A opinião dos pacientes é uma ferramenta poderosa, capaz de determinar o sucesso ou fracasso de uma clínica. Por isso, desde a avaliação da qualidade do atendimento até a identificação de pontos fortes e fracos, a pesquisa de satisfação em fisioterapia se torna uma ferramenta estratégica para melhorias na clínica.
Neste artigo vamos entender a importância desse tipo de avaliação, as maneiras mais eficientes de realizá-las e alguns exemplos do que pode ser perguntado. Continue a leitura!
A importância da pesquisa de satisfação para clínicas de fisioterapia
A importância da pesquisa de satisfação em clínicas de fisioterapia é porque através dela é possível manter o que dá certo e corrigir o que pode ser melhorado. Se a motivação da apuração for realmente aplicar mudanças concretas, a tendência é uma relação médico-paciente cada vez melhor.
Com a pesquisa de satisfação sua clínica é capaz de obter:
Avaliação da qualidade do atendimento
Quando falamos sobre pacientes avaliarem a qualidade do atendimento, envolve verificar se os tratamentos foram eficazes, se os profissionais de fisioterapia foram atenciosos, a estrutura da clínica e outros pontos importantes.
Identificação de pontos fortes e fracos
Ao coletar feedback dos pacientes, a clínica pode identificar áreas que estão se destacando positivamente e aquelas que podem exigir melhorias. Isso ajuda na distribuição eficiente de recursos para fortalecer aspectos positivos e corrigir eventuais problemas.
Melhorando os pontos fracos identificados na pesquisa de satisfação da clínica de fisioterapia, é possível conquistar a fidelidade dos pacientes e até atrair novos, pois clientes satisfeitos tendem a indicar o que gostam.
Construção de relacionamento com o paciente
A pesquisa de satisfação demonstra aos pacientes que a clínica valoriza suas opiniões e está comprometida em oferecer um atendimento de qualidade. Ela fortalece o relacionamento entre a clínica e os pacientes e forma a base para a fidelização.
Oportunidade de inovação
As sugestões e comentários dos pacientes podem inspirar inovações na clínica. Seja na introdução de novas técnicas de tratamento, atualização de equipamentos ou aprimoramento de processos, a pesquisa de satisfação em fisioterapia fornece insights para a inovação constante.
Prevenção de problemas futuros
Encontrar problemas ou preocupações dos pacientes desde o início ajuda a clínica a agir antecipadamente para resolver as questões antes que se agravem. A clínica consegue prevenir a perda de pacientes e a proteger a reputação da clínica.
Aprimoramento da experiência do paciente
Compreender as expectativas e necessidades dos pacientes por meio da pesquisa de satisfação possibilita à clínica melhorar a experiência geral do paciente. Desde a marcação de consultas até o acompanhamento pós-tratamento, cada interação pode ser ajustada para proporcionar uma experiência mais positiva.
Diferenciação no mercado
Clínicas que demonstram um compromisso com a satisfação do paciente destacam-se no mercado. A boa reputação, muitas vezes impulsionada por feedback positivo de pacientes, pode atrair novos pacientes e fortalecer a posição da clínica como referência na área de fisioterapia.
Ao implementar e analisar regularmente pesquisas de satisfação, as clínicas de fisioterapia podem cultivar uma cultura de melhoria contínua, garantindo que seus serviços atendam e superem as expectativas dos pacientes.
Como aplicar a pesquisa de satisfação em fisioterapia
Existem duas formas de aplicar uma pesquisa de satisfação em fisioterapia: o método tradicional/manual e por meio de um sistema. Cada um dos métodos apresenta algumas características diferentes.
Enquanto o modo tradicional envolve a distribuição de questionários em formato físico, o uso de sistemas online permite uma coleta de dados automatizada, facilitando a análise e a apresentação visual dos resultados.
A escolha entre os métodos vai depender das preferências da clínica, da disposição dos pacientes para adotar tecnologias online e da necessidade de uma abordagem mais direta ou automatizada na gestão do feedback.
Como aplicar a pesquisa de satisfação no método tradicional
- Identifique exatamente o que você quer avaliar na experiência do paciente, como atendimento, tempo de espera, experiência no agendamento.
- Faça perguntas simples e diretas. Use opções de múltipla escolha e escalas de classificação.
- Se estiver usando o método tradicional, tenha uma caixa de sugestões na clínica para receber feedback espontâneo.
- Regularmente, recolha as pesquisas em intervalos pré-determinados e utilize as informações para reconhecer pontos positivos e áreas que precisam de melhoria na clínica, implementando ações necessárias.
