Compartilhar Inscreva-se

Qual o melhor Software para Consultório Médico Gratuito?

Qual o melhor Software para Consultório Médico Gratuito?

Está a procura do melhor software para consultório médico gratuito? Então vem com a gente que vamos te contar todas as características que um bom sistema médico precisa ter!

Afinal, sabemos como a rotina de um consultório médico é corrida, e manter a organização é essencial para garantir um bom atendimento aos pacientes e vida longa à clínica médica.

Então, vem com a gente e descubra todas as características que o melhor software médico gratuito precisa ter para atender bem a sua clínica!

Evite fraude na clínica

O que é um software médico? 

Um software médico é um sistema feito especialmente para a área de saúde, que auxilia na gestão e organização de um consultório médico.

O software médico pode ser acessado por dispositivos móveis e computadores e oferece funções que facilitam as tarefas diárias da clínica, como o agendamento de pacientes, a digitalização de prontuários, prescrições e atestados, a gestão dos fluxos financeiros e muito mais.

Ao procurar o melhor software para consultório médico gratuito e também entre pagos, você vai encontrar sistemas voltados para gestão empresarial e softwares de cobrança.

O primeiro é voltado para oferecer agilidade ao processo de agendamento e tudo que envolve a organização do setor administrativo.

Já os softwares de cobrança são mais voltados para a área financeira do consultório, envolvendo a automatização de cobranças e boletos, parcelamentos, etc.

Mas existem também os softwares que unem o melhor dos dois mundos e reúnem inúmeras funções, facilitando a integração entre as diferentes áreas de um consultório.

Alguns softwares para consultórios médicos oferecem até relatórios de business intelligence, com insights preciosos para a tomada de decisão dentro de um consultório.

São dados como estes que podem mudar totalmente a forma que o seu consultório se prepara para os desafios da gestão e para o futuro.

Agenda médica online

Sua clínica precisa de um software médico? 

Todas as clínicas que querem melhorar o atendimento aos pacientes e facilitar a rotina de um consultório precisam de um software médico de gestão.

Há um tempo atrás, as planilhas eram bastante usadas nos consultórios médicos como forma de organização. Além disso, muitas funções eram feitas manualmente, porque simplesmente não existiam outras alternativas.

Felizmente, a tecnologia veio para facilitar a nossa vida em muitos âmbitos, e é por isso que foram criados os softwares para clínicas médicas.

Hoje em dia, não utilizar um software médico de gestão deixa a sua clínica parada no tempo. É como se o seu consultório tivesse a oportunidade de fazer inúmeras melhorias e você optasse por não fazê-las. 

Além disso, não ter um software médico de gestão na sua clínica te coloca em desvantagem em relação a outros players do mercado. Sem contar que, na medida em que a sua clínica cresce, fica inviável fazer tudo à mão.

Quando você não se adapta ao mercado é fácil perder espaço para a concorrência e, com isso, perder clientes, prestígio e as conquistas que já obteve.

Como analisar se um Software para consultório médico gratuito é bom?

melhor software para consultório médico gratuito como analisar

Ao buscar o melhor software para consultório médico do mercado é importante analisar algumas características essenciais. 

Investir tempo na procura de um bom software médico é evitar dores de cabeças futuras que podem atrapalhar o seu consultório em vez de ajudar. E ninguém quer isso para o seu negócio, não é mesmo?

Por isso, antes de optar por iniciar a sua gestão com um software médico que não vai oferecer tudo o que a sua clínica precisa, pense muito bem, faça testes e analise todas as funções do software para consultório médico em questão.

Imagine que você começou a utilizar um software para consultório médico e ele está causando mais problemas do que realmente ajudando.

Você vai ter que procurar outro sistema para consultório, transferir dados, aprender a usar, treinar colaboradores e possivelmente mudar todo o funcionamento atual do seu consultório médico para se adaptar ao novo software escolhido.

Tudo isso enquanto a sua clínica está funcionando a pleno vapor. Já imaginou a dor de cabeça?

Para evitar cenários como este, pense bem e não economize tempo na escolha de um programa para consultório.

Evite prejuízos com glosas

Para te ajudar, separamos algumas características que são indispensáveis em qualquer software médico. Confira!

