Confira 5 melhores práticas de retenção de talentos para a clínica

Confira 5 melhores práticas de retenção de talentos para a clínica

O atendimento em sua clínica sofre com a rotatividade de profissionais? Esse é um problema que merece a atenção dos gestores e precisa ser resolvido com iniciativas de retenção de talentos.

Reter profissionais na empresa significa que eles vão trabalhar mais engajados e terão uma relação duradoura e produtiva com a organização. Por outro lado, quando isso não acontece, a rotatividade acaba gerando custos administrativos e comprometendo a qualidade do serviço prestado.

Quer entender como manter os bons profissionais por mais tempo em sua clínica? Veja as 5 dicas que separamos!

1. Criar planos de carreira

A falta de perspectiva em um emprego, muitas vezes, leva ao desânimo. Evitar isso é possível com a criação de planos de carreira, que mostrem aos colaboradores as possibilidades de crescimento dentro da instituição.

Planos de carreira devem ter caminhos e alvos claros, que norteiem o profissional nas etapas que ele precisa concluir para chegar a determinadas posições no organograma.

2. Investir em desenvolvimento dos profissionais

Outra ferramenta de motivação é inserir os colaboradores da clínica em programas de desenvolvimento pessoal e profissional. Oferecer cursos e treinamentos constantemente é uma forma de mostrar que a empresa valoriza seu capital humano.

Além disso, o investimento em desenvolvimento se torna uma via de mão dupla. A instituição também se beneficia com uma atuação mais atualizada e embasada dos profissionais. Dessa forma, o serviço oferecido tem mais qualidade, e a satisfação dos pacientes aumenta.

Telemedicina

3. Melhorar a comunicação interna

As falhas de comunicação em uma empresa podem se tornar uma das principais causas de rotatividade. Isso acontece quando os gestores e supervisores não emitem regras claras, não se relacionam de forma harmoniosa e não abrem espaço para feedbacks com o resto da equipe.

Para melhorar a comunicação, é fundamental fomentar um ambiente em que as informações sejam transmitidas de maneira transparente e objetiva. É importante também permitir que colaboradores tenham liberdade para compartilhar dúvidas, ideias e, até mesmo, reclamações.

4. Oferecer remuneração e benefícios adequados

O salário oferecido ao profissional costuma pesar em sua decisão de ficar ou deixar uma empresa. Nas clínicas, é necessário garantir que os pisos salariais estão sendo cumpridos, juntamente aos direitos de cada trabalhador. Isso não apenas é uma forma de respeito com a equipe, mas também evita problemas legais para a instituição.

No entanto, existem formas de agregar valor à remuneração oferecida e motivar ainda mais os colaboradores. Oferecer benefícios variados e adequados ao perfil dos profissionais é uma excelente iniciativa.

5. Cultivar um ambiente de trabalho agradável

É praticamente impossível atingir a retenção de talentos de maneira eficiente sem, antes, observar e trabalhar o clima organizacional. Ele tem um forte impacto no bem-estar dos colaboradores e, quando não está agradável, torna-se um motivador do desligamento.

O clima organizacional é composto pela qualidade das relações interpessoais, pela harmonia no ambiente, pelo senso de propósito e por alinhamentos dos profissionais com a instituição, entre outros fatores. Por isso, garantir que esse espaço está proporcionando uma experiência positiva de trabalho para as equipes é fundamental.

Esperamos que este artigo ajude você a trabalhar a retenção de talentos em sua clínica e garantir que os melhores profissionais do mercado vão integrar a sua equipe.

Gostou deste post? Para acompanhar mais conteúdos como este, siga-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se