5 dicas para criar nomes de clínicas e consultórios

5 dicas para criar nomes de clínicas e consultórios

O nome de um estabelecimento faz muito por ele e, um ótimo nome, é o que a sua clínica precisa para criar um impacto positivo nos seus futuros clientes. Nesse artigo você vai ver dicas simples para criar nomes de clínicas e consultórios. Boa leitura!

Criar nomes de clínicas e consultórios não precisar ser uma dor de cabeça

Dentro de um plano de marketing, a etapa da escolha de um nome para a empresa se chama naming e representa um passo determinante para dar personalidade ao negócio.

Muitas vezes, o caminho mais simples para os profissionais de saúde é utilizar o próprio nome ou sobrenome como referência, mas será que de fato essa é a melhor alternativa?

O ideal é que haja motivos relevantes por trás dessa decisão, evitando fazê-la com pressa, sem de fato refletir sobre o peso que ela pode ter.

Lista de Nomes para Clínicas Médicas

Você com certeza já clicou em um artigo com esse título, agora, quer saber o que tem de errado com ele? 

Se você quer um nome forte, único e que realmente represente sua clínica e a proposta de valor que ela entrega, ele não vai estar pronto te esperando na internet, em uma lista que já foi visualizada por centenas de outras pessoas. 

É preciso realmente arregaçar as mangas e pesquisar muito em busca do nome ideal.

Para ajudar nesse momento crucial, levantaremos 5 dicas sobre esse processo importante para qualquer negócio e mostraremos como essa escolha é essencial para o marketing de sua clínica!

1. Reflita sobre o que é importante no seu trabalho

O que faz uma simples palavra se tornar uma verdadeira marca é o sentido que ela carrega.

Portanto, o critério mais importante para começar essa jornada rumo ao nome ideal é a originalidade.

O nome da sua clínica deve refletir seus valores, no sentido de transmitir aquilo que você considera essencial na sua profissão.

Esses valores podem ser convertidos em características como inovação, eficiência, qualidade, compromisso com o bem-estar, humanização, dentre outros aspectos no contexto da saúde.

Dessa forma, fica mais fácil surgirem ideias compatíveis com a sua missão como profissional.

marketing para clínicas

2. Utilize a técnica de brainstorm

Tempestade de ideias é uma tradução possível para essa técnica, que consiste na prática de registrar tudo que vem à mente durante o processo criativo.

Reunindo pessoas para pensarem sobre o assunto e falarem livremente sobre suas ideias, há uma chance maior de encontrar o nome perfeito.

Após um período de exposição dessas ideias, começa o processo de seleção das melhores, abrindo espaço para possibilidades concretas.

Com essa técnica, é possível visualizar o que é viável ou não, com mais clareza.

3. Faça uma pesquisa sobre a concorrência

Além dessa parte criativa, há também uma necessidade de adequação ao mercado, a qual pode ser avaliada por uma pesquisa sobre concorrentes do mesmo nicho, identificando aqueles casos em que há mais adesão do público, bem como identificação com a proposta em si.

Também é possível fazer uma pesquisa de benchmark, que é quando olhamos para grandes marcas, não necessariamente só do setor da saúde, mas empresas que tenham uma presença de marca forte, para que possamos estudar o que elas estão fazendo para alcançar esse status e se podemos adaptar essas técnicas para os nossos consultórios.

Utilize post-its para lhe auxiliar nas atividades de criar nome de clínicas ou consultórios

4. Avalie o nome sob diferentes aspectos

Assim como o sentido é importante, pois contém uma identidade que cria determinadas representações para o público, há questões referentes à pronúncia, escrita, sonoridade, associações com outras marcas, etc.

Usar nomes em outras línguas, como nomes de clínicas em grego ou latim são alternativas válidas, entretanto, é preciso entender se o público vai se relacionar bem com a proposta antes de decidir seguir por esse caminho.

Logo, é essencial avaliar esses aspectos para evitar problemas futuros, como trocadilhos, dúvidas e dificuldades na comunicação com clientes.

Para isso, nada melhor do que testar com pessoas conhecidas.

Apresente o nome escolhido para seus clientes e amigos e peça que impressão ele está passando. 

Afinal, o nome da sua clínica precisa funcionar em todas as esferas: tem que ser importante para você, fácil de memorizar e pronunciar para o seu público e fácil de encontrar nas buscas da internet. 

5. Verifique se há como registrar o nome da sua clínica

Cuidado para não se decepcionar! Mesmo que você tenha achado um nome incrível que pareça perfeito para a sua clínica, ainda existe uma outra tarefa: verifique se já há marcas e domínios registrados com esse nome.

Para saber se já existe uma marca com o nome escolhido, basta procurar pelo site do INPI pelo nome que você tem em mente e pela classe do serviço que você oferece. 

Geralmente serviços de saúde se encaixam na classe “44. Serviços Médicos e Veterinários”. 

Saber a classe que seu consultório está é um grande benefício na hora de verificar a possibilidade de registrar a marca, pois você só precisa que o nome da sua clínica seja único naquela classe específica, não em todas. 

Já quando falamos em presença digital, você pode verificar se o domínio (endereço/url do site) para o novo nome está disponível no Brasil pelo site do Registro.br.

Se o seu objetivo é ter produtos digitais no futuro, ou mesmo angariar pacientes por meio das mídias digitais, também é importante conferir ideias de nomes para o Instagram da sua clínica. 

Se o nome exato já não está mais disponível, procure entender se alguma variação pode te ajudar a conseguir um nome de usuário que ainda seja interessante e fácil de ser encontrado. 

Com o auxílio da internet, fica bem mais fácil saber se já dá para começar a utilizar a sua marca em seu próprio site, blog e demais canais de comunicação.

Lembre-se: ao criar o nome de sua clínica ou consultório não esqueça de verificar se as redes sociais não possuem esses nomes na propriedade de algum usuário.

Gostou das dicas?

Encontrar o nome perfeito para sua clínica ou consultório pode até ser, ocasionalmente, uma questão de sorte, mas, na maioria das vezes, é um trabalho de muita pesquisa, tentativas e testes. 

Mas, ao final, quando você finalmente encontra a resposta certa, muitos outros caminhos também se tornam mais claros.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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