Acesso 

No momento de escolher o melhor software para consultório médico gratuito, certifique-se de que você tenha acesso fácil à plataforma, de qualquer lugar onde você esteja.

Este é um ponto que oferece mais agilidade tanto à equipe administrativa, quanto à gestão e aos médicos. 

O acesso de forma fácil e rápida é uma característica comum aos softwares em nuvem, que mesmo com a mobilidade dos usuários, permite que os usuários possam acessar o sistema de qualquer lugar e a qualquer hora. 

Já os sistemas offline não permitem este acesso, pois são instalados manualmente em cada equipamento. Se você quiser acessar o sistema a partir de outro dispositivo não será possível.

Integração

melhor software para consultório médico gratuito automatização

Integração é uma característica extremamente importante em um software médico. Ainda mais com a quantidade de dados novos que são gerados diariamente em um consultório.

Já pensou se para cada função do consultório médico, você precisasse acessar uma plataforma diferente? Ou ainda, se para cada área do seu consultório fossem usados softwares diferentes?

Por mais que você encontre bons softwares gratuitos, se você tentar unir sistemas diferentes dentro de um mesmo consultório, no final a desorganização pode prevalecer e acabar confundindo mais do que ajudando.

A integração de recursos é essencial para que a gestão possa cruzar os dados com facilidade, com apenas alguns cliques.

Geração de relatórios 

Os relatórios são ferramentas que possibilitam amparar melhor as decisões e os rumos da clínica, pois oferecem um controle muito mais eficiente sobre o que acontece lá dentro.

Além disso, quando você consegue gerar dados mais estruturados por meio da organização do software, a elaboração de relatórios mais confiáveis são apenas uma consequência.

Alguns softwares disponibilizam relatórios do fluxo de caixa, relatórios de comissões e repasses, de faturamento, relatórios de agendamento e atendimento a clientes, entre outros.

Tudo isso vai dando base para uma gestão muito mais amparada em informação e menos achismos.

Visual leve 

Um bom software para clínicas médicas deve ter um visual leve, uma interface amigável e ser de fácil acesso. 

Afinal, você tem que pensar que muita gente vai utilizá-lo, desde os secretários, que realizam o agendamento, até os médicos que têm acesso a prontuários, histórico do paciente, modelos de atestado, etc.

Se a ferramenta não for fácil de utilizar, sua equipe perde muito tempo tentando aprender e isso vai atrapalhar a rotina, gerar falhas na organização e afetar, até mesmo, os pacientes.

Um software com visual leve, também significa mais praticidade de acesso e menos tempo de carregamento das páginas. 

Segurança 

A segurança de dados, não só é apenas uma questão ética, mas desde 2018, também é lei. A Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida como LGPD.

O assunto também é uma preocupação do Conselho Federal de Medicina, já que as informações de uma consulta entre médico e paciente são sigilosas e não devem ser compartilhadas nem mesmo com outros funcionários do consultório.

Por isso, o melhor software para consultório médico gratuito e também softwares pagos devem oferecer uma plataforma que permita níveis de acesso.

Dessa forma é possível controlar quem tem acesso a cada função, garantindo maior segurança de dados e informações privadas dos pacientes.

Controle Financeiro 

O controle financeiro é especialmente importante nos momentos de crise do consultório médico. 

Entretanto, para se sair bem em uma crise, essa preparação deve existir há muito tempo. E não pense que é só em momentos de crise que a organização financeira é importante. 

Uma boa gestão financeira para consultórios médicos é um dos motivos que mantém muitas clínicas em funcionamento. Consequentemente, o contrário também é verdadeiro e a má administração fecha muitas portas.

Mas com um controle financeiro estabelecido e bem controlado, o consultório médico cumpre com um de seus principais objetivos em termos de gestão: gerar lucro.

Um software para clínicas médicas facilita o planejamento e o controle financeiro, por meio de inúmeras ferramentas. Uma delas é o relatório financeiro, que permite analisar dados e entender o que está indo bem e o que deve melhorar dentro da empresa.

Quais são as áreas que precisam de investimento? Como está o faturamento? Como está o nosso ticket médio? Como melhorar o ROI? 

