A medicina esportiva é um ramo que tem ganhado cada vez mais destaque no campo da saúde. Essa área da medicina é voltada para o universo que envolve os atletas, sejam profissionais ou amadores (pessoas que praticam atividades físicas).
Nesse ambiente, a tecnologia avança de forma dinâmica e, cada vez mais, ajuda no aprimoramento da performance e no tratamento dos pacientes. Acompanhe neste material algumas tecnologias que colaboram para o desenvolvimento da medicina esportiva. Boa leitura!
Realidade virtual
A realidade virtual está presente, hoje em dia, em muitas áreas do saber e do meio empresarial. É uma tecnologia de interface entre a pessoa e a máquina, ou seja, o computador ou um óculos especial.
Com ela, você tem um ambiente 3D que simula o mundo real através de softwares. Esse espaço artificial dá ao usuário uma percepção extremamente realista do que está se passando.
No caso da medicina do esporte, a realidade virtual tem ajudado muitos profissionais a conhecerem melhor as particularidades de suas áreas do saber e aperfeiçoarem seus conhecimentos.
Um dos principais propósitos da realidade virtual, no que tange a medicina do exercício e do esporte, é o treinamento de médicos para que, em uma situação real, já estejam aptos a lidar com as adversidades que possam aparecer.
Treinamento de médicos e outros profissionais
Um dos objetivos da realidade virtual é treinar médicos e demais profissionais da saúde, através desses ambientes virtuais. É possível, por exemplo, observar todo o corpo humano, detalhes que, sem a realidade virtual, só se tornam possíveis por meio de procedimentos invasivos.
Muitos estudantes e mesmo profissionais formados que buscam aperfeiçoamento ou novos conhecimentos em cursos ou especializações, por exemplo, podem realizar procedimentos cirúrgicos com o advento da realidade virtual.
Essas condições possibilitam que erros sejam cometidos e, nesse caso, o maior dos problemas é reiniciar o programa e começar o treinamento novamente. Sendo assim, evita-se problemas futuros e desenvolve-se uma melhor capacidade de lidar com as mais diversas situações reais, quando ocorrerem.
Além disso, dentro de uma clínica de medicina do esporte, essa ferramenta também ajuda os pacientes e atletas no tratamento de lesões e nos treinamentos que envolvem as atividades físicas, pois possibilita fornecer, virtualmente, vários tipos de cenários.
Impressão 3D
As impressoras 3D são muito úteis para a construção de peças, utensílios e objetos variados. Uma das vantagens é a velocidade de impressão e a precisão. Além disso, elas servem para uma série de finalidades.
Nas clínicas de medicina esportiva, como é o caso da ortopedia, por exemplo, o uso das impressoras para o planejamento cirúrgico é bastante interessante. É possível reproduzir o que será feito na cirurgia, mapeando as melhores decisões e minimizando as falhas.
Além disso, por serem extremamente precisas e personalizáveis, elas podem se adequar à anatomia do próprio paciente e são ótimas quando a finalidade é o uso de órteses.
Telemedicina
A telemedicina teve um “boom” durante a pandemia de COVID-19. Com as medidas restritivas requeridas pelo Ministério da Saúde, principalmente a questão do distanciamento social, essa tecnologia se tornou mais ampla e popularizada.
Obviamente, todas as áreas foram impactadas pela pandemia. Na área da saúde não foi diferente. Assim, a telemedicina possibilitou que o médico atendesse seu paciente de qualquer lugar, de forma prática e segura.
Utilizando um sistema confiável e dinâmico, o médico consegue fazer uma consulta através de uma simples chamada de vídeo. Com o sistema certo, aliás, é possível, inclusive, integrar a telemedicina com um prontuário eletrônico e compartilhar com o paciente.
O Clínica nas Nuvens possui a telemedicina em seu repertório de serviços digitais e dentre os benefícios que o médico encontra utilizando o software de gestão de clínicas, existe a possibilidade de fazer até mesmo a cobrança da consulta por cartão de crédito. Além disso, também é possível emitir boletos.
Sistema para clínicas de medicina esportiva
Hoje em dia, um sistema para clínicas completo é tão importante quanto o melhor equipamento, e o Clínica nas Nuvens é o software para clínicas que foi projetado para fazer a gestão dentro das mais diversas especialidades médicas, entre elas a medicina esportiva.
De fato, um sistema para clínicas de medicina esportiva, como o Clínica nas Nuvens, que administra desde a entrada do paciente até a pós-consulta, proporciona uma série de benefícios, tanto para os médicos, demais profissionais, como para os pacientes.
Contar com funcionalidades como a própria telemedicina, agenda médica online, prontuário eletrônico, controle financeiro, faturamento TISS, controle de estoque, sistema de cobranças, Business Intelligence, integração contábil e muitos outros recursos, faz toda a diferença no dia a dia da clínica.
Mais de 14 mil usuários já estão mais do que satisfeitos utilizando esse sistema, e muitos migram de outras plataformas depois de perceber as ferramentas que o Clínica nas Nuvens dispõe.
Tenha o software de gestão ideal para sua clínica de medicina esportiva
Conheça melhor o Clínica nas Nuvens e veja como ele pode ajudar sua clínica de medicina esportiva a ser mais organizada, acelerando os processos rotineiros e integrando os diversos setores do ambiente de trabalho.
Acesse o site, acompanhe nossas dicas, solicite uma demonstração e saiba como nosso sistema para clínicas pode transformar a rotina da sua clínica, organizar processos e projetar o crescimento de forma saudável. Sua clínica de medicina esportiva só tem a ganhar com o Clínica nas Nuvens.