O que são e como funcionam as healthtechs 

O que são e como funcionam as healthtechs 

Em um mundo em constante evolução, onde a tecnologia se entrelaça cada vez mais com a medicina, é fundamental que médicos e demais profissionais da área da saúde estejam atentos às inovações, como as healthtechs, para otimizar o trabalho e aprimorar a experiência dos pacientes.  

Neste conteúdo vamos trazer informações sobre o que são as healthtechs e como elas funcionam, além de explanar sobre suas vantagens em uma era cada vez mais tecnológica e dinâmica. Acompanhe o texto! 

sistema para clínica

O que é uma healthtech? 

Uma healthtech é uma empresa que usa a tecnologia para melhorar a área da saúde. Através de uma healthtech, você profissional da saúde conta com aplicativos, dispositivos ou sistemas que ajudam a organizar e otimizar a rotina de trabalho. 

Basicamente, são startups da área da saúde que unem a medicina e a tecnologia para transformar o dia a dia de clínicas médicas e consultórios, automatizando processos, reduzindo a burocracia e otimizando o tempo. 

Qual a diferença de healthtech para startup? 

Uma startup é uma empresa nova e pequena que tem uma ideia inovadora e busca crescer rapidamente. Ela pode ser criada para qualquer atividade de negócio, desde tecnologia até moda ou delivery de comida. O importante é que busque solucionar um problema e atender uma necessidade do mercado. 

Já uma healthtech é um tipo específico de startup que foca na área da saúde. Ou seja, é uma startup que usa a tecnologia para criar soluções e inovações na saúde, como prontuários eletrônicos, telemedicina, agenda médica online e outras ferramentas importantes para médicos e demais profissionais da área da saúde. 

Quais são os tipos de healthtechs? 

Existem alguns tipos de Healthtechs no mundo dos negócios, direcionadas para determinados nichos de mercado. Algumas vezes, uma mesma Healthtech pode contemplar vários softwares em um mesmo produto, e, outras vezes, sua área de atuação é bastante específica. Veja algumas: 

Acesso à Informação: 

São as Healthtechs que criam aplicativos ou plataformas para fornecer informações sobre saúde, como sintomas, tratamentos, prevenção de doenças e dicas para uma vida mais saudável. 

PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente): 

O prontuário eletrônico é um sistema informatizado que armazena e gerencia as informações médicas de um paciente de forma digital. Essas Healthtechs organizam e armazenam os dados, facilitando o trabalho dos profissionais da saúde e melhorando a qualidade do atendimento.  

Além disso, o Prontuário Eletrônico substitui o formato tradicional, de papel, centralizando dados clínicos como histórico médico, resultados de exames, diagnósticos, tratamentos e prescrições médicas. 

prontuário eletrônico

Marketplace: 

São plataformas digitais que conectam pacientes a serviços de saúde, profissionais médicos, clínicas e hospitais, permitindo agendar consultas, exames e procedimentos de forma prática e rápida. 

Medical Devices: 

São empresas que criam dispositivos médicos inovadores e tecnológicos, como monitores de glicemia, aparelhos de pressão arterial inteligentes, e outros equipamentos que auxiliam em diagnósticos e tratamentos. 

Telemedicina: 

Esse tipo de Healthtech oferece o recurso de telemedicina, com consultas médicas online, através da interação entre médicos e pacientes por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, tablets ou até mesmo o celular.  

Basta que ambos, médico e paciente, tenham os equipamentos, acesso a uma boa internet e acessem o software, assim, os profissoinais podem atender seus pacientes de qualquer lugar, usando videochamadas e tecnologias de comunicação. 

Wearables & IOT (Internet das Coisas): 

São Healthtechs que desenvolvem dispositivos vestíveis, como smartwatches e pulseiras, que monitoram a saúde das pessoas, coletando dados como cardíacos, atividade física, qualidade do sono, entre outros. 

Relacionamento com pacientes: 

Essas Healthtechs trabalham em soluções para melhorar o contato e a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde, permitindo o acompanhamento remoto, envio de comandos e compartilhamento de informações importantes. 

Inteligência Artificial & Big Data: 

São empresas que usam tecnologias avançadas, como inteligência artificial e análise de grandes conjuntos de dados (Big Data), para aprimorar diagnósticos médicos, prever doenças e otimizar o tratamento. 

ERP (Sistema de Gestão Empresarial) 

Healthtechs com foco em ERP, são soluções tecnológicas aprimoradas para otimizar a gestão e evitar algumas dores de cabeça na clínica.  

Por meio da integração de diversos processos, como agendamento de consultas, gerenciamento de prontuário eletrônico, controle de estoque de medicamentos e faturamento, esses sistemas fornecem maior eficiência operacional, facilitam a tomada de decisões e ajudam a melhorar a qualidade do atendimento ao paciente. 

