Pesquisa de satisfação na clínica de psicologia: veja o que você deve perguntar 

Pesquisa de satisfação na clínica de psicologia: veja o que você deve perguntar 

A pesquisa de satisfação na clínica de psicologia é um formulário com perguntas para que os pacientes possam avaliar o desempenho da sua clínica, do profissional, do espaço de trabalho, do atendimento, da forma como o trabalho é conduzido, etc.  

E com um questionário bem construído, perguntas objetivas e bem elaboradas, a pesquisa de satisfação na clínica de psicologia pode ajudar muito sua clínica a entender quais são as necessidades mais destacadas dos pacientes, em que pontos você pode melhorar como profissional, o que há de bom e o que precisa ser aprimorado, dentre outros fatores. 

Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe o texto e fique por dentro da importância da pesquisa de satisfação na clínica de psicologia e tenha algumas dicas sobre como elaborar as perguntas certas.  

CSAT para clínica

Entenda a importância de fazer uma pesquisa de satisfação na clínica de psicologia 

No mundo empresarial, usam-se algumas técnicas para compreender o nível de satisfação dos clientes em relação a empresa, produtos, serviços, etc. Um deles é o CSAT ou Customer Satisfaction Score, ou ainda: pontuação de satisfação do cliente.  

A ideia é justamente buscar entender como as pessoas se sentem, como foram atendidas, se estão satisfeitas e, através do feedback, melhorar o que precisa ser melhorado. Dessa forma, na psicologia, é como se fossemos fazer um CSAT da consulta

Por isso, a pesquisa de satisfação na clínica de psicologia desempenha um papel importante para que você entenda como está o nível de satisfação dos seus pacientes e, dependendo dos resultados, poder aprimorar o desenvolvimento da sua prática profissional e implementar melhorias no seu espaço de trabalho.  

Veja abaixo mais detalhes e entenda melhor a importância e os benefícios de conduzir uma pesquisa de satisfação na clínica de psicologia. 

Avaliação da experiência do seu paciente 

A pesquisa de satisfação é um instrumento que permite aos seus pacientes expressarem suas opiniões, sentimentos e percepções sobre sua clínica e sobre o seu desempenho profissional.  

Isso inclui a qualidade da interação com você (psicólogo), a eficácia das abordagens utilizadas, a atmosfera encontrada na clínica ou consultório, entre outros aspectos. Essas informações são essenciais para que você possa compreender como os pacientes se sentem em relação ao seu processo terapêutico. 

Percepção dos pontos fortes e áreas de melhoria 

Através das respostas obtidas na sua pesquisa, é possível identificar os pontos fortes da sua prática clínica e da própria estrutura do ambiente de trabalho, bem como áreas que merecem um aprimoramento.  

Isso pode incluir desde a eficácia das técnicas que você utiliza até questões relacionadas à ambição, higiene, decoração, comunicação, atendimento e empatia que demonstra para com os pacientes. 

Fortalecimento do relacionamento terapêutico 

O simples fato de você solicitar feedback aos pacientes pode fortalecer o relacionamento.  

Demonstrar compromisso com o bem-estar do paciente e a disposição para ajustar a abordagem e atender a outras possíveis críticas construtivas, é uma ação que gera um destaque no seu mercado de atuação e pode ser um diferencial competitivo.  

Melhoria da retenção e adesão ao tratamento 

Outra questão importante é que, ao inserir o paciente nesse cenário interativo (da pesquisa), onde ele é partícipe das decisões para a melhoria de vários aspectos relacionados a sua clínica e conduta profissional, você demonstra que está preocupado com a opinião da pessoa. 

E neste cenário, pacientes que se sentem ouvidos e valorizados têm maior probabilidade de continuar o tratamento e de seguir as orientações. Assim, a pesquisa de satisfação pode ser útil, inclusive, para gerar maior eficácia no processo terapêutico. 

Transparência e confiança 

Como já foi comentado no tópico anterior, uma pesquisa de satisfação promove a transparência na relação terapêutica.  

É uma atitude que mostra que o terapeuta está aberto a críticas construtivas e que valoriza a opinião do paciente. Isso constrói confiança e promove um ambiente de colaboração mútua. 

Marketing e recomendações 

Desde que dentro das normas éticas e legais da profissão, os resultados positivos na pesquisa de satisfação podem ser usados por você como uma ferramenta de marketing, com divulgação de dados e porcentagens em site, redes sociais, etc.  

