Padronizar processos é uma forma de melhorar a gestão de uma clínica. A padronização consiste em uma forma de trabalho específica, que facilita o controle das atividades e até confere individualidade ao negócio. Sem padrões definidos, a tendência é que se perca o rumo e se cometam erros com mais frequência.
Isso deixa a clínica desorganizada e mais vulnerável a prejuízos. Com a padronização, por outro lado, todos atuam da mesma forma. Assim, o trabalho é feito corretamente e há mais chances de que as metas sejam alcançadas, já que os objetivos são claros.
Ficou interessado em saber como a padronização de processos pode otimizar a gestão de uma clínica? Acompanhe o texto a seguir!
As vantagens de padronizar processos
A padronização de processos traz muitas vantagens para uma clínica. Veja algumas delas!
Melhora a utilização dos recursos
Como permite visualizar melhor os processos e as operações, a padronização faz que os recursos materiais e humanos sejam mais bem aproveitados.
Aumenta a produtividade
Com etapas mais bem definidas, os questionamentos sobre a execução deixarão de existir. Dessa forma, como a equipe trabalha de forma alinhada, a produtividade tende a aumentar.
Reduz perdas e custos
As compras são feitas de forma mais adequada e não se perdem atendimentos por falta de conhecimento sobre quais profissionais estão disponíveis. Essa visualização abrangente do que acontece na clínica permite reduzir perdas e despesas.
Economiza tempo e agiliza o atendimento
Profissionais bem treinados, que usam as ferramentas mais adequadas para o trabalho, garantem que o atendimento e os processos sejam mais fluidos e rápidos.
Otimiza o treinamento dos funcionários
O aumento das atividades da clínica exige que o gestor contrate mais colaboradores. Graças à padronização e ao uso de softwares apropriados, o treinamento da equipe fica dinâmico e fácil.
Aposta em novas tecnologias
A conectividade envolve todas as áreas, inclusive a de saúde. A padronização de processos permite, por meio de recursos avançados, fazer contato com o cliente por diversos meios. Essas mensagens o informam sobre horários agendados ou novos serviços e são um diferencial importante para dar destaque à clínica.
Aumenta os lucros
Padronizar processos ajuda a aumentar a quantidade de clientes satisfeitos. E isso, naturalmente, favorece o aumento dos lucros.
Como fazer a padronização de processos
Para padronizar, o gestor deve mapear os processos críticos. Entre eles estão a recepção, o agendamento de consultas, a reserva do cliente com cada profissional, o sistema de cobrança, a gestão de finanças, a administração do estoque de produtos e assim por diante.
Outro passo importante é comunicar os funcionários sobre as mudanças, pois são eles que lidam com os processos durante a maior parte do tempo. A padronização não tem como finalidade limitar a criatividade: se os colaboradores tiverem sugestões, devem comunicá-las para que façam parte do mapeamento.
É necessário, ainda, implantar as mudanças, treinar a equipe e acompanhar os resultados. Na implantação, a tecnologia é fundamental, pois com boas ferramentas é possível automatizar processos, especialmente os repetitivos, que tendem a ser mais desgastantes e podem afetar a produtividade.
Todos os médicos e demais funcionários da clínica precisam ser treinados para a padronização de processos. Os resultados devem ser acompanhados e corrigidos, se necessário. É preciso reforçar o conhecimento de todos e alinhar os diferentes setores.
A padronização de processos ajuda a melhorar a gestão das clínicas. Afinal, agrega valor aos serviços e isso repercute positivamente tanto entre os pacientes como entre os próprios profissionais da equipe.
Gostou deste post? Então aproveite e baixe um material super especial que criamos para você: