O dia a dia em uma clínica-escola é normalmente corrido, com muitos pacientes para atender e alunos para orientar. Com isso, utilizar ferramentas eletrônicas é a melhor alternativa na hora de agilizar a rotina e otimizar o trabalho de toda a equipe.
A prescrição eletrônica no ensino médico, por exemplo, é uma solução eficiente. Seu principal objetivo é substituir as prescrições em papel e facilitar o atendimento médico, melhorando o aprendizado dos estudantes. A seguir, entenda mais sobre esse assunto.
Como funciona a prescrição eletrônica
Talvez você esteja se perguntando: como funciona a prescrição médica eletrônica? Basicamente, é uma plataforma online que permite aos profissionais de saúde prescreverem medicamentos e outros tratamentos, podendo enviar diretamente para as farmácias, de forma rápida e segura.
O sistema de prescrição eletrônica, geralmente, é integrado ao prontuário eletrônico do paciente, o que permite que o médico acesse o histórico médico do paciente e verifique quais medicamentos foram prescritos anteriormente, evitando, assim, interações medicamentosas e outros problemas de saúde.
Uma vez que o médico prescreve um medicamento na plataforma, a prescrição é enviada diretamente para a farmácia credenciada. A farmácia recebe a prescrição eletronicamente e prepara o medicamento para o paciente, que pode retirá-lo na loja ou receber em casa, dependendo do serviço oferecido pelo estabelecimento.
Mas essa tecnologia vai muito além, oferecendo outras vantagens, como redução da utilização de papel, facilidade de acesso e arquivamento do documento, agilidade na emissão e envio de receitas, e muito mais. A seguir, conheça os benefícios da prescrição eletrônica e sua importância para o ensino médico.
A importância de prescrição eletrônica no ensino médico
Todo universitário deve entender, desde a graduação, quais as inovações da área da saúde, sabendo como utilizá-las em prol do trabalho médico e clínico. Assim, será possível se inserir no mercado de trabalho já familiarizado com determinadas soluções. Entre elas, a prescrição eletrônica.
Atualmente, a prescrição eletrônica é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada na área da saúde, não apenas por questões de praticidade e agilidade na rotina profissional, mas também por segurança e qualidade no atendimento ao paciente.
Por meio da prescrição eletrônica no ensino médico, os alunos podem aprender a registrar, de forma precisa e completa, as informações do paciente, como histórico médico, alergias, medicamentos em uso e outras informações relevantes.
Além disso, a prescrição eletrônica no ensino médico também ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e colaboração entre os membros da equipe de saúde da clínica-escola, já que o sistema permite o compartilhamento de informações entre os profissionais envolvidos no tratamento do paciente.
Com a prescrição eletrônica, os médicos têm acesso a um sistema que ajuda a evitar erros de dosagem, interações medicamentosas e alergias, além de permitir a emissão de receitas mais legíveis e precisas.
No ensino médico, a prescrição eletrônica é uma ferramenta importante para ensinar aos estudantes a importância da precisão e da segurança na prescrição de medicamentos, prezando pelo sigilo das informações dos pacientes e garantido que a troca de dados seja feita de forma segura.
Além disso, implementar esse método ainda na graduação faz com que os futuros profissionais ingressem no mercado alinhados com as tecnologias e inovações atuais, abandonando cada vez mais a utilização de papéis.
De forma geral, os principais benefícios que a prescrição eletrônica no ensino médico oferece, tanto para pacientes, como para estudantes da área da saúde e clínicas-escolas, são:
- Facilidade na interpretação das informações prescritas na receita médica digital;
- Rapidez na criação e no envio da prescrição aos pacientes;
- Maior organização e praticidade no arquivamento do documento;
- Mais agilidade na comunicação entre paciente, profissionais e farmácias.
O módulo clínica-escola do Clínica nas Nuvens
O Clínica nas Nuvens é um software para gestão de clínicas que também atende vários cursos de graduação na área da saúde. Isso porque, o sistema possui um módulo voltado exclusivamente para a administração de clínicas-escolas.
Com isso, vários estudantes da área da saúde conseguem acessar tecnologias eficientes, ainda estando no ambiente educacional. Entre essas soluções, está a prescrição eletrônica.
Ou seja, utilizando o software de gestão Clínica nas Nuvens, os estudantes conseguem criar receitas digitais com muito mais facilidade, podendo enviar automaticamente o arquivo para pacientes e farmácias.
Além disso, utilizando o sistema, os estudantes têm acesso a um banco de dados de medicamentos, protocolos e interações medicamentosas e podem comparar preços de medicamentos. Tudo isso, facilitado através da integração com a Memed Prescrição Digital.
Com o sistema, a prescrição médica eletrônica em um hospital universitário se torna muito mais fácil, rápida e positiva para o aprendizado dos estudantes e para a qualidade do atendimento à comunidade.
Conheça o módulo clínica-escola do Clínica nas Nuvens
Agora que você leu este conteúdo e sabe um pouco mais sobre prescrição eletrônica no ensino médico, que tal conhecer o módulo clínica-escola do Clínica nas Nuvens?
Caso sua universidade ainda não conte com um sistema que permita gerar prescrições eletrônicas e acessar muitos outros recursos, vale a pena conhecer e conferir todas as vantagens que ele oferece. Visite o site e saiba mais.