Ao concentrar informações e automatizar tarefas administrativas, os ERPs possibilitam uma abordagem mais holística na gestão clínica, proporcionando um ambiente de trabalho mais organizado e eficiente. 

sistema de gestão para clínica

Como funcionam as healthtechs? 

As healthtechs estão revolucionando a área da saúde, trazendo inovação, praticidade e uma abordagem mais personalizada para o dia a dia das clínicas, consultórios, hospitais, etc.  

Elas operam através do desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas inovadoras que visam otimizar processos, melhorar o atendimento ao paciente e aprimorar a eficiência geral nas áreas da saúde. 

Assim, as healthtechs integram avanços tecnológicos com as necessidades práticas da medicina, empregando uma ampla gama de serviços e produtos, desde aplicativos para monitoramento da saúde, até sistemas de inteligência artificial, para análise de dados médicos e diagnósticos assistidos. 

Por exemplo, existem as Healthtechs que são especializadas em sistemas de gestão para clínicas, trazendo soluções eficientes como prontuários médicos eletrônicos, agenda online, recursos de telemedicina, chatbot para WhatsApp e muitas outras soluções que facilitam e otimizam o tempo da equipe.  

Com a telemedicina, aliás, é possível que sejam feitas consultas médicas pela internet, conversando com os pacientes por chamada de vídeo, orientando as pessoas, apresentando exames e dando diagnósticos de qualquer lugar. 

Quantas healthtechs têm no Brasil? 

De acordo com uma pesquisa recente da Distrito, constatou-se que existem mais de 700 healthtechs brasileiras. E este setor em expansão pode ser segmentado em áreas distintas. Veja como foram avaliadas as áreas e suas porcentagens: 

  • Soluções para Gestão e Prontuários Eletrônicos, representando 25,1% do total; 
  • Plataformas de Acesso à Informação, com 17,3%; 
  • Marketplaces voltados para a saúde, abrangendo 13,7%; 
  • Empresas focadas em Farmacêutica e Diagnóstico, ocupando 10,5% do mercado; 
  • Serviços de Telemedicina, com 9,8%; 
  • Inovações para melhorar o Relacionamento com pacientes; 
  • Desenvolvimento de Dispositivos Médicos, com 6,6%; 
  • Uso de Inteligência Artificial e Big Data, representando 6,5%; 
  • Produtos e soluções em Wearables, totalizando 3,9% do setor. 

Além de tudo o que já foi exposto, é importante compreender que este cenário está em franco crescimento, tendo alavancado em mais de 60% no mercado desde 2016, segundo a própria pesquisa da Distrito Healthtech Report 2022

Quais as vantagens das healthtechs? 

Veja, a seguir, algumas vantagens que as Healthtechs proporcionam para quem busca soluções inteligentes para o dia a dia da clínica médica: 

Menos burocracia: 

Com as Healthtechs, a papelada e os processos complicados diminuem. Muitas dessas empresas criam plataformas digitais e sistemas para clínicas e consultórios que tornam a comunicação entre pacientes e médicos mais rápida e fácil. 

Custo mais acessível: 

As healthtechs podem colaborar com redução de pessoal, diminuição no uso de papéis e aumento da produtividade na clínica, assim como colaboram com cuidados médicos mais eficientes, o que pode resultar em preços mais justos para os pacientes. 

Agilidade no dia a dia: 

Com a tecnologia das Healthtechs, ganha-se em agilidade com, por exemplo, o envio automático de lembretes de consulta para os pacientes, facilidade no agendamento, integração simplificada entre os setores da clínica, acesso aos resultados de exames de forma rápida e consultas médicas à distância. 

Apelo organizacional centrado no paciente: 

As Healthtechs colocam o paciente no centro de tudo. Elas desenvolvem soluções e tecnologias pensando em facilitar a vida das pessoas, permitindo um atendimento mais personalizado e adaptado às necessidades do paciente. 

Maior poder de escolha: 

As Healthtechs permitem acesso simplificado a uma variedade de serviços de saúde por meio de plataformas digitais, o que gera um aumento nas opções de escolha dos pacientes.  

Isso inclui agendamento de consultas, avaliações de profissionais de saúde por outros pacientes e a facilidade de buscar outras opiniões médicas, o que é ótimo para uma experiência mais satisfatória. 

Pagamento e preço personalizados: 

Outra questão importante é que as Healthtechs revolucionaram o cenário de pagamentos e preços na área da saúde, oferecendo modelos financeiros adaptados às necessidades dos pacientes.  

Com preços mais próximos da realidade de cada paciente e opções de pagamento flexíveis (como planos parcelados e até mesmo assinaturas de saúde), as Healthtechs tornam os serviços médicos mais acessíveis financeiramente. 

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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