10 motivos para investir em um prontuário médico eletrônico

10 motivos para investir em um prontuário médico eletrônico

A tecnologia evolui diariamente, em todas as áreas e segmentos possíveis. No ambiente médico, da mesma maneira, esta transformação é constante. Seja na parte de hardware ou de software, o tempo todo algo está mudando e é preciso se adaptar. 

Neste conteúdo, vamos tratar do prontuário médico eletrônico ou prontuário eletrônico do paciente, trazendo 10 motivos para trabalhar com essa tecnologia na sua clínica. Acompanhe o texto e fique por dentro!

1. Acesso do prontuário do paciente em poucos cliques

Antes de mais nada, é preciso pontuar que o prontuário médico eletrônico é a substituição do antigo prontuário de papel e, sendo assim, as vantagens em contar com essa ferramenta digital são variadas. 

Uma das vantagens de trabalhar com o prontuário médico eletrônico, é o fato de que tudo pode ser feito de forma muito mais simples e prática. Ou seja, literalmente, o médico consegue ter acesso ao prontuário do paciente em poucos cliques. 

2. Todos têm acesso a mesma informação

Exatamente pelo fato de que as informações relacionadas ao paciente ficam armazenadas na nuvem e disponíveis para o acesso dos profissionais (desde que tenham sido autorizados a acessar, claro), é rápido, seguro e muito fácil ter acesso ao prontuário médico e visualizar os dados da pessoa. 

Imagine um paciente que trocou de clínica e, consequentemente, de médico. Caso ambas as clínicas utilizem o prontuário médico eletrônico, bastaria ao novo profissional, que está começando a atender o paciente, acessar as informações dele pelo sistema. Em poucos segundos o médico pode ter todos os dados em mãos.

Sistema para clínica

3. Elimine o alto volume de papelada

Utilizando o prontuário médico eletrônico, você diminui consideravelmente a papelada na sua clínica. Essa redução de papel é importante, tanto por ser uma decisão que ajuda o meio ambiente, quanto pelo fato de que gera redução de gastos no seu negócio. 

Além disso, menos papel também significa um ambiente mais espaçoso e, como já foi mencionado, mais sustentável. Ao invés de ficar procurando prontuários antigos de papel, que se desgastam com o tempo, com o prontuário médico eletrônico tudo se torna mais otimizado e acessível. 

4. Evite a perda do prontuário

Uma outra questão que deve ser mencionada em relação ao prontuário físico (de papel) é que ele está sempre correndo o risco de ser extraviado, solto em qualquer lugar e, como consequência, muitas vezes ocorre a perda de prontuário médico

Além da deterioração, o acúmulo de prontuários na clínica, também conhecido como tempo de guarda de prontuário médico, traz a possibilidade de que alguém esqueça documentos em outro local ou que ocorra um roubo e, infelizmente, as informações do paciente sejam perdidas.  

5. Elimine o alto volume de arquivos na clínica

Além do que já foi pontuado, outra coisa que a digitalização de prontuários médicos traz é um espaço de trabalho mais organizado e limpo, visualmente falando, sem a necessidade de encher de gaveteiros e armários de arquivos.

6. Organize os processos da clínica

Quando falamos de organização ou como organizar prontuários médicos, novamente a ideia de trabalhar com prontuários físicos se mostra completamente obsoleta. 

Já com um prontuário eletrônico, a questão organizacional é algo que acontece de forma, digamos, praticamente natural, visto que, o próprio software conta com várias ferramentas para manter todas as informações em ordem, segmentadas metodicamente e com total segurança digital. 

7. Faça prescrições médicas digitais

prontuário médico eletrônico

Na segunda metade de 2022, o governo ampliou a cobertura do programa Farmácia Popular do Brasil, através da Portaria GM/MS n°3.677, garantindo mais cinco medicamentos para a população, quatro deles gratuitos e destinados ao tratamento da hipertensão. 

Essa informação vai de encontro à questão das prescrições de medicamentos e de como o prontuário eletrônico pode ser útil para o profissional de medicina. Com o prontuário digital, o médico pode enviar e receber receitas por WhatsApp, SMS ou e-mail, além de poder comparar o preço de medicamentos digitalmente.

Isso ocorre porque o prontuário eletrônico possui um grande banco de dados de medicamentos, além de interações medicamentosas e protocolos, sendo, por isso mesmo, um mecanismo muito importante quando o assunto é a prescrição de remédios. 

8. Faça o pré-atendimento integrado ao prontuário eletrônico

Quando você contrata um sistema para gestão de clínicas, que tenha, obviamente, a funcionalidade de prontuário eletrônico, a integração entre os vários setores da clínica acaba sendo um grande diferencial para o seu negócio.

Nesse caso, já no pré-atendimento, ou seja, antes do paciente realizar a consulta, o médico poderá entender tudo o que já se passou, clinicamente falando, com o paciente, acessando os dados através do prontuário eletrônico e conferindo exames realizados, medicamentos utilizados, possíveis procedimentos efetuados, etc. 

9. Atenda via telemedicina integrada ao prontuário eletrônico

A telemedicina tem sido muito importante no ambiente da saúde, principalmente diante dos eventos que ocorreram durante a pandemia. Foi um momento também de grande avanço nessa área e, a partir de então, tem sido um caminho muito fértil e próspero, no que diz respeito ao atendimento médico à distância. 

Utilizando um sistema para gestão de clínicas, como é o caso do Clínica nas Nuvens, você, como médico ou gestor, tem a possibilidade de integrar o atendimento via telemedicina com o prontuário eletrônico, garantindo uma consulta muito mais ágil, otimizada e proativa. 

Telemedicina

10. É personalizável e prático

O prontuário eletrônico também pode ser personalizado, com a anamnese, por exemplo, adaptando-se às necessidades da clínica ou do próprio paciente. Além disso, você tem a possibilidade de criar os próprios modelos de atestados e laudos e compartilhar com sua equipe de maneira muito prática.  

Saiba mais sobre a área da saúde

Se você gostou do nosso conteúdo sobre prontuários eletrônicos, comente, compartilhe e assine nossa newsletter, assim você receberá um recado, por e-mail, sempre que postarmos um novo material sobre a área da saúde. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se