OBS.: Mesmo utilizando o método tradicional, é importante armazenar digitalmente as respostas e se possível criar relatórios detalhados para utilizar melhor as informações coletadas.
Como aplicar a pesquisa de satisfação no método online
- Escolha uma plataforma adequada. Softwares para clínicas mais completos oferecem uma melhor experiência tanto para a gestão quanto para pacientes;
- Desenvolva um questionário online personalizado com perguntas relevantes para a experiência na clínica de fisioterapia;
- Envie o link da pesquisa por e-mail ou SMS, garantindo que os pacientes tenham acesso fácil. Em sistemas mais completos, a pesquisa já é enviada automaticamente após o final da consulta.
O que é CSAT
CSAT, ou Customer Satisfaction Score, é uma métrica utilizada para medir o nível de satisfação dos clientes em relação a um produto, serviço ou experiência específica. No caso, estamos falando em uma maneira eficiente de medir a opinião dos pacientes com relação aos atendimentos em uma clínica de fisioterapia.
O CSAT geralmente, é expresso como um índice percentual ou em uma escala de pontuação, onde os clientes avaliam sua satisfação com base em uma pergunta simples, como “Qual é o seu nível de satisfação com nosso serviço, em uma escala de 1 a 5?”. A pontuação resultante fornece uma visão rápida e quantitativa do grau de contentamento dos clientes.
Existem outras métricas que podem ser utilizadas, mas o CSAT é frequentemente utilizado em pesquisas de satisfação, sendo uma métrica valiosa para empresas que buscam manter e aprimorar a experiência do cliente.
Perguntas para pesquisa de satisfação de clínicas de fisioterapia
Ao elaborar perguntas para uma pesquisa de satisfação em clínicas de fisioterapia, é essencial abordar diversos aspectos da experiência do paciente. Abaixo, veja exemplos de o que perguntar em uma pesquisa de satisfação para clínica de fisioterapia, divididos em categorias:
Atendimento e comunicação
- De 0 a 5 como você avalia a cortesia e profissionalismo da equipe de atendimento?
- Houve uma comunicação eficaz sobre o plano de tratamento e os procedimentos?
Qualidade do tratamento
- Em uma escala de 0 a 5, qual é a sua satisfação com os resultados do tratamento?
- Você sentiu que recebeu informações claras sobre o seu diagnóstico e opções de tratamento?
Tempo de espera
- Como você avalia o tempo de espera na recepção antes do início do tratamento?
- Houve atrasos significativos nas suas sessões de fisioterapia?
Instalações e limpeza
- Como você classificaria a limpeza e a manutenção das instalações da clínica?
- As instalações da clínica foram confortáveis durante o seu tratamento?
Compreensão do plano de tratamento
- Você se sentiu bem-informado sobre o seu plano de tratamento e objetivos?
- Houve oportunidades para esclarecer dúvidas sobre o tratamento proposto?
Feedback sobre o profissional de fisioterapia
- Qual é o seu nível de satisfação com o profissional de fisioterapia que o atendeu?
- Houve um bom equilíbrio entre profissionalismo e empatia por parte do fisioterapeuta?
Recomendação da clínica
- Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa clínica a amigos ou familiares?
- Há algo que poderíamos fazer para melhorar sua probabilidade de recomendar nossos serviços?
Personalizar as perguntas de acordo com as características únicas da clínica e do público-alvo, como criar escalas ou permitir respostas abertas, é importante para obter feedback útil e prático. Isso ajuda na melhoria constante da qualidade dos serviços.
Como realizar a pesquisa de satisfação e melhorias na clínica com um único sistema
O Clínica nas Nuvens além das funcionalidades de pesquisa de satisfação online que citamos acima, como:
- Envio da pesquisa automaticamente após o fim da consulta;
- O envio via e-mail e WhatsApp;
- Modelos de pesquisa com perguntas padronizadas.
Pode também desempenhar um papel fundamental na melhoria dos aspectos que forem avaliados em uma pesquisa de satisfação. Por exemplo: O agendamento eficiente de consultas, acompanhado de alertas para evitar atrasos, pode melhorar a pontualidade e reduzir o tempo de espera, aumentando a satisfação do paciente.
Outro ponto otimizado com o Clínica nas Nuvens é a comunicação, com recursos, como mensagens automatizadas para lembretes de consulta, que fornecem informações importantes e mantem os pacientes informados.
O Clínica nas Nuvens é a melhor solução tanto para compreender o nível de satisfação dos seus pacientes quanto para deixá-los cada vez mais satisfeitos com a gestão, atendimento e qualidade dos seus serviços. Conheça melhor estas e outras funcionalidades solicitando sua demonstração gratuita hoje mesmo!