Passo a passo: plano de marketing para clínica de estética 

Passo a passo: plano de marketing para clínica de estética 

Não é nenhuma novidade que o mercado de estética é um dos que mais crescem no país, mas na mesma medida em que surgem oportunidades, surgem também novos concorrentes, o que obriga os negócios a se diferenciarem. Para isso, nada melhor do que um plano de marketing para clínica de estética. 

O marketing para clínica de estética tem como objetivo promover visibilidade, a confiança dos clientes e o crescimento sustentável do negócio. É uma das formas mais eficientes de destacar os serviços oferecidos, criar uma conexão com seu público e potencializar as vendas da clínica.  

Ainda que certas partes sejam um pouco mais complexas, é importante ir além da gestão da clínica e se aprofundar nas maneiras de divulgar seus serviços. Para entender melhor como funciona um plano de marketing para clínica de estética continue a leitura! 

marketing médico

O que é um plano de marketing para clínica de estética 

Um plano de marketing para clínica de estética é a preparação e estruturação de um projeto com foco em atrair e engajar um público-alvo para reconhecimento de marca e potencialização de vendas e aumentar o faturamento. Ele engloba desde o estudo de concorrência e mercado, até as maneiras de se comunicar. 

O plano costuma ter um período definido, geralmente um ano. Ele determina metas realistas e tudo que deve ser feito para atingi-las. Para isso, é preciso que o plano contenha estratégia, orçamento e cronograma. 

Continue lendo e confira o passo a passo para criar um plano de marketing para clínica de estética

Passo a passo para criar um plano de marketing 

Não existe uma fórmula pronta para criar um plano de marketing para clínica de estética. Pode conter elementos que não façam sentido para determinada clínica, mas aqui, trouxemos os principais aspectos: 

1.Pesquise 

Um dos principais pontos da criação de um plano de marketing para clínica de estética é a pesquisa. É muito importante entender o público-alvo e o mercado. O que os clientes buscam? O que os deixam insatisfeitos? Quais são as novidades do setor? 

Por estar em constante crescimento e ter diferentes segmentos, é importante estar atento a novas tendências, conseguir acompanhá-las. A pesquisa deve ser constante e ter flexibilidade para que o plano de adapte a novas oportunidades. 

A pesquisa engloba também um estudo da concorrência. É válido observar o que eles fazem que dá certo e o que não dá. Até mesmo uma comparação de preços pode ser útil no plano de marketing. 

2. Defina objetivos 

Todo plano precisa de um objetivo, tanto um resultado final, quanto pequenas metas a serem atingidas no decorrer da execução.  

Os objetivos que normalmente são utilizados em planos de marketing são: aumento no número de clientes, aumento do faturamento, aumento no reforço de marca ou introdução de novos serviços, por exemplo. Todas as suas próximas ações vão ser movidas em prol desse objetivo.  

3. Estabeleça os canais 

Estabelecer canais significa definir diferentes meios e plataformas para se comunicar e interagir com seu público-alvo. Não adianta criar a melhor das campanhas se a entrega não for efetiva.  

Seus conteúdos precisam estar onde seu público está. Mas é importante ter uma variedade de canais para não depender de um único meio. Os canais podem ser: 

  • O próprio site – Fundamental para gerar autoridade e centralizar informações; 
  • Redes sociais – Atualmente é o principal meio para interações e construção de comunidade; 
  • E-mail marketing – Excelente canal para manter clientes informados, enviar promoções, até mesmo criar uma newsletter; 
  • Blog Posts – SEO (Search Engine Optimization) – Criar conteúdo relevante em blog posts e otimizados para motores de busca como o Google, faz com que você atraia tráfego orgânico e eduque seu público; 
  • Publicidade paga – Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas de publicidade online são canais para promover produtos ou serviços de forma paga; 
  • Eventos e feiras – Existem diversos eventos de estética em que é possível estar próximo do público e divulgar os serviços. 

