Psiquiatra online: saiba porque a teleconsulta é uma opção vantajosa

Psiquiatra online: saiba porque a teleconsulta é uma opção vantajosa

O psiquiatra online é alguém que pode atender pacientes à distância. A telemedicina possibilita a conexão entre o profissional de saúde e seu paciente, através de um dispositivo que possibilite essa comunicação.

Com um alcance ilimitado de atendimento, baixo investimento de estrutura, a psiquiatria online trás inúmeras possibilidades de crescimento e lucratividade para clínicas e profissionais.

Dito isso, acompanhe os próximos tópicos e entenda qual a diferença entre telemedicina e teleconsulta, saiba quais as vantagens de ser um psiquiatra online, qual a média salarial de um profissional, como são feitas as consultas online e conheça um ótimo software para a gestão da sua clínica. Acompanhe!

Telemedicina

O que é telemedicina?

A telemedicina é a realização de um atendimento à distância, através do uso da tecnologia.

Desta forma, telemedicina, de certa maneira, pode ser considerado um termo mais abrangente e que engloba outras qualificações como teleorientações, telemonitoramento, teleconsultas, dentre outras. 

O que é teleconsulta?

A teleconsulta é a interação entre um médico e seu paciente mediada por um equipamento que conecta as duas partes, com um computador, tablet ou celular, por exemplo. Esta consulta à distância, tem como principal característica o diálogo e pode ser vista como uma primeira etapa do tratamento médico.   

Por isso mesmo, no caso do psiquiatra online, por se tratar de um suporte e acompanhamento dos estágios emocionais e comportamentais do paciente, se encaixa melhor dentro da esfera da teleconsulta. 

Porém, não podemos dizer que está de todo errado considerar um tratamento psiquiátrico feito à distância, intermediado pelo uso da tecnologia, com receitas de medicamentos, etc., como um atendimento de telemedicina. 

Vantagens de ser um psiquiatra online

A psiquiatria online é uma área de crescimento nesses tempos digitais. A demanda por profissionais capacitados, que possam ajudar a tratar as dores e angústias das pessoas, em uma época que ainda sente muito os efeitos do confinamento e medo, criados pela pandemia, é alta. Veja, na sequência, algumas vantagens em ser um psiquiatra online:

Economia de tempo

Quando você é um psiquiatra online, economiza tempo precioso que seria gasto com deslocamento. Em vez de ir até a clínica, você pode trabalhar remotamente, atendendo os pacientes de qualquer lugar com acesso à internet. Isso significa menos tempo no trânsito, mais tempo disponível para se dedicar aos pacientes e uma melhor conciliação entre vida pessoal e profissional.

Gastos reduzidos

Ser um psiquiatra online também pode ajudar a reduzir os gastos. Você não precisa se preocupar com aluguel de um espaço físico e com contas de energia elétrica, água, entre outros custos associados a uma sala alugada. Além disso, também economiza com despesas de transporte, como combustível ou passagens de transporte público.

Mais praticidade

A praticidade é uma vantagem significativa da psiquiatria online. Tanto para os profissionais quanto para os pacientes, o acesso às consultas é facilitado. Os pacientes podem marcar consultas de forma simples, sem precisar se deslocar e enfrentar longas esperas.

Para os psiquiatras, a organização da agenda também é mais fácil, podendo agendar e gerenciar as consultas de forma mais eficiente.

Atendimento para todos

Ao oferecer consultas online, os psiquiatras podem alcançar uma audiência mais ampla. As barreiras geográficas são reduzidas, permitindo que os pacientes acessem serviços de profissionais especializados, mesmo que não estejam na mesma cidade ou região. Isso é especialmente útil em áreas remotas, onde pode haver escassez de especialistas em saúde mental.

Maior agilidade

A psiquiatria online proporciona uma maior agilidade no atendimento. Os pacientes podem ter acesso a consultas mais rapidamente. Além disso, também há a possibilidade de atendimentos emergenciais ou de curto prazo, como sessões de aconselhamento imediato ou acompanhamento durante crises.

Conforto para os dois lados

Tanto os pacientes quanto os psiquiatras se beneficiam do conforto proporcionado pela terapia online. Os pacientes podem fazer as consultas no conforto de suas próprias casas, evitando o desconforto de se deslocar ou enfrentar ambientes clínicos que podem gerar ansiedade. Por outro lado, os psiquiatras também têm a oportunidade de trabalhar em um ambiente mais familiar e acolhedor.

Flexibilidade de horário

Ser um psiquiatra online permite uma maior flexibilidade de horário. Você pode adaptar sua agenda de consultas de acordo com suas emoções e necessidades. Além disso, pode oferecer opções de consultas fora do horário comercial, permitindo atender pacientes que têm compromissos durante o dia ou que residem em fusos horários diferentes.

Qual é o salário de um psiquiatra que atende online?

