Como realizar a pesquisa de satisfação em fisioterapia 

Como realizar a pesquisa de satisfação em fisioterapia 

A opinião dos pacientes é uma ferramenta poderosa, capaz de determinar o sucesso ou fracasso de uma clínica. Por isso, desde a avaliação da qualidade do atendimento até a identificação de pontos fortes e fracos, a pesquisa de satisfação em fisioterapia se torna uma ferramenta estratégica para melhorias na clínica. 

Neste artigo vamos entender a importância desse tipo de avaliação, as maneiras mais eficientes de realizá-las e alguns exemplos do que pode ser perguntado. Continue a leitura! 

CSAT para clínica

A importância da pesquisa de satisfação para clínicas de fisioterapia 

A importância da pesquisa de satisfação em clínicas de fisioterapia é porque através dela é possível manter o que dá certo e corrigir o que pode ser melhorado. Se a motivação da apuração for realmente aplicar mudanças concretas, a tendência é uma relação médico-paciente cada vez melhor.   

Com a pesquisa de satisfação sua clínica é capaz de obter: 

Avaliação da qualidade do atendimento 

Quando falamos sobre pacientes avaliarem a qualidade do atendimento, envolve verificar se os tratamentos foram eficazes, se os profissionais de fisioterapia foram atenciosos, a estrutura da clínica e outros pontos importantes. 

Identificação de pontos fortes e fracos 

Ao coletar feedback dos pacientes, a clínica pode identificar áreas que estão se destacando positivamente e aquelas que podem exigir melhorias. Isso ajuda na distribuição eficiente de recursos para fortalecer aspectos positivos e corrigir eventuais problemas. 

Melhorando os pontos fracos identificados na pesquisa de satisfação da clínica de fisioterapia, é possível conquistar a fidelidade dos pacientes e até atrair novos, pois clientes satisfeitos tendem a indicar o que gostam. 

Construção de relacionamento com o paciente 

A pesquisa de satisfação demonstra aos pacientes que a clínica valoriza suas opiniões e está comprometida em oferecer um atendimento de qualidade. Ela fortalece o relacionamento entre a clínica e os pacientes e forma a base para a fidelização. 

Oportunidade de inovação 

As sugestões e comentários dos pacientes podem inspirar inovações na clínica. Seja na introdução de novas técnicas de tratamento, atualização de equipamentos ou aprimoramento de processos, a pesquisa de satisfação em fisioterapia fornece insights para a inovação constante.   

Prevenção de problemas futuros 

Encontrar problemas ou preocupações dos pacientes desde o início ajuda a clínica a agir antecipadamente para resolver as questões antes que se agravem. A clínica consegue prevenir a perda de pacientes e a proteger a reputação da clínica. 

Aprimoramento da experiência do paciente 

Compreender as expectativas e necessidades dos pacientes por meio da pesquisa de satisfação possibilita à clínica melhorar a experiência geral do paciente. Desde a marcação de consultas até o acompanhamento pós-tratamento, cada interação pode ser ajustada para proporcionar uma experiência mais positiva. 

Diferenciação no mercado 

Clínicas que demonstram um compromisso com a satisfação do paciente destacam-se no mercado. A boa reputação, muitas vezes impulsionada por feedback positivo de pacientes, pode atrair novos pacientes e fortalecer a posição da clínica como referência na área de fisioterapia. 

Ao implementar e analisar regularmente pesquisas de satisfação, as clínicas de fisioterapia podem cultivar uma cultura de melhoria contínua, garantindo que seus serviços atendam e superem as expectativas dos pacientes. 

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Como aplicar a pesquisa de satisfação em fisioterapia 

Existem duas formas de aplicar uma pesquisa de satisfação em fisioterapia: o método tradicional/manual e por meio de um sistema. Cada um dos métodos apresenta algumas características diferentes.  

Enquanto o modo tradicional envolve a distribuição de questionários em formato físico, o uso de sistemas online permite uma coleta de dados automatizada, facilitando a análise e a apresentação visual dos resultados.   

A escolha entre os métodos vai depender das preferências da clínica, da disposição dos pacientes para adotar tecnologias online e da necessidade de uma abordagem mais direta ou automatizada na gestão do feedback.   

Como aplicar a pesquisa de satisfação no método tradicional 

  1. Identifique exatamente o que você quer avaliar na experiência do paciente, como atendimento, tempo de espera, experiência no agendamento. 
  1. Faça perguntas simples e diretas. Use opções de múltipla escolha e escalas de classificação. 
  1. Se estiver usando o método tradicional, tenha uma caixa de sugestões na clínica para receber feedback espontâneo. 
  1. Regularmente, recolha as pesquisas em intervalos pré-determinados e utilize as informações para reconhecer pontos positivos e áreas que precisam de melhoria na clínica, implementando ações necessárias. 

