Mesmo os profissionais da área podem ter algumas dúvidas referente ao prontuário psicológico e como ele deve ser conduzido no dia a dia da clínica de psicologia.
Acompanhe neste conteúdo informações relevantes sobre o prontuário psicológico, o que é, como criar, a questão da evolução, como funciona e como um software para clínicas de psicologia pode ajudar em relação ao desenvolvimento do prontuário. Boa leitura!
O que é prontuário psicológico
O prontuário psicológico é um documento que o psicólogo elabora, anotando e controlando os dados relevantes ao seu paciente, inserindo informações sobre suas sessões e registrando a evolução do tratamento.
O prontuário eletrônico para psicólogos, precisa ser completo, de fácil acesso, compreensível para quem quer que o leia e com um conteúdo muito bem estruturado.
O prontuário psicológico pode ser em formato físico, utilizando papel e caneta para anotar o andamento do trabalho ou digital, que, por sinal, traz muitas vantagens em relação ao formato físico e, sobre o qual, veremos com mais detalhes na sequência do conteúdo.
Como fazer um prontuário psicológico
Como fazer um prontuário psicológico diz respeito também ao que deve estar contido no documento. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia nº 001/2009, existem algumas informações indispensáveis que precisam ser incluídas no prontuário.
01 – Informações básicas:
Do paciente ou instituição: aqui inclui nome completo da pessoa atendida e telefone de contato. Outros dados relevantes que também podem ser incluídos são: data de nascimento, local de trabalho e profissão. E, em caso de ser criança ou adolescente, é preciso ter nome dos pais ou responsáveis legais.
Informações do profissional: nome completo do profissional que prestará o atendimento, o CRP (Conselho Regional de Psicologia), número do registro profissional, etc.
02 – Avaliação e objetivo:
A avaliação de demanda e objetivo do trabalho envolve o porquê da procura do paciente pelo profissional, suas queixas e os problemas que precisam ser tratados durante as sessões.
03 – Registo da evolução do trabalho
O profissional faz anotação da evolução psicológica em prontuário médico do paciente diante das consultas, das sessões e armazenando informações para que sejam analisadas, em seguida, diante de um contexto mais amplo.
Uma coisa muito importante é que o prontuário psicológico esteja organizado, seja em tópicos ou não, pois isso vai depender de cada profissional. A questão é que, quando a pessoa for ler, ela precisa compreender facilmente o que está escrito ali, sem dúvidas acerca do trabalho e dos procedimentos adotados pelo psicólogo.
04 – Registo de encaminhamento ou encerramento
É preciso que o psicólogo traga o andamento do trabalho, os diagnósticos que possam ser definidos ao longo do processo, o possível encaminhamento para que o paciente seja atendido por outros profissionais, como um psiquiatra, e o encerramento da sessão.
05 – Arquivamento dos documentos de avaliação psicológica
A avaliação psicológica e o teste psicológico, que são instrumentos que apenas psicólogos têm a capacidade e exclusividade de utilizar, ensinar e orientar, devem ser arquivados separadamente, pois não podem ser levados pelo paciente junto com o prontuário, caso seja um requerimento do paciente.
Como funciona o prontuário psicológico eletrônico
O prontuário psicológico eletrônico simplifica a vida do profissional e do paciente, trazendo tudo o que o prontuário convencional ou físico possuem, porém com muitos outros recursos que só o ambiente digital pode proporcionar.
Uma das questões que podem ser explicitadas é quanto ao fato do profissional poder acessar o prontuário de atendimento psicológico estando em qualquer lugar, fazendo alterações, salvando e compartilhando com outros profissionais, pois tudo fica armazenado na nuvem.
Outro ponto relevante é quanto a anamnese, ou seja, as perguntas que podem ser feitas. Com o prontuário eletrônico é possível personalizar as perguntas de acordo com o atendimento e com o paciente. Além disso, muitos prontuários eletrônicos, como o do Clínica nas Nuvens, já traz uma sequência de perguntas em seu banco de dados.
O prontuário psicológico eletrônico é um divisor de águas em relação aos antigos e convencionais modelos físicos ainda encontrados em muitas clínicas espalhadas pelo país. E, nesse sentido, é preciso que os psicólogos invistam nas novas tecnologias, para não ficarem defasados no mercado.
Você também pode gostar de ler:
- Como escolher um sistema para clínica de psicologia
- Entenda o que é anamnese psicológica e qual a importância para sua clínica
- Por que contar com um software para gestão da clínica-escola de psicologia?
Sistema para clínicas e o prontuário psicológico
O Clínica nas Nuvens é um software para gestão de clínicas de psicologia e outras 30 especialidades médicas que possui uma série de funcionalidades para que a administração da clínica seja feita com muito mais assertividade, agilidade, segurança e precisão.
Independente da especialidade médica, o Clínica nas Nuvens está preparado para atender e gerir uma clínica de forma completa, desde a entrada do paciente até a pós-consulta.
No caso das clínicas de psicologia e do prontuário psicológico do paciente, não é diferente, pois no hall das inúmeras funcionalidades disponibilizadas pelo sistema, um dos recursos do sistema para clínicas é justamente o prontuário eletrônico.
Com o prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens, o profissional de psicologia ganha um aliado para agilizar seu dia a dia, personalizar demandas, otimizar o tempo dos profissionais e, consequentemente, gerar melhores resultados para seu ambiente de trabalho, trazendo mais lucro para a clínica.
Continue acompanhando nossos assuntos
Se você gostou do nosso conteúdo, siga-nos nas redes sociais, comente no blog e assine nossa newsletter. É através do seu engajamento que procuramos sempre trazer novos e importantes materiais para a área da saúde.