Tudo isso pode ser facilmente respondido com o auxílio de um bom software para consultório médico.

Além disso, você também vai conseguir estabelecer limites de gastos e até monitorar o estoque por meio deste sistema.

Sistema para clínica e consultório

Automatização 

Diversos processos de uma clínica médica são automatizados em um software. É algo que o próprio sistema já é programado para fazer. 

Por exemplo, digamos que os dados do paciente já foram salvos pelos funcionários que trabalham na recepção. Assim que o paciente entra no consultório e o médico precisa fazer uma receita, um atestado ou ter acesso ao prontuário, o sistema vai integrar e fazer tudo isso de forma automática, já puxando as informações do paciente. 

Agora imagine fazer isso de forma manual? Já não faz mais sentido nos dias de hoje, não é mesmo?

Um software também pode automatizar a confirmação da consulta por SMS ou e-mail, reduzindo faltas dos pacientes, automatizar o preenchimento de guias TISS, entre várias outras funções.

Com isso, o fluxo de trabalho flui naturalmente, gerando mais agilidade em tarefas que tomariam tempo, mas que podem ser resolvidas facilmente com um software médico.

Pago ou Gratuito? Qual melhor? 

Na hora de escolher um software gratuito para clínica médica é claro que você pode encontrar bons sistemas por aí.

Mas será que eles são o suficiente para a sua clínica médica? Será que as funcionalidades disponíveis dão conta de atender a demanda do seu consultório?

Outro ponto a se atentar é que os softwares gratuitos não disponibilizam o acesso em nuvem, o que dificulta diversas tarefas e aumenta o risco de perder todos os dados dos seus pacientes e do seu consultório médico, caso haja qualquer problema com o dispositivo no qual ele foi instalado.

Com os softwares gratuitos você elimina uma dor de cabeça: a de tirar dinheiro do caixa. Mas corre riscos futuros que podem desestabilizar o argumento dos gastos. 

Afinal, quando você realiza um gasto no presente, que te traz retornos financeiros futuros, e sossego ao saber que o seu consultório médico está em boas mãos, não se trata de um simples gasto. Se trata de um investimento. Concorda?

Alguns softwares para consultório médico grátis disponibilizam apenas algumas funções gratuitas e o restante pago, limitando a sua clínica.

Por outro lado, quando você tem um software pago em nuvem, você pode optar por um plano básico e escalar à medida que sua clínica cresce.

Por que você deve investir no software Clínica nas Nuvens? 

Com o Clínica nas Nuvens você conta com vantagens incríveis, ótimo custo-benefício e muito suporte. 

Uma das principais funções do software Clínica nas Nuvens é a agenda online para consultório, por meio do prontuário eletrônico.

Por meio dele, você personaliza campos e funções, solicita exames, prescreve medicamentos e emite laudos médicos na mesma plataforma, de forma integrada e ágil.

Ah, e tudo isso de qualquer lugar onde você estiver. Basta ter acesso à internet!

E caso você adquira o software Clínica nas Nuvens e tenha qualquer dúvida durante o processo, nós contamos com uma equipe de suporte altamente qualificada para analisar e solucionar qualquer problema relacionado ao sistema.

Você pode solicitar uma demonstração gratuita do software Clínica nas Nuvens a qualquer momento e testar todas as nossas vantagens no seu consultório médico.

Com o Clínica nas Nuvens, você também pode aproveitar todas as funcionalidades da telemedicina, com consultas, prontuário e receita. Tudo digital e de fácil acesso!

Conheça nossa plataforma de telemedicina e aproveite todos os benefícios do Software nas Nuvens!

Conclusão

Agora que você já conhece as funcionalidades que o melhor software para consultório médico gratuito precisa ter e, também, as diferenças entre um software pago e um gratuito, já pode fazer a sua escolha.

Não esqueça de analisar todas as funções que você vai precisar, inclusive no futuro, quando o seu consultório médico estiver maior. 

Quando você investe no seu consultório médico está cuidando do futuro do seu negócio. Então, analise com cuidado, realize testes e converse com a equipe responsável pelo software para garantir que tudo o que você precisa está na palma da sua mão!

Software médico
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.