Além disso, é sabido que pacientes satisfeitos são mais propensos a recomendar uma clínica para amigos, conhecidos e familiares, o que pode aumentar sua base de clientes. 

Aprimoramento profissional contínuo 

Esse é um dos pontos centrais de como fazer uma pesquisa de satisfação clínica que seja eficiente. Afinal de contas, ela precisa ser, no fim das contas, uma oportunidade valiosa de aprendizado contínuo.  

Com o resultado em mãos, você terá insights sobre diferentes visões, opiniões, preferências e necessidades dos pacientes, ou seja, dados que vão servir para que você possa evoluir como profissional e melhorar em termos teóricos e práticos. 

De um modo geral, realizar uma pesquisa de satisfação na clínica de psicologia não apenas beneficia seus pacientes, ao fornecer um espaço para expressar suas opiniões, mas é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e aprimoramento da sua prática clínica e do seu ambiente profissional.  

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Dicas de perguntas para a pesquisa de satisfação na clínica de psicologia 

Antes de mais nada, cabe dizer que este não é um modelo de pesquisa de satisfação clínica, mas sim dicas para que você possa ter mais bagagem teórica na hora de elaborar sua pesquisa.  

Dito isso, entenda que muitas perguntas podem ser feitas na pesquisa de satisfação e elas podem ser tanto de múltipla escolha (com opções pré-definidas como de A até D), bem como abertas (quando a pessoa tem espaço para dissertar, respondendo à sua própria maneira). 

De um jeito ou de outro, ao criar o questionário, considere vários aspectos do tratamento que você entrega e da experiência que seu paciente está tendo com a clínica. Veja alguns exemplos de perguntas para momentos distintos: 

Experiência geral do paciente 

Você pode começar com perguntas gerais, a fim de obter uma visão ampla da experiência do paciente na sua clínica. Dê espaço para que forneçam feedbacks livremente. Dê uma olhada nessas perguntas: 

  • Em uma escala de 1 a 10, quão satisfeito você está com o seu tratamento na clínica? 
  • O que você considera como os pontos fortes da sua experiência aqui? 
  • Existe alguma área que você acredita que poderia ser melhorada na clínica ou no tratamento? 
  • Existe alguma sugestão ou comentário adicional que você gostaria de compartilhar sobre suas sessões na clínica? 

A relação do paciente com seu psicólogo 

Neste ponto, você pode avaliar a qualidade da relação com seu paciente, pois isso será muito significativa para a eficácia do tratamento. Avalie o nível da comunicação, bem como a visão dele acerca da sua capacidade de empatia e da sua qualidade como profissional. Olha só: 

  • Você se sente confortável e à vontade durante as sessões? 
  • Como você descreveria sua relação comigo? 
  • Houve momentos em que você se sentiu mal compreendido ou não ouvido? 
  • Como você avalia minha habilidade como psicólogo(a)? 
  • Você recomendaria a clínica para outras pessoas? 

A eficácia da abordagem 

Questione também sobre a eficácia das técnicas que você utiliza e as abordagens praticadas durante o tratamento. Isso vai te ajudar a entender se o paciente está compreendendo a jornada terapêutica e se está satisfeito com este caminho. Veja como pode ser questionado: 

  • Você sente que as técnicas utilizadas estão sendo eficazes para lidar com seus problemas, angústias, preocupações ou dilemas? 
  • Houve alguma estratégia específica que você achou particularmente útil ou que não funcionou para você? 

A atmosfera da clínica 

Aqui entram questões mais voltadas para o “clima” do estabelecimento e a experiência do paciente em termos de conexão física, emocional e sensorial com o espaço que você construiu para acolhê-lo. Exemplo de perguntas: 

  • Como você avalia o conforto e a atmosfera do lugar quando você está na clínica? 
  • A localização e a acessibilidade da clínica atendem às suas expectativas? 
  • Você gosta e/ou se sente bem com a ambientação, sons, cores, odores, móveis e design da clínica? Se não, o que você mudaria? 

Ao utilizar essas dicas e exemplos, você estará mais preparado para criar uma pesquisa de satisfação clínica que capte, de maneira abrangente, a experiência dos pacientes na sua clínica de psicologia.  

Lembre-se de que a formulação das perguntas deve ser sensível, clara e focada na obtenção de informações valiosas para aprimorar a qualidade do atendimento oferecido. 

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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