Por que oferecer diferentes métodos de pagamentos nas clínicas? 

Por que oferecer diferentes métodos de pagamentos nas clínicas? 

A gestão financeira aliada a uma boa infraestrutura e métodos de pagamentos diversificados, são pontos fundamentais para o atendimento de uma clínica médica. Mas como executar esses serviços com excelência? A resposta está na tecnologia!

A transformação digital é um caminho sem volta para diversos segmentos da sociedade e a situação não é diferente no mundo da saúde. 

O suporte da inovação tecnológica é pensado tanto para agilizar processos internos, como para facilitar a vida dos pacientes que desejam atendimento.

Afinal, um paciente de uma clínica é como um cliente. E, para continuar fazendo consultas no espaço, ele deseja ser bem tratado e encontrar conveniências que tornem sua experiência mais agradável e efetiva do que nos concorrentes.

Nesse contexto, a tecnologia pode ser um diferencial para propiciar a melhor jornada possível para o paciente, desde o momento do agendamento até a hora de pagar pelo serviço.

Isso mesmo! Os métodos de pagamentos que uma clínica oferece também são fundamentais para o sucesso dessa relação. Mas por quê?

Confira o conteúdo até o fim e entenda quais são as principais tendências dos meios de pagamentos clínicos e a importância de oferecer várias opções. 

software médico com financeiro

Por que oferecer vários métodos de pagamento aos pacientes?

A lógica por trás da resposta para essa pergunta é a mesma para todo e qualquer negócio, independente do segmento, isto é: quanto mais métodos de pagamentos disponíveis, maiores as chances de conversão de novos pacientes.

Como mencionamos na introdução, a experiência do paciente deve ser colocada em primeiro lugar para que ele seja um usuário rotineiro dos serviços.

Para além do atendimento personalizado, da diversidade de especialidades médicas, da facilidade no agendamento de consultas e outras conveniências, é fundamental pensar nos meios de pagamento.

Uma clínica que aceita apenas Pix ou dinheiro em espécie, por exemplo, tende a perder uma grande quantidade de pacientes que preferem outros meios, como maquininha ou até pagamento no crédito por aplicativo.

O interessante é notar que, quanto mais opções forem oferecidas ao paciente, maiores serão as chances dele ser contemplado. 

Nessa linha, as clínicas que apostam em métodos diversificados e digitais, como complemento às opções presenciais, com certeza saem na frente dos concorrentes, visto que o cliente pode escolher o que for mais conveniente.

A modernização destas alternativas, por meio da inovação tecnológica, aumenta as chances de fidelização do paciente no longo prazo, pois, convenhamos, uma boa experiência de atendimento na saúde é vital, não é mesmo?

Vantagens de diversificar as formas de pagamento

Em suma, podemos enumerar cinco vantagens da diversificação de métodos de pagamento:

  • reduzir a inadimplência, principalmente para clínicas que lidam com pagamento recorrente;
  • melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, as chances de fechar mais negócios;
  • possibilitar a antecipação de recebíveis para o fluxo de caixa. 

Além de beneficiar os pacientes, a diversificação dos métodos de pagamentos também contribui para o sucesso e o aumento do faturamento da clínica.

Não restam dúvidas: quando o cuidado e o atendimento, além de outras facilidades, são colocados à disposição do paciente, as empresas de saúde também ganham junto com eles!

Leia mais: Entenda como conquistar mais pacientes para sua clínica!

Quais as principais tendências de meios de pagamentos clínicos?

Como vivemos em tempos de transformação digital, nada mais natural que antigos métodos de pagamentos, como o dinheiro em espécie e o cheque, se tornem cada vez mais defasados.

Sem abrir mão deles, é possível também criar uma estrutura de pagamentos complementar que ofereça várias opções de meios que nunca saem de moda, como também novas soluções que chegaram para ficar.

Para exemplificar, as tendências de métodos de pagamento que estão em alta são:

  • cartão de crédito e débito;
  • transferências bancárias, em especial, o Pix;
  • carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay;
  • boleto bancário.

Todas essas opções acima, inclusive, podem ser utilizadas como métodos de pagamentos online, caso seja da preferência do paciente.

Software médico

Tecnologia a favor da melhor experiência de pagamento

Mas como oferecer todas essas possibilidades de forma simples? Atualmente, existem gateways de pagamento facilmente implementáveis na estrutura operacional de qualquer negócio e que podem ser customizados de acordo com as necessidades específicas dele.

Algumas dessas ferramentas possuem integração com os meios de pagamento presenciais da clínica. Dessa forma, não importa se o paciente escolher processar o pagamento presencialmente ou de forma digital, ambas as transações caem instantaneamente na conta do estabelecimento. Não é incrível?

Isso mostra que as inovações tecnológicas podem ajudar tanto as clínicas na gestão e otimização de processos internos quanto em relação aos serviços e soluções que oferecem aos pacientes.

Esses serviços englobam telemedicina, agendamento online de consultas, prontuários eletrônicos, atestados digitais e padronizados e, claro, checkout de pagamento.

O objetivo, no final das contas, é facilitar a vida de todas as partes envolvidas no processo de atendimento à saúde.

Gostou do conteúdo? Caso você deseje se manter antenado do melhor da inovação no atendimento clínico e no setor da saúde, continue acompanhando todas as novidades do nosso blog! Até mais!

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

Compartilhe
Clínica nas Nuvens

Clínica nas Nuvens

Compartilhar Inscreva-se