulta para psiquiatras resolve. Por isso, levando em conta todas essas questões, não deixe de investir nessa área. Aliás, dê uma olhada no próximo tópico e conheça um ótimo software que vai te ajudar a se tornar um grande psiquiatra online. 

Software médico para psiquiatras

Depois de todas essas informações sobre as teleconsultas para psiquiatras, cabe trazer um alento para você que está se perguntando qual software utilizar. 

É óbvio que existem muitas opções no mercado. Você pode simplesmente usar algum desses programas das gigantes em tecnologia e fazer videochamadas com seus pacientes. 

Tudo bem, você efetuou a consulta, desligou a câmera e ponto final, mas e como fica a questão da agenda das consultas, a cobrança por seu serviço, relatórios, dados, prescrições, receitas e outras questões? 

Não seria bom ter um software que cuidasse de tudo isso? Um software que fosse criado exatamente para o trabalho de teleconsulta psiquiátrica? 

Pois bem, ele existe e se chama Clínica nas Nuvens. Na verdade, o Clínica nas Nuvens é muito mais amplo, pois é um super gestor que abrange todas as demandas de uma clínica médica. 

Dentro desta grande plataforma, uma das especialidades é proporcionar vários recursos para a telemedicina, que, como já foi dito, se atrela perfeitamente com as teleconsultas e o trabalho da psiquiatria online.  

Com ele, é possível atender online, fazer cobranças de consultas usando cartão crédito ou boleto, fazer prescrições para os pacientes e outras vantagens.

Não perca tempo, conheça o Clínica nas Nuvens, peça uma demonstração gratuita e transforme seu ambiente de trabalho.

Sistema de gestão para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.