Entenda o que é anamnese psicológica e qual a importância para sua clínica

Entenda o que é anamnese psicológica e qual a importância para sua clínica

A anamnese psicológica é um importante instrumento que os médicos ou profissionais de psicologia detêm em mãos para começar a avaliar seus pacientes. No entanto, é preciso saber fazer corretamente, com cautela, para evitar erros.

Neste material vamos trazer informações sobre o que é anamnese psicológica, qual sua importância no campo da saúde, os tipos existentes e como fazer a anamnese corretamente. Acompanhe nosso texto!

O que é anamnese psicológica 

Quando o profissional da área de psicologia vai começar um tratamento, é natural que as primeiras consultas sejam destinadas a compreender quem está na sua frente, por qual razão buscou ajuda, qual sua história de vida, ou seja, pôr em prática a anamnese.

Essas perguntas iniciais servirão como ferramentas para se ter uma ideia do que possa estar ocorrendo com a pessoa e, consequentemente, ir, aos poucos, buscando entender o que lhe aflige. 

A anamnese psicológica, sendo assim, é essa espécie de “entrevista” que o psicólogo faz com seu paciente, absorvendo dele dados e informações relevantes para o trabalho de descobrir o ponto-chave da sua dor.

Muitas vezes, não apenas o próprio paciente é entrevistado, mas se faz necessário obter informações de outros familiares, companheiros, enfim, outras pessoas que fazem parte do círculo social.

Prontuário psicológico

Entenda a importância da anamnese psicológica

Como já foi mencionado, é essencial que o psicólogo aplique a anamnese psicológica no paciente e/ou em seus familiares, para recolher informações importantes para o tratamento.

O processo de anamnese no psicodiagnóstico é uma etapa fundamental para o início do trabalho. Porém, a anamnese não é privilégio apenas da psicologia, mas abrange várias outras especialidades. É natural que em uma consulta com um clínico geral, por exemplo, o médico aplique a anamnese no paciente.

No entanto, também é importante não cansar o paciente com um monte de perguntas, no afã de obter respostas para tudo. A anamnese psicológica não pode ser cansativa, se estender demais no tempo e perder-se em questionamentos sem sentido.

Por isso, é interessante que, ao longo da terapia, o profissional vá ampliando as perguntas, seguindo um roteiro de anamnese, que vão se somar com o avanço do tratamento, de acordo com os objetivos estabelecidos.

Conheça os tipos de anamnese psicológica

Existem alguns tipos de anamneses que são estabelecidas de acordo com variáveis, como a especialidade médica, os tipos de pacientes e outras questões. A anamnese, tanto pode ser padronizada, com perguntas já fechadas, como pode ser totalmente personalizada, para se adequar a cada caso.

Na anamnese para psicodiagnóstico é possível trabalhar com dois tipos, que vão ajudar o profissional a ter uma base, uma ideia geral do problema enfrentado pelo paciente.

Anamnese focal

A anamnese focal gira em torno de perguntas para o paciente que dizem respeito ao problema que ele está tendo, o que ele está passando, sentindo, quais são suas dores. Exemplos:

  • Qual a razão de ter vindo para esta consulta?
  • Há quanto tempo está ocorrendo o que você sente? 
  • Há alguma coisa que esteja desencadeando o que você tem sentido?
  • Seu problema tem acontecido em alguma outra ocasião?
  • Você já esteve em outros consultórios, tratando-se com outros psicólogos?
  • Você já tentou resolver seu problema? O que você tentou?

Anamnese relativa ao impacto biográfico

Esta parte envolve perguntas acerca do quanto o problema da pessoa está prejudicando o seu dia a dia. O profissional deve questionar quais áreas da vida do paciente estão sendo afetadas por seus problemas.

  • Você parou de realizar algumas atividades por estar sofrendo deste problema?
  • Tem alguma coisa que possa estar mantendo você assim ou piorando sua situação?
  • Como você pensa que essas sessões podem ajudar no seu problema?
  • Qual sua expectativa com este tratamento?
  • No seu entorno, você tem algum apoio emocional?
Ficha de anamnese

Como fazer a anamnese psicológica

Não vamos criar um modelo de anamnese psicológica, mas podemos trazer exemplos de perguntas que são relevantes para as consultas e para o tratamento com os pacientes. Vejamos!

Identificação do paciente

A identificação do paciente é a parte em que o profissional coleta os dados costumeiramente pedidos em toda e qualquer consulta, como nome, idade, profissão, etc.

Qual a razão da consulta

Aqui o paciente fala sobre qual a razão de estar ali. Pode ter sido um problema com seus pais, o término de uma relação, enfim, são várias possibilidades. Dependendo do problema, a anamnese seguirá uma linha, baseada no que está prejudicando o paciente.

Relato histórico do problema do paciente

Nesta etapa o paciente relata ao profissional quais os sintomas ele tem e estabelece um contexto histórico de quando começou, em que momentos se acentua e quando ele sente que as coisas ficam mais amenas. 

O Impacto biográfico

Esta parte tem a função de trazer para a superfície outras áreas da vida do paciente, como o seu trabalho, seus hobbies, seus planos para o futuro, seus estudos, enfim, até para entender se o seu problema está afetando essas áreas.

Análise da infância

Neste momento o profissional busca memórias da época da infância do paciente, pois em muitos casos os problemas começam nessa fase da vida. Então, pergunta-se sobre os pais, as amizades, os castigos, esse tipo de coisa.

Expectativas do tratamento

Nesta parte o profissional deve deixar muito claro ao paciente até que ponto os problemas dele podem ser minimizados, para que não ocorra uma expectativa exacerbada diante do tratamento. 

Leia também: Prontuário psicológico para clínicas é confiável?

O prontuário eletrônico e a anamnese

O Clínica nas Nuvens, sistema para clínicas de psicologia, possui inúmeras funcionalidades para melhorar o dia a dia no seu ambiente de trabalho. Uma dessas funcionalidades é o prontuário eletrônico, que dentre inúmeras ferramentas, também conta com a ficha de anamnese.

Com o prontuário eletrônico você tem muitos recursos como o armazenamento em nuvem, campos personalizados, integração com outras áreas e a anamnese, com sequência de perguntas padronizadas e personalizáveis. Conheça o prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens e aumente a lucratividade na sua clínica. 

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se