OBS.: Mesmo utilizando o método tradicional, é importante armazenar digitalmente as respostas e se possível criar relatórios detalhados para utilizar melhor as informações coletadas. 

Como aplicar a pesquisa de satisfação no método online 

  1. Escolha uma plataforma adequada. Softwares para clínicas mais completos oferecem uma melhor experiência tanto para a gestão quanto para pacientes; 
  1. Desenvolva um questionário online personalizado com perguntas relevantes para a experiência na clínica de fisioterapia; 
  1. Envie o link da pesquisa por e-mail ou SMS, garantindo que os pacientes tenham acesso fácil. Em sistemas mais completos, a pesquisa já é enviada automaticamente após o final da consulta. 

O que é CSAT 

CSAT, ou Customer Satisfaction Score, é uma métrica utilizada para medir o nível de satisfação dos clientes em relação a um produto, serviço ou experiência específica. No caso, estamos falando em uma maneira eficiente de medir a opinião dos pacientes com relação aos atendimentos em uma clínica de fisioterapia. 

O CSAT geralmente, é expresso como um índice percentual ou em uma escala de pontuação, onde os clientes avaliam sua satisfação com base em uma pergunta simples, como “Qual é o seu nível de satisfação com nosso serviço, em uma escala de 1 a 5?”. A pontuação resultante fornece uma visão rápida e quantitativa do grau de contentamento dos clientes. 

Existem outras métricas que podem ser utilizadas, mas o CSAT é frequentemente utilizado em pesquisas de satisfação, sendo uma métrica valiosa para empresas que buscam manter e aprimorar a experiência do cliente. 

Perguntas para pesquisa de satisfação de clínicas de fisioterapia 

Ao elaborar perguntas para uma pesquisa de satisfação em clínicas de fisioterapia, é essencial abordar diversos aspectos da experiência do paciente. Abaixo, veja exemplos de o que perguntar em uma pesquisa de satisfação para clínica de fisioterapia, divididos em categorias: 

Atendimento e comunicação 

  • De 0 a 5 como você avalia a cortesia e profissionalismo da equipe de atendimento? 
  • Houve uma comunicação eficaz sobre o plano de tratamento e os procedimentos? 

Qualidade do tratamento 

  • Em uma escala de 0 a 5, qual é a sua satisfação com os resultados do tratamento? 
  • Você sentiu que recebeu informações claras sobre o seu diagnóstico e opções de tratamento? 

Tempo de espera 

  • Como você avalia o tempo de espera na recepção antes do início do tratamento? 
  • Houve atrasos significativos nas suas sessões de fisioterapia? 

Instalações e limpeza 

  • Como você classificaria a limpeza e a manutenção das instalações da clínica? 
  • As instalações da clínica foram confortáveis durante o seu tratamento? 

Compreensão do plano de tratamento 

  • Você se sentiu bem-informado sobre o seu plano de tratamento e objetivos? 
  • Houve oportunidades para esclarecer dúvidas sobre o tratamento proposto? 

Feedback sobre o profissional de fisioterapia 

  • Qual é o seu nível de satisfação com o profissional de fisioterapia que o atendeu? 
  • Houve um bom equilíbrio entre profissionalismo e empatia por parte do fisioterapeuta? 

Recomendação da clínica 

  • Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa clínica a amigos ou familiares? 
  • Há algo que poderíamos fazer para melhorar sua probabilidade de recomendar nossos serviços? 

Personalizar as perguntas de acordo com as características únicas da clínica e do público-alvo, como criar escalas ou permitir respostas abertas, é importante para obter feedback útil e prático. Isso ajuda na melhoria constante da qualidade dos serviços. 

sistema de gestão para clínica

Como realizar a pesquisa de satisfação e melhorias na clínica com um único sistema 

O Clínica nas Nuvens além das funcionalidades de pesquisa de satisfação online que citamos acima, como: 

  • Envio da pesquisa automaticamente após o fim da consulta; 
  • O envio via e-mail e WhatsApp; 
  • Modelos de pesquisa com perguntas padronizadas. 

Pode também desempenhar um papel fundamental na melhoria dos aspectos que forem avaliados em uma pesquisa de satisfação. Por exemplo: O agendamento eficiente de consultas, acompanhado de alertas para evitar atrasos, pode melhorar a pontualidade e reduzir o tempo de espera, aumentando a satisfação do paciente.  

Outro ponto otimizado com o Clínica nas Nuvens é a comunicação, com recursos, como mensagens automatizadas para lembretes de consulta, que fornecem informações importantes e mantem os pacientes informados. 

O Clínica nas Nuvens é a melhor solução tanto para compreender o nível de satisfação dos seus pacientes quanto para deixá-los cada vez mais satisfeitos com a gestão, atendimento e qualidade dos seus serviços. Conheça melhor estas e outras funcionalidades solicitando sua demonstração gratuita hoje mesmo! 

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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