Como captar novos pacientes para clínica 

Como captar novos pacientes para clínica 

A captação de novos pacientes é uma parte essencial do crescimento e sucesso de qualquer clínica. No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e as expectativas dos pacientes estão cada vez mais elevadas, é fundamental adotar estratégias inteligentes e contar com ferramentas eficazes para alcançar esse objetivo.  

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cerca de 47 milhões de pessoas são usuárias de serviços privados de saúde. São 47 milhões de oportunidades mediante a oferta e cumprimento de um trabalho de qualidade e maneiras eficientes de atrair novos pacientes.  

Fique neste artigo para acompanhar dicas estratégicas para que sua clínica seja vista como a primeira opção de quem busca um bom atendimento na área de saúde. Veja! 

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Ações para captar novos pacientes 

Clínicas oferecem um serviço essencial e importante, mas, como qualquer empreendimento, também enfrentam desafios financeiros e comerciais.  

Manter a sustentabilidade econômica é uma parte fundamental para continuar oferecendo cuidados de qualidade. E elaborar boas promoções pode gerar resultados muito positivos na atração de novos pacientes. Veja o passo a passo de como se planejar! 

1 – Defina seu público-alvo 

Se você compreender quem é o público-alvo da sua clínica, consegue criar estratégias melhor direcionadas e consequentemente mais eficazes na captação de novos pacientes. 

Ao entender as necessidades específicas do seu público, será possível personalizar as promoções, maximizando o impacto e atraindo pacientes que se beneficiarão verdadeiramente dos serviços oferecidos. 

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2 – Faça o planejamento 

Hora de traçar estratégias! Com a definição do público, escolha cuidadosamente a estratégia que melhor se enquadra tanto com os pacientes em potencial, quanto com os serviços oferecidos.  

3 – Crie promoções incríveis 

Certifique-se de que as promoções não causem prejuízo e ao mesmo tempo sejam realmente tentadoras para os pacientes e destaque o valor agregado dos serviços da clínica. 

É importante que as promoções tenham regras transparentes e compreensíveis para que os pacientes possam perceber imediatamente o benefício que estão recebendo ao escolher a sua clínica. 

4 – Divulgue as novidades nas redes sociais e em outros meios 

Nenhuma promoção alcança sucesso sem uma boa divulgação. Além de promover no ambiente físico, com cartazes e panfletos, utilize o poder das redes sociais para que a promoção chegue em potenciais pacientes.  

Crie posts atrativos, utilizando imagens e mensagens persuasivas que destaquem as promoções.  

5 – Mensure resultados 

Ao concluir o período de promoção é importante constatar os benefícios que ela agregou. Monitore dados importantes como o número de novos pacientes e a receita gerada através da promoção.  

Considere mensurar o Retorno Sobre Investimento para determinar a eficácia da campanha. Dessa maneira vai ser possível entender se é viável aplicá-la novamente em outro momento, fazer ajustes ou ainda tentar novos meios. 

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Tipos de promoção para novos pacientes 

Separamos os principais tipos de promoções para clínicas, com o objetivo de conquistar novos pacientes. Continue lendo e confira! 

Promoção acumulativa e por frequência  

Nesse modelo, os pacientes são recompensados não apenas pela primeira visita, mas também por visitas posteriores. É feita através de descontos progressivos ou benefícios acumulativos. 

Os descontos ou benefícios aumentam à medida que o paciente passa por mais consultas ou procedimentos. Esse tipo de promoção estimula a continuidade do tratamento, o que cria recorrência e ajuda na receita previsível da clínica. 

Promoção tradicional de descontos  

A promoção tradicional, através de descontos, continua sendo uma ferramenta poderosa. Oferecer preços especiais ou descontos percentuais para novos pacientes pode ser uma maneira direta e eficiente de conquistar sua preferência.  

Esta abordagem é simples, fácil de entender e atrai novos pacientes que estão buscando economia imediata ao escolher um novo prestador de serviços de saúde. 

Distribuição de brindes  

Não é necessário se limitar apenas a consultas e tratamentos. Algumas promoções podem envolver brindes relevantes para a ação escolhida. Um exemplo pode ser a distribuição de itens de autocuidado para pacientes que fecharem um pacote de consultas e exames para saúde da mulher. 

Esses brindes incentivam a experimentação e também proporcionam uma experiência mais abrangente, destacando o valor dos serviços prestados. 

Cupons de descontos  

A distribuição de cupons de descontos é uma tática clássica, mas ainda eficaz. Esses cupons podem ser distribuídos em parcerias locais, através de publicidade ou mesmo online.  

Além de atrativas, proporcionam aos novos pacientes uma forma palpável de economizar em seus serviços de saúde, criando uma primeira impressão positiva. 

Sorteios  

Este é outro tipo de promoção bastante tradicional. Ele tem o poder de incentivar os novos pacientes a agirem rapidamente, aproveitando a oportunidade de participar.  

Um exemplo é para os pacientes que agendarem e comparecerem a primeira consulta, receberem uma ficha para concorrer a um sorteio especial.  

Pacotes promocionais  

De forma básica, os pacotes promocionais são aqueles em que caso o paciente adquira consultas ou tratamentos em conjunto, obtém um preço reduzido. 

Esse tipo de promoção facilita a tomada de decisão ao apresentar uma solução completa para necessidades de saúde dos pacientes. 

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Como organizar as promoções  

Incluir promoções pode ser um verdadeiro caos se não houver um controle financeiro e maneiras de monitorar o desempenho dessas ações, mas o Clínica nas Nuvens pode ser um aliado poderoso.    

Usando um sistema para clínica completo como o Clínica nas Nuvens integrado ao RD Station, permite o acompanhamento efetivo das promoções através do controle do número de novos pacientes, gastos e rentabilidade obtidos após cada ação. 

Sua clínica pode ter um panorama geral de antes e depois das promoções através de relatórios que vão validar e oferecer insights para novas oportunidades.  

Além disso é possível criar o perfil de cada paciente no sistema e atrelar a este perfil descontos e pacotes completos, entre outras informações médicas e financeiras.  

Comece agora mesmo a organizar a rotina da sua clínica e realize as melhores promoções para conquistar novos pacientes com o Clínica nas Nuvens. Peça a sua demonstração gratuita

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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