4. Crie conteúdo 

Criar conteúdo é como construir a história da sua marca online. Os conteúdos são muito mais do que saber como atrair clientes para clínica de estética, eles ajudam a atrair as pessoas certas, a ser encontrado no Google e a construir uma relação de confiança. 

Quando você compartilha informações úteis e interessantes, as pessoas prestam atenção, compartilham com os amigos e começam a gostar mais da sua marca.  

Além disso, o conteúdo ajuda a responder dúvidas, a mostrar o lado humano da empresa e até a melhorar o jeito como os clientes percebem sua marca. Ou seja, é uma parte importante para se destacar e crescer no mundo digital. 

Exemplos de conteúdo: 

  • Dicas de cuidados com a pele e skin care 
  • Webinars com especialistas; 
  • Antes e depois de procedimentos; 
  • Bastidores da clínica.  
Pesquisa de satisfação para clínicas

5. Busque parcerias 

Parcerias podem acontecer de diferentes formas dentro do plano de marketing, elas ajudam a Ampliar o público-alvo, adquirir credibilidade e muitas vezes na economia de recursos.  

Ao buscar parcerias estratégicas, as clínicas de estética podem maximizar seu alcance, fortalecer sua posição no mercado e criar uma rede de suporte que beneficia todos os envolvidos. Algumas parcerias estratégicas podem acontecer com salões de beleza, marcas de cosméticos, nutricionistas entre outros. 

6. Monitore os resultados 

É o momento de examinar informações importantes para entender como as estratégias estão funcionando. É como observar números e padrões para descobrir o que está indo bem e o que pode ser melhorado. 

Imagina que o plano de marketing é como um mapa que guia a empresa para alcançar seus objetivos. A análise de dados é como usar um “GPS” para ver se estamos na direção certa. 

Alguns aspectos que envolvem o monitoramento de resultados incluem analisar os canais utilizados, usar ferramentas analíticas, acompanhar métricas de desempenho etc. 

Como fazer marketing para clínica de estética 

Mas como fazer marketing para clínica de estética? Comece com uma pesquisa do mercado, avalie a concorrência e os procedimentos mais procurados. Com isso mapeado, chegou a hora de criar um plano de marketing estratégico que aborda pontos fortes e fracos da sua clínica de estética e ações para chegar nos objetivos definidos.  

Quando você pensa em fazer um plano de marketing para a clínica de estética, tem algumas opções importantes para considerar. Uma delas é ter alguém da sua equipe cuidando disso, como um especialista em marketing que trabalhe diretamente na empresa. Essa pessoa pode se concentrar nas necessidades específicas da clínica e entender muito bem o que os clientes gostam. 

Outra opção é contratar uma agência de marketing. Essas agências são como times especializados em trazer resultados na internet. Elas apresentam uma variedade de habilidades, desde design até estratégias de mídia social, e podem ter experiência em diferentes setores. 

marketing médico

Tecnologias que auxiliam no marketing para clínicas 

Agora, para facilitar o dia a dia e tornar tudo mais eficiente, um sistema para clínicas de estética como o Clínica nas Nuvens, entra em cena. Além de ajudar a coordenar todas as partes de uma clínica de estética, tem integrações com ferramentas de marketing que ajudam a manter as informações organizadas, como quem são seus clientes e suas preferências. 

Estamos falando da integração com as ferramentas de marketing mais utilizadas como RD Station, que ajuda a automatizar diversos processos como o envio de e-mail marketing e o CRM PipeDrive, que ajuda na gestão dos leads (pessoas que demonstram interesse nos serviços e interage com seus conteúdos) e orçamentos, para direcioná-los à venda. 

Com as funcionalidades e integrações do Clínica nas Nuvens, você garante que o marketing da sua clínica de estética, assim como toda a gestão, seja direcionado e personalizado, e que as interações com os clientes sejam suaves e eficazes. Saiba mais solicitando uma demonstração gratuita

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se