Nenhuma empresa deste mundo pode alcançar o sucesso caso tenha uma personalidade para seus clientes e outra totalmente diferente para seus empregados. Sabendo disso, o primeiro passo para trabalhar seu desempenho interno é buscar entender o que é employer branding.
O conceito abrange, pela sua tradução, a reputação como empregadora. Isso significa que, quando implementado, ela passa a buscar entender como transformar seus colaboradores em embaixadores da marca, ou seja, pessoas que defendem o local em que trabalham.
Com isso, a tendência é de que, assim como clientes, os colaboradores se engajem com a marca, potencializando a atuação dela no mercado. E, quando os consumidores enxergam a cultura dessa defesa, diretamente, eles reconhecem positivamente a marca e, consequentemente, estimulam o desejo de consumo dela.
Se você já conhece ou, até mesmo, se nunca ouviu falar sobre essa estratégia de negócio, venha descobrir mais sobre o assunto. Neste artigo, explicaremos todos os principais pontos acerca do conceito para que você possa desenvolvê-lo dentro da sua clínica!
Afinal, o que é employer branding?
Hoje, é muito comum ouvir — até mesmo na área da saúde — sobre a importância de as empresas desenvolverem suas estratégias de branding. Nesse caso, de maneira geral, focamos muito a percepção dos pacientes sobre a sua marca.
No entanto, como é possível mostrar que, além de ser uma excelente clínica para pacientes, ela é um ótimo lugar para os colaboradores e o impacto social que ela traz para a sociedade? Esse é o foco que buscamos ao abordar o employer branding.
Para o mercado que temos atualmente, qualquer empresa é muito mais que uma prestadora de serviços ou de produtos, como um organismo que precisa ter sua responsabilidade em seu entorno.
Os novos hábitos de consumo comprovam isso. Dessa maneira, as clínicas devem buscar estratégias e iniciativas inspiradas no marketing tradicional para apresentar o seu valor, a sua postura interna e a externa e as políticas de gestão de pessoas.
O objetivo principal é fortalecer a sua imagem diante dos profissionais que procuram inserção no mercado, atraindo e desenvolvendo a retenção dos talentos. E, com a aplicação dessa marca, os colaboradores se tornam mais engajados com ela e, com o suporte das redes sociais e de outras mídias, é fácil que os consumidores visualizem a satisfação interna existente, despertando, assim, o interesse naquele negócio.
Quais são os benefícios da implantação do employer branding?
Um importante ponto que devemos avaliar sobre essas vantagens é que o employer branding é o desenvolvimento de mecanismos para o reforço interno da marca, mas que só serão visualizados os resultados em longo prazo. Dessa maneira, é preciso considerar três importantes pilares para atingir esse resultado: planejamento, foco e experiências.
No entanto, afinal, quais são os benefícios que devem ser visualizados ao final do período de construção desse conceito? Veja quais são eles e qual a importância para o negócio a seguir.
Atração de novos talentos
O primeiro passo para garantir esse resultado é avaliar internamente o que já existe e pode ser melhorado e o que deve ser implementado. Com esse tipo de estudo, podemos trabalhar o desenvolvimento de meios de atrair novos talentos.
Isso acontece porque, quanto melhor o clima para se trabalhar, mais isso será reportado publicamente pelos colaboradores e, consequentemente, estimulará a vontade de fazer parte daquele ambiente organizacional. A partir disso, aumentamos a quantidade de profissionais enviando seus currículos, o que, consequentemente, resultará na seleção de talentos extremamente qualificados para participar do processo seletivo da clínica. Esse é um importante fator para aumentar a produtividade dos colaboradores de recursos humanos.
Redução do turnover
Esse indicador é uma das melhores maneiras de avaliar qual é o desempenho do employer branding. Quanto mais saídas e demissões de colaboradores houver, maior será o gasto na contratação e na reposição desses profissionais.
Além de ser extremamente prejudicial financeiramente falando, a empresa também perde aqueles talentos que são tão importantes para o negócio. O desenvolvimento de estratégias que visam a otimizar a reputação interna como empregadora garantirá que os profissionais se fidelizem e não saiam dos seus cargos.
Maior satisfação dos pacientes
Como adiantamos, apesar de ser uma estratégia de melhoria de processos e práticas internas, o resultado final do entendimento sobre o que é employer branding alcança o meio externo.
Em outras palavras, à medida que trabalhamos com esse conceito, os resultados são visualizados por todos os envolvidos com a marca, e isso inclui os clientes. Quando eles enxergam que aquela clínica conta com profissionais fiéis e promotores dela, os pacientes se enxergam fazendo parte desse ambiente positivo.
Afinal, não é possível separar a marca empregadora da marca prestadora de serviços, pois tudo é uma coisa só. O que pode ser bom para as pessoas internamente, provavelmente, também será para as pessoas que são externas àquele processo.
Por fim, além disso, quando os colaboradores estão contentes com o local de trabalho, a produtividade deles é melhorada, o que, consequentemente, afetará o serviço que é oferecido para os seus pacientes. E é dessa maneira que podemos trabalhar ainda mais na humanização do atendimento, que será reflexo das práticas já desenvolvidas dentro da empresa e estimuladas pelos seus valores.
Como fazer a implementação do employer branding?
Tenha uma estratégia bem definida
O primeiro passo é saber aonde você deseja chegar com o employer branding. Com isso, trabalharemos com uma estratégia bem definida, que, ao final do período, gerará os benefícios esperados. Além disso, é importante avaliar qual o cenário atual e trabalhar a partir dele.
Identifique qual é o perfil desejado
Quem desejamos atingir com essa prática? Quais são os talentos que serão fundamentais para a sua clínica? Quando entendemos quais são as pessoas que devem ser atingidas pelos resultados do employer branding, fica muito mais fácil escolher os canais de comunicação em que serão apresentados o impacto proporcionado, a linguagem, os fatores importantes para a atração, os elementos relevantes para a satisfação interna, entre outros.
Implemente e mensure resultados
Assim como qualquer ação desenvolvida na empresa, tudo deverá ser mensurado para acompanhar quais são os resultados. Como já adiantamos, o turnover é um indicador que proporciona essa visualização, assim como o CAC (custo por aquisição de cliente), que é a avaliação do esforço financeiro para conseguir novos pacientes. Indicadores de produtividade também são maneiras de visualizar as entregas feitas pelos profissionais.
Agora que entendemos o que é employer branding, devemos buscar maneiras de desenvolvê-lo dentro da clínica e contar com o gestor dela para, assim, usufruir dos benefícios listados no artigo. No entanto, vale lembrar que esse é um processo em longo prazo e que deve ser acompanhado continuamente para avaliar o desempenho das etapas de implementação.
Esperamos que o artigo tenha auxiliado você a entender melhor sobre esse importante tema. Aproveite e deixe um comentário para abordar o que pensa sobre o tópico ou, até mesmo, para tirar alguma dúvida a respeito!