Tocar uma empresa sem um plano de ação bem definido pode tornar toda a trajetória muito mais complicada. Um bom planejamento estratégico de clínica de estética vai fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.
Neste conteúdo, entenda como o planejamento estratégico de clínica de estética é um processo importante para traçar o caminho correto do seu negócio, definir etapas, ajustar arestas, mudar ciclos e fazer com que o seu negócio colha bons resultados. Acompanhe!
O que é um planejamento estratégico de clínica de estética?
O planejamento estratégico de clínica de estética é um processo que visa definir as diretrizes e metas de uma empresa a médio e longo prazo, definindo ideias e ações possíveis para alcançar os objetivos pretendidos para a empresa.
É um guia que ajuda a empresa a se posicionar de forma competitiva no mercado, ajudando a prever e se adaptar às mudanças do ambiente mercadológico para alcançar um crescimento sustentável.
Qual a importância de contar com um bom planejamento estratégico de clínica de estética?
Ter um planejamento bem elaborado é crucial para o sucesso de sua clínica de estética. Isso acontece porque um plano estratégico eficaz é como um mapa detalhado que mostra o caminho para onde você quer ir e como deve chegar lá.
Ele ajuda a clínica a se destacar no mar de outras clínicas e aumenta suas chances de prosperidade comercial em um mercado competitivo, fornecendo direção, foco e uma abordagem mais inteligente.
Um planejamento cuidadosamente elaborado permite que você visualize seus objetivos a médio e longo prazo e trace os passos para alcançá-los. Isso evita decisões impulsivas e reativas, pois você terá um guia sólido para tomar decisões.
Além disso, um plano estratégico ajuda a alinhar toda a equipe em torno de metas comuns. Ele comunica a direção e a visão da clínica de maneira clara, garantindo que todos trabalhem juntos em prol de um objetivo comum. Isso melhora a colaboração, a produtividade e a eficiência, uma vez que todos estarão na mesma “página”.
Outra grande vantagem é a capacidade de antecipar mudanças e desafios no mercado. Um bom plano estratégico envolve uma análise profunda do ambiente externo, incluindo tendências do setor e comportamento dos clientes. Isso permite que você esteja preparado para se adaptar rapidamente a novas situações e agir de maneira proativa.
Por fim, um planejamento estratégico bem executado também ajuda a otimizar o uso de recursos, como tempo, dinheiro e pessoal. Ele evita gastos desnecessários e garante que seus esforços estejam focados nas atividades mais impactantes para o crescimento da clínica.
Qual o problema em não ter um planejamento estratégico no seu negócio?
Sem um planejamento estratégico, não há foco de onde a clínica quer chegar e o que precisa fazer para atingir o crescimento sustentável da clínica.
Também não há clareza de quem são seus clientes e o que realmente querem, nem como se destacar da concorrência.
Sem um bom planejamento estratégico de clínica de estética você não tem uma ideia clara dos recursos (financeiros e humanos) necessários para gerir o seu negócio, e isso diz respeito tanto a dinheiro quanto a pessoal treinado.
Assim, pode acabar gastando mais do que precisa ou não utilizar da melhor maneira as habilidades dos colaboradores, o que vai bagunçar a operação toda.
Além disso, também fica difícil medir o progresso. Ou seja, não há como saber se a empresa está indo bem ou não e fica muito complicado fazer ajustes quando as coisas não estão indo como o esperado.
Portanto, com as mudanças no mercado, as preferências dos pacientes e as concorrências aumentando, um planejamento estratégico de clínica de estética ajuda a antecipar as transformações e prepara melhor sua clínica para eventos futuros.
Como o planejamento estratégico pode ser útil para a sua clínica de estética?
É importante que você compreenda, ponto a ponto, como o planejamento estratégico pode te ajudar no dia a dia. Veja, na sequência, algumas questões relevantes que vão fazer a diferença diante da instauração de um bom planejamento.
Melhoria da retenção de clientes
Com um bom planejamento, você pode desenvolver programas de fidelidade e oferecer serviços personalizados para incentivar o retorno para novos procedimentos, ampliando sua relação com os pacientes.
Como fazer isso? Monitorando a taxa de retenção de pacientes. Estabeleça uma meta de aumento da taxa de retenção nos próximos anos e monitore os avanços.
Diversificação de serviços
O planejamento estratégico na clínica serve também para você incluir novos serviços na clínica. Faça uma busca do que está em alta no mercado da estética e como você pode adaptar à realidade da sua clínica.
