Como oferecer pacotes de procedimentos na sua clínica?

Como oferecer pacotes de procedimentos na sua clínica?

Aumentar o número de pacientes na clínica exige a adoção de algumas estratégias de venda que sejam atrativas para o público-alvo. Entre elas, está a divulgação de pacotes de procedimentos

Ou seja, com esse método, é possível oferecer aos pacientes um pacote com número determinado de procedimentos. Por exemplo, uma clínica odontológica pode oferecer a um paciente um pacote que inclui uma limpeza dentária e quatro sessões de clareamento a laser. 

Esse pode ser um diferencial na hora do paciente escolher a sua clínica para realizar os tratamentos que deseja. Caso você ainda não ofereça esse método de venda na sua empresa, talvez esse seja o momento. Continue lendo o conteúdo e saiba como oferecer pacotes de procedimentos aos pacientes. 

Conheça seu público-alvo

Antes de tudo, para oferecer um pacote de procedimentos na sua clínica, é importante conhecer seu público e saber quais os serviços mais procurados por ele. Isso porque, um pacote pode ser atrativo apenas se os procedimentos inclusos estiverem de acordo com a demanda. 

Vamos supor que, em uma clínica de estética, de uma cidade não litorânea, possua bastante procura por bronzeamento artificial, principalmente em período de férias. Nesse caso, vale a pena a clínica oferecer pacotes de bronzeamento com um número de sessões que seja atrativo. 

No entanto, em épocas de frio, é normal que a procura por esse tipo de serviço seja reduzida. Com isso, durante o inverno, a clínica pode trabalhar com outro tipo de pacote, oferecendo outros serviços, que vão de encontro com a demanda de outros perfis de clientes. 

Esse tipo de estratégia vale para clínicas de outras especialidades também, como clínicas odontológicas, clínicas dermatológicas, clínicas de fisioterapia, clínicas de exames, entre outras. 

Software para clínicas - gestão de pacotes de procedimentos na sua clínica

Defina quais procedimentos incluir nos pacotes

Após identificar o público e saber quais serviços ele mais procura, é importante definir quais procedimentos incluir no pacote e como essa escolha pode ser atrativa para os pacientes. 

Por exemplo, um pacote de clareamento de dentes, oferecido por uma clínica odontológica, pode ficar mais interessante se incluir uma sessão de limpeza.

Claro que é preciso analisar o ponto de vista lucrativo, sabendo que pacotes de procedimentos, na maioria das vezes, oferecem um valor mais atrativo do que vender tudo separadamente. 

Com base nisso, na hora de montar um pacote, estude quais procedimentos podem ser incluídos e que atendam a demanda do público, ao mesmo tempo que proporcionem lucratividade para a empresa. 

Uma dica é saber quais pacotes estão sendo oferecidos pela concorrência e quais valores e benefícios são apresentados aos pacientes. Além disso, é importante receber o feedback de clientes já fidelizados e identificar quais vantagens eles observam nos pacotes de procedimentos que sua clínica disponibiliza. 

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Ofereça valores mais atrativos 

Um dos diferenciais que um pacote de procedimento oferece, na maioria das vezes, é um valor mais atrativo quando comparado a contratação de cada serviço de forma individual. 

Essa é justamente a forma mais inteligente de oferecer esse modelo de venda, pois é uma maneira de instigar as pessoas a contratarem mais serviços de uma única vez, pois percebem que estariam gastando mais se optassem por serviços individuais. 

Com isso, não crie um valor de forma aleatória. Ao invés disso, pesquise no mercado quais os valores mais interessantes, com base no público-alvo e na concorrência, e passe a divulgar de forma mais atrativa os pacotes de procedimentos da sua clínica. 

Crie promoções em datas especiais

Muitas clínicas optam por criar pacotes apenas em momentos específicos do ano, o que também pode ser uma boa estratégia. Nesses casos, é importante, mais uma vez, analisar o público-alvo e se certificar que a data em questão faz sentido para ele. 

Por exemplo, Dia dos Namorados pode combinar com uma clínica de estética, mas não com uma clínica de exames. Da mesma forma, o Dia das Crianças pode ser interessante para uma clínica odontológica focada no público dessa faixa etária, mas nem tanto para um clínica de estética. 

Avaliando isso, é possível criar pacotes interessantes, com promoções atrativas para quem deseja realizar determinados procedimentos ou dar como presente para outra pessoa. 

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Invista em divulgação

Após definir o público-alvo, identificar os procedimentos mais interessantes para incluir no pacote, escolher o momento para oferecê-lo aos pacientes e estudar os melhores valores para aplicar, é hora de fazer a divulgação. 

Ou seja, mostrar para o público que esses pacotes de procedimentos podem ser adquiridos e quais as vantagens que eles oferecem. Para isso, vale a pena apostar em estratégias de marketing para canais digitais, como redes sociais, Google e e-mail ou canais offline, como TV, rádio ou panfletos.

A melhor estratégia utilizada vai depender de onde o público-alvo está e como ele se comporta nesses canais. Adolescentes, por exemplo, normalmente estão presentes na internet, consumindo conteúdos diários. Já muitas pessoas mais velhas ainda acompanham programas radiofônicos. 

Então, antes de saber em quais canais investir ou excluir da estratégia, é importante analisar como fazer a divulgação dos pacotes de forma inteligente para atingir o público de interesse para a clínica. 

Software para clínicas - gestão de pacotes de procedimentos na sua clínica

Faça a gestão de forma facilitada

Por fim, de nada adianta oferecer pacotes de procedimentos se for difícil fazer a gestão deles. Para essa estratégia funcionar e proporcionar bons ganhos para a clínica, é importante que todo o processo seja feito de forma simples, ágil e correta. 

Por isso, vale a pena apostar em um software para clínicas, como o Clínica nas Nuvens, que permite pré-formatar pacotes de procedimentos e fazer a gestão com muito mais facilidade, integrando os pacotes à agenda médica, ao prontuário do paciente e aos orçamentos da clínica.


Dessa forma, seu negócio ganha tempo na hora de fazer a gestão e mais controle sobre os serviços oferecidos aos pacientes. E aí, deseja melhorar a gestão da sua clínica? Então confira outro de nossos conteúdos: Gestão de clínicas: superando desafios para uma gestão de sucesso.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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