O salário de um psiquiatra que atende online pode variar dependendo de vários fatores, como localização geográfica, experiência, especialização e demanda pelos serviços. 

Em média, um psiquiatra pode ganhar um salário anual que varia entre cerca de R$ 100.000 a R$ 300.000. No entanto, é importante ressaltar que esses números são apenas uma estimativa e podem variar consideravelmente. 

Além disso, cada profissional pode ter uma estrutura de pagamento diferente, seja por hora de consulta ou por paciente atendido. É sempre bom consultar informações atualizadas e específicas para sua região e contexto profissional.

prontuário eletrônico

Quando é indicada a consulta psiquiatria online?

A consulta com um psiquiatra online é indicada em várias situações, especialmente quando o paciente enfrenta dificuldades para sair de casa ou está passando por tratamento de vícios. Vamos falar sobre estes contextos:

Quando o paciente não conseguir sair de casa

Muitas vezes, as pessoas têm dificuldades para sair de casa devido a algum problemas de saúde, mobilidade reduzida, ansiedade intensa ou outras razões. Nesses casos, a consulta com um psiquiatra online é uma ótima opção. 

O paciente pode receber tratamento e suporte sem a necessidade de se deslocar fisicamente até o médico. Isso oferece comodidade, facilita o acesso à ajuda profissional e garante que o tratamento seja continuado mesmo quando sair de casa é um desafio.

Durante combate e tratamento de vícios

A consulta com um psiquiatra online é também importante para pessoas que estão lutando contra o vício, como dependência química ou comportamental. Nesses casos, o suporte psiquiátrico é fundamental para ajudar no processo de recuperação. 

A terapia online permite que o paciente receba atendimento especializado e personalizado, mesmo durante a fase de combate e tratamento dos vícios. Além disso, oferece um ambiente seguro e confidencial para discutir os desafios enfrentados, receber orientação e ajustar a medicação, se necessário.

Como são realizadas as consultas com psiquiatra online?

As consultas do psiquiatra online com seu paciente podem ocorrer por meio de plataformas de videochamada ou mensagens seguras. O paciente e o psiquiatra podem ter uma conversa em tempo real, discutindo sintomas, preocupações, histórico médico, entre outros aspectos relevantes para o diagnóstico e o tratamento. 

Essa abordagem permite uma comunicação efetiva e uma avaliação abrangente do paciente, proporcionando um plano de tratamento adequado. Veja, a seguir, alguns pontos importantes em relação a isso:

Psiquiatra online pode dar receita?

Sim, os psiquiatras online têm a capacidade de prescrever medicamentos, caso seja necessário. Durante a consulta, o psiquiatra irá avaliar o histórico do paciente, sintomas, diagnóstico e necessidades individuais. 

Com base nessa avaliação, o profissional poderá recomendar e prescrever medicamentos apropriados para o tratamento. É importante ressaltar que a prescrição de medicamentos é feita seguindo as mesmas diretrizes e padrões de segurança aplicados em consultas presenciais.

Psiquiatra online pode dar atestado?

Sim, o psiquiatra online pode fornecer atestados. Os atestados médicos são documentos emitidos por um médico que comprovam a condição de saúde do paciente e justificam a sua ausência em determinadas situações, como no trabalho ou na escola. 

No entanto, é importante observar que a emissão de atestados pode depender das regulamentações e políticas específicas de cada país ou região. É sempre recomendável verificar com o psiquiatra virtual se ele está autorizado a fornecer atestados médicos e quais são os requisitos para obtê-los.

Software médico para psiquiatras

Depois de todas essas informações sobre as teleconsultas para psiquiatras online, cabe trazer um dica para você que está se perguntando qual sistema para clínicas utilizar. 

Existem muitas opções no mercado e você pode simplesmente usar algum desses programas que todo mundo usa e fazer videochamadas com seus pacientes. 

Tudo bem, você efetuou a consulta, desligou a câmera e ponto final. Agora, como fica a questão da agenda das consultas, a cobrança por seu serviço, relatórios, dados, prescrições, receitas e outras questões? Não seria bom ter um sistema médico completo, que cuidasse de todos os setores da jornada do paciente?

O Clínica nas Nuvens é um gestor completo que abrange todas as demandas de uma clínica. Dentro desta grande plataforma, uma das especialidades é proporcionar vários recursos para a telemedicina, que, como já foi dito, se atrela perfeitamente com as teleconsultas e o trabalho da psiquiatria online.  
Com ele, é possível atender online, fazer cobranças de consultas usando cartão crédito ou boleto, fazer prescrições para os pacientes e outras vantagens. Não perca tempo, conheça o Clínica nas Nuvens, solicite uma demonstração gratuita e transforme seu ambiente de trabalho.

Prontuário psicológico
Compartilhe
Gabriela

Gabriela

Compartilhar Inscreva-se