E para que esta ideia não fique só no planejamento, monitore a demanda e o interesse dos pacientes pelos novos serviços. Defina um objetivo em porcentagem para que esses novos serviços representem na receita total ao longo de 1, 2 e 5 anos. Foque nos resultados e vá acompanhando!
Expansão online
É importante que você invista em uma presença online forte, com um bom site, redes sociais atualizadas e campanhas de marketing digital.
Assim, vá monitorando o tráfego do site e o engajamento nas redes sociais. Você também pode estabelecer uma meta para aumento de procedimentos agendados a partir do início das campanhas digitais.
Treinamento da equipe
Pensando na capacitação da equipe, para oferecer serviços de alta qualidade e atendimento excepcional, você pode inserir no seu planejamento estratégico a realização de treinamentos regulares.
Além disso, é possível avaliar a satisfação dos pacientes por meio de pesquisas de feedback. Estabeleça uma meta de aumento na satisfação dos pacientes e vá monitorando os resultados.
Feedback e avaliações online
A resposta do público em relação aos seus serviços é extremamente importante para que você saiba como está a qualidade do seu trabalho.
Dessa forma, você precisa construir um cenário (e ter isso no planejamento estratégico), para avaliar a classificação média e o número de avaliações online dos pacientes. Estabeleça uma meta de aumento na classificação média e acompanhe os números.
Lembrando que esses são apenas alguns exemplos, mas mostram como um planejamento estratégico pode ser concretizado através de metas tangíveis e mensuráveis.
Cada uma dessas estratégias pode ser adaptada e ajustada conforme os resultados são avaliados ao longo do tempo, mantendo a clínica de estética no caminho certo para o crescimento e sucesso a médio e longo prazo.
Como deve ser estruturado um planejamento estratégico de clínica de estética?
Agora que você já sabe que o planejamento estratégico de clínica de estética é um roteiro que direciona a clínica em direção ao sucesso a longo prazo, ajudando-a a adaptar-se às mudanças do mercado e alcançar seus objetivos de maneira eficaz.
Sendo assim, é válido ficar por dentro da estrutura deste processo todo, ou seja, entender melhor como algumas etapas do planejamento estratégico são estabelecidas. Veja os seguintes passos:
Análise situacional
Este deve ser o primeiro passo para estabelecer o planejamento estratégico. Aqui, você precisa fazer uma avaliação interna e externa da clínica. Isso inclui a compreensão das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio, o que também é conhecido como Análise SWOT.
Assim, no chamado ambiente externo, ou seja, o que está fora dos limites da sua empresa, você considera tendências de mercado, concorrentes, avanços tecnológicos e novas regulamentações ou normas.
Já internamente, ou seja, tudo o que está no seu espaço de trabalho, você consegue avaliaria os recursos disponíveis, as competências profissionais, os processos na rotina de trabalho e as limitações que afligem a sua clínica, seja do ponto de vista financeiro, humano ou qualquer outro.
Definição de objetivos
Com base na análise situacional, a sua clínica deve definir objetivos claros e mensuráveis para o crescimento da clínica, através da avaliação das forças e oportunidades já detectadas.
Esses objetivos devem deixar claros onde a clínica quer chegar em: aumento do número de clientes, diversificação de serviços da empresa, melhoria da experiência do cliente, receita, entre outros.
Estratégias
Com os objetivos bem definidos, é necessário traçar estratégias para alcançá-los. Isso envolve decidir como a clínica irá se posicionar no mercado, quais ferramentas e formas de conversar com o público-alvo ou segmento socioeconômico de pacientes pretende atingir e como se diferenciará da concorrência.
Plano de ação
Uma vez que as estratégias já estão definidas, é hora de detalhar o plano de ação. O plano de ação inclui as etapas específicas que a clínica tomará para implementar as estratégias.
Por exemplo, se a estratégia é aumentar a presença online, o plano de ação pode incluir a criação de um site, a gestão de redes sociais e a implementação de campanhas de marketing digital.
É importante que este plano seja elaborado visualmente, prioritariamente em formato digital, para que toda a equipe possa visualizar, se necessário, dar dicas para ajustar os pontos onde há alguma incoerência.
Alocação de recursos
Gestão de custos e planejamento estratégico são duas faces da mesma moeda. A alocação de recursos é outro ponto muito importante e que se conecta diretamente com o plano de ação.
Alocar os recursos adequados para a implementação do plano, sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos, é elementar para que o plano de ação ocorra com maior eficácia.
Isso envolve definir os orçamentos do que foi considerado no plano de ação, identificar as habilidades necessárias da equipe para que o plano seja efetivado e garantir que haja o suporte necessário para atingir os objetivos.
Monitoramento e avaliação
Por fim, é fundamental dizer que este modelo de planejamento estratégico não é um documento estático, pelo contrário, é dinâmico e contínuo. Além disso, deve ser constantemente monitorado e avaliado para que as metas sejam verificadas, a fim de que você saiba se estão sendo alcançadas e se as estratégias estão funcionando conforme o planejado.
E quando for necessário, ajustes podem ser feitos ao longo do tempo para garantir que a sua clínica de estética continue percorrendo o caminho certo, atingindo as metas estabelecidas e chegando aos objetivos traçados.
Com que frequência é importante fazer o planejamento estratégico na sua clínica de estética?
O planejamento estratégico na clínica de estética deve ser uma prática regular e contínua, ajustada de acordo com as necessidades e mudanças do negócio. Ele não é um evento único, mas um processo que acontece em ciclos para garantir que a clínica esteja sempre focada em seus objetivos e adaptada aos ambientes, em constante evolução.
Os ciclos de planejamento estratégico costumam variar, mas uma abordagem comum é revisar e atualizar o plano a cada ano. Isso permite que a clínica defina uma visão de médio a longo prazo e desenvolva estratégias para alcançá-la.
No entanto, é importante mencionar que, em um cenário de mudanças rápidas, como no setor de estética, as revisões mais frequentes podem ser necessárias para manter a agilidade e a competitividade.
Além disso, é recomendável realizar revisões regulares do progresso e do desempenho, que podem ocorrer trimestralmente ou semestralmente. Durante essas revisões, a clínica analisará os resultados obtidos em relação às metas determinadas, avaliará a eficácia das estratégias integradas e fará ajustes conforme necessário.
Um bom software para clínica de estética também faz a diferença
Ter um bom software para a clínica de estética deve ser parte do planejamento estratégico do seu negócio, caso você ainda não conte com essa tecnologia no seu ambiente de trabalho.
Esses sistemas para clínicas são essenciais para melhorar as operações, otimizar o tempo da equipe, agilizar processos, automatizar tarefas, integrar setores, melhorar a experiência do paciente e simplificar o dia a dia na clínica de estética.
Diferenciais do Clínica nas Nuvens para clínicas de estética
Veja como o Clínica nas Nuvens pode transformar sua clínica de estética e saiba como encaixá-lo no seu planejamento estratégico.
Eficiência operacional
O Clínica nas Nuvens oferece recursos que automatizam tarefas administrativas, como agendamento online de consultas, gestão de horários, emissão de recibos e controle financeiro.
Isso economiza tempo e reduz erros, permitindo que a equipe da clínica se concentre mais em oferecer serviços de qualidade aos pacientes.
Chatbot para WhatsApp
Com o chatbot para WhatsApp, os pacientes podem marcar consultas 24 horas por dia e 7 dias por semana. Isso melhora a experiência do paciente e aumenta a taxa de ocupação da clínica.
Prontuário eletrônico
Mantenha os registros detalhados dos clientes, incluindo histórico de tratamentos, anotações médicas e resultados, tudo centralizado em um só lugar e com a possibilidade de compartilhamento de forma simples e prática.
Controle financeiro
Tenha um sistema que conta com ferramentas específicas para a gestão financeira da clínica, permitindo o acompanhamento de faturamento, despesas e fluxo de caixa.
Tenha um controle completo das sessões que já foram pagas e das que ainda faltam o cliente pagar. Assim como, as sessões que já foram realizadas.
Isso contribui para uma melhor tomada de decisões e uma visão mais clara do desempenho econômico do seu negócio.
Relatórios e análises
O sistema oferece recursos de geração e criação de relatórios que fornecem insights sobre o desempenho da clínica. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria, medir a eficácia das estratégias e tomar decisões baseadas em dados.
Segurança dos dados
O Clínica nas Nuvens oferece segurança avançada para proteger as informações dos pacientes e dados financeiros da clínica, através de criptografia, assinatura e certificado digital. Isso é essencial para cumprir regulamentações de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Suporte especializado
O suporte técnico especializado do Clínica nas Nuvens oferece atendimento em caso de dúvidas ou problemas. Isso garante que a clínica tenha a ajuda necessária para usar o software para clínicas de estética de maneira eficaz.
Personalização
O software de estética pode ser adaptado às necessidades específicas da clínica, considerando os tipos de serviços oferecidos e os processos internos. Isso garante que o sistema seja uma ferramenta realmente útil e relevante para a gestão da clínica de estética.
Portanto, solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens e veja como este sistema pode transformar a rotina da sua clínica de estética, aumentando a performance e trazendo melhores resultados a